domingo, 17 de janeiro de 2010

Rescaldo da Jornada 10 !!!!!

Está terminada a 10ª jornada da L.P.B. e desta vez sem resultados surpreendentes, mas com duas vitórias fora de casa de Benfica e Académica.
Nesta jornada existiam jogos de resultado difícil de prognosticar e o equilíbrio nos números finais veio confirmar isso mesmo.
Em São Paio de Gramaços a equipa da casa parece em clara quebra e já vai em quatro partidas sem conhecer o sabor da vitória. Já a Académica aproveitou este derbie para quebrar uma série que também era de quatro derrotas consecutivas e entrar no grupo dos oito primeiros.
Em Guimarães, o Vitória parece ter estabilizado e em dia de estreia do seu novo reforço recebeu e venceu o Barreirense que com esta derrota caiu para o penúltimo lugar.
Em Vagos, a equipa da casa ultrapassou o sempre incómodo Ginásio, sempre escorado na mais valia John Smith. Os Vaguenses nem necessitaram do crontibuto de Raheem Moss que voltou a não jogar.
Em Torres Vedras, o Benfica cumpriu e a Fisíca apesar de ter equilibrado continua última mas ainda a tempo de cumprir a promessa de José tavares e garantir a presença no play-off.

No jogo que mais expectativas podia gerar nesta jornada, as expectativas saíram goradas e o espectáculo e emoção esperadas, deram lugar a um jogo de uma modalidade parecida com basquetebol, onde as tabelas eram defendidas por "formações ordenadas" com contacto excessivo, deixando de lado tudo o que é talento e espectáculo ao serviço do jogo:
31 percas de bola, 76 ressaltos, 119 lançamentos de campo tentados e 37 marcados, são números elucidativos daquilo que se passou em Ovar.
Várias são as hipóteses para explicar este fenómeno, alguns até vão chamar-lhe qualidade defensiva, outros intensidade. Pois a mim parece-me que é com jogos deste tipo que a modalidade vai perdendo adeptos, a dada altura do jogo ia recordando as tardes e noites de basquetebol no Raimundo Rodrigues em Ovar e fazendo a comparação com, os poucos adeptos presentes no Dolce Vita e a forma como estavam a assistir àquele espectáculo.
Os fins nem sempre justificam os meios...
Culpa de quem?
Das três equipas, da Ovarense porque tendo acabado o 1º período em desvantagem foi em busca de uma solução de recurso, do Illiabum que pensou que poderia ombrear com a Ovarense no jogo do "empurra, bate e puxa" e por fim de uma equipa de arbitragem que com certeza interpretou mal o último artigo de Fernando Rocha no site da FPB sobre "O Princípio da Vantagem/Desvantagem"
Sem querer descontextualizar as frases, deixo aqui alguns excertos interessantes:
  • “Quando decidem apitar um contacto pessoal ou violação, os árbitros têm, em cada instante, que observar e pesar os seguintes princípios fundamentais:

    O espiríto e intenção das regras e a necessidade de manter a integridade do jogo;
  • Consistência na aplicação do senso comum em cada jogo, tendo em mente as competências de cada jogador e a sua atitude e conduta durante o jogo;
    Consistência na manutenção do equilíbrio entre controlo de jogo e fluir do mesmo, ter o “feeling” para saber o que os participantes estão a tentar fazer e apitar o que é correcto para o jogo” (fim de citação).
  • Podemos pois concluir que este conceito está presente em todos os jogos e que a sua aplicação tem que ser poderada em cada momento. Tentando objectivar um pouco mais, o árbitro deve ponderar em cada acção, se esta afecta realmente o jogo ou não, portanto, se promove uma vantagem desleal ou se coloca o adversário em desvantagem. É importante também referir que este conceito só é aplicado a pequenos contactos, não realizados de forma permanente e sistemática.
Tudo isto para vos dizer que não é com espectáculos destes, pagos como este (6 euros o bilhete) que ajudamos a que o basquetebol em Portugal volte a ter um lugar de destaque.
O basquetebol necessita urgentemente de espectáculo, emoção e gente nos pavilhões.

5 comentários:

Peixinho disse...

concordo plenamente contigo julio... enquanto uns fazem tudo para dar um bom ambiente aos pavilhões ha outros que o tentam estragar... infelizmente isto mas quem pode fazer alguma coisA??

Em relação ao jogo ambas as equipas estiveram pessimamente... Infelicidade pagar 6 euros para ver esta penúria... saiba-se la pk, paar 6 euros... um pouco excessivo...

Em relaçao ao senhor fernando rocha, e segundo alguns dizem por ai nos blogs o melhor arbtrio nacional... acho que tem que se preocupar mais com o jogo do que em vir escrever para a internet como se deve fazer pois nem ele o faz...

Deixo ja o apelo para que todos estejam presentes no nosso pavilhão sábado que mesmo assim continua a estar com um bom público...

ÍLhavo >>> CAPITAL DO BASQUETEBOL

Anónimo disse...

Oh Peixinho será que também pagas-te 6€?É que falar de barriga cheia...

Anónimo disse...

O espectaculo não foi grande coisa, mas sinceramente ter dois americanos que um só marca 0 pontos e o outro lança constatemente de 12 metros.

paulocorreia disse...

SERÁ QUE ESTE É O MESMO PEIXINHO QUE TRATA MAU TODA A GENTE QUE DISCORDA DELE? QUE DUALIDADE DE OPINIÃO EM TÃO POUCOS DIAS. JÁ AGORA AQULIO QUE O JULIO QUIS DIZER FOI QUE QUEM ACHA 6€ CARO SÓ PODE TER ESPÉTACULOS DESTES...... POR FAVOR DEIXEM-SE DE FANATISMOS APOIEM QUANDO TEEM DE APOIAR MAS SEJAM CRITICOS QUANDO ASSIMSE JUSTIFICAR.

Peixinho disse...

antes isso do que andar sempre a criticar sr paulo... e esse caps lock fica-lhe mal!