Está concluída a 3ª jornada do II Campeonato da LPB e que nos deixou agora apenas 3 equipas invictas. Os destaques desta jornada vão por inteiro para Sampaense e Ovarense, que pese embora por motivos diferentes, continuam a surpreender.
A equipa de São Paio de Gramaços está a revelar-se uma estreante de luxo, com três jogos e três vitórias. Nesta jornada a vítima foi o Vitória S.C., que é até esta altura a única equipa com um troféu conquistado esta época e que desde cedo assumiu querer lutar pelo título - resultado 90 - 87.
Já a Ovarense destaca-se pela tenacidade. Quando tudo parece estar a correr mal a alma vareira parece ser força suficiente para superar todas as adversidades. Quem pagou a factura foi o F.C. Porto que assim volta a assentar os pés no chão. Resultado magro num jogo de grande luta: 59 - 57.
Nesta jornada destaque também para a primeira vitória na prova da Física de Torres Vedras frente ao Barreirense por 73 - 67.
Na Luz, o Benfica deu continuidade às vitórias, deixando para trás o CAB Madeira que está a pagar o arranque de época tardio. Ainda assim a vitória do Benfica só apareceu no quarto período e por 84 - 70.
Nos derbies da jornada, a Académica e o Vagos sairam vencedores. Na Figueira os comandados de Norberto Alves levaram a lição bem estudada e venceram o Ginásio por 75 - 70.
No jogo que tive oportunidade de acompanhar, em Vagos a equipa loval venceu o vizinho Illiabum por 120 - 116, após dois prolongamentos.
Foi uma tarde de grande emoção com um basquetebol de ataque e com incerteza no marcador até ao último minuto do 2º prolongamento. Começou melhor o jogo o Illiabum que com uma entrada forte na defesa e com Nate endiabrado no ataque chegou a dispor de 21 pontos de vantagem sobre o Vagos, a 3,30 minutos do intervalo. Nesta fase os Ilhavenses aproveitavam da melhor maneira os 6 triplos em 7 de Nate, bem como o acerto defensivo evidenciado até então pelo resto da equipa. Mas derbie que se presa não acaba antes do apito final e ainda antes do intervalo o Vagos aproveita um ligeiro abrandamento do Illiabum a até ao intervalo realiza um parcial de 12-3 que lhe deixou melhores perspectivas para a segunda parte.
No reatamento, o basquetebol ofensivo continuou na mesma tabela só que desta vez era o Vagos quem atacava para ela e a equipa da casa abriu o 3º período com 4 triplos consecutivos que relançaram claramente o jogo com o resultado em 55-59. Ainda assim, o Illiabum conseguiu manter-se na frente até ao último segundo de jogo, altura em que John Smith após um ressalto ofensivo levou o jogo para o 1º prolongamento.
No prolongamento a alternância do marcador foi constante, mas mais uma vez o Vagos e através de um ressalto ofensivo do Joel nos últimos 2 segundos levou o jogo para novo período suplementar e a emoção no pavilhão já transbordava.
No derradeiro prolongamento, o Vagos foi mais forte e denotou mais frescura física, pese embora nessa altura já tivesse dois atletas excluídos com faltas.
Num jogo destes não devia haver perdedores, mas estas são as regras.
Já o escrevi uma vez e mantenho a opinião, o Illiabum dificilmente vencerá jogos a sofrer mais de 90 pontos e em três jornada de LPB o Illiabum não consegue baixar a fasquia: Porto 94, Sampaense 97 e ontem contando só os 40 minutos, 93. Ontem os Ilhavenses tiveram um jogador a marcar 47 pontos - Daniel Félix voltou a ser o MVP Nacional - mas falta uma equipa capaz de defender.
O Vagos, apesar das ausências, mostrou-se uma verdadeira equipa onde à falta de alguns atletas outros deram um passo em frente e assumiram-se como pedras validas para o conjunto. Nesse aspecto, destaque para Nuno Silva e Samuel Loio.
Nota final para o público presente no pavilhão. Ter dois clubes vizinhos com claques organizadas é excelente e dá um colorido fantástico ao jogo mas é necessário ter cuidado com alguns excessos.
21 comentários:
YELLOW FANATICS ESTIVERAM ESPECTACULARES...
que banho, so faltava mesmo a vitoria...
=D
Os problemas foram:
O MVP só é MVP a atacar, porque a defender não há uma única vez que defenda com os braços no ar. Resultado, passou o 3º período a defender o Loio e a deixar que este metesse triplos atrás de triplos.
Na passagem do 3º para o 4º período, lá se acendeu uma luzinha no nosso banco, e puseram o Vasco a defender o Loio... resultado? Em 3 minutos e pouco o Illiabum abre para 11 pontos. O Vagos pede um desconto de tempo e o que é que faz o Alexandre Pires? Tira o Vasco para só o fazer entrar no último período!
Como o Júlio bem diz, os jogos ganham-se na defesa! Mas eu acrescento... na defesa e no banco!
Por falar em banco, e agora em suplentes... já aqui disse que o Illiabum para ter ido buscar um americano como o Matt, mais valia ter ido buscar jogadores à Proliga! Desta vez acrescento... para ter reforços luso-canadianos que nem do banco saiem... mais vale ir buscar reforços à Proliga!!! Ou ao CNB.... ou, heresia das heresias, apostar em putos da casa, decerto ficarão mais baratos - e se não é para jogar!!!
E antes que venham com comentários parvos, "Vagos" é mesmo o meu nome!
pedro percebe-se perfeitamente a razão de o luso-canadiano não ter jogado, chegou na quarta e tem muito poucos treinos... Vcs dizem mal a fartadela do Matt, ja vimos do que ele era capaz de fazer, temos que apoiar os jogadores, veio ajudar e muito este Matt, os ressaltos são muito importantes...
Para quem se "queixa" de que o MVP não defende até parece que o Pedro não viu o mesmo jogo que eu, ao falar mal do Matt, pois na minha modesta óptica este é o único capaz de desempenhar tal função na equipa de Ílhavo. Quanto ao MVP por si tão criticado, não me vai dizer que 7 roubos de bola são acções ofensivas pois não.
Todos temos direito a opinar mas, de forma sustentada, com base nos números, por isso dou-lhe um conselho, leia a estatística.
Ass. Duarte
Duarte... de facto não vi o mesmo jogo, pelo menos o jogo todo, porque só vi a 2ª parte - ou seja, só vi a aprte em que o Illiabum jogou mal. E também não vi a estatística, mas uma coisa sei de certeza, o Loio meteu pelo menos 3 triplos (+ 1 que a bola bate, anda lá dentro e sai) no 3º período, todos nas barbas do Daniel, em que este se limitou a defender com os olhos. E isto é uma característica do Daniel, não adianta muito estarmos aqui a discuti-la, pq se ele sempre defendeu assim desde que está em Ílhavo não me parece que vá mudar. Neste caso parece-me muito mais "grave" o banco ter demorado todo o 3º período a trocar o jogador que marcava o Loio. E parece-me ainda mais grave que depois de ter acertado nessa marcação, ter substituído o jogador que a estava a fazer!
Mas já agora, se tem acesso à estatística, por favor esclareça-me lá: quantos desses 7 roubos de bola foram na 2ª parte ou nos 2 prolongamentos?
Peixinho: mas nem para rodar durante 30 segundos / 1 minuto ele servia? É que se estava assim tão mal, não devia ter sequer equipado.
Quanto ao Matt... aceito que ele seja bom a defender... acho é que isso para o Illiabum não pode ser suficiente. Não temos plantel suficiente para nos dar-mos ao luxo de contratar jogadores que "só" são bons defensores... é necessário que também sejam jogadores que marcam (claro que ele até pode ser melhor do que o que já mostrou... mas por exemplo, não é jogador para jogar debaixo do cesto - e ele acabou o jogo a jogar nesse sítio... e a desperdiçar muitos cestos assim)...
concordo, mas tem que haver mais treinos... é preciso vontate... nao sei se servia ou nao mas pode ser que ja jogue no sabado. espero eu
Afinal não sou só eu que diz que o matt não serve ao illiabum, não estou com isto a dizer que ele até não tem valor, mas não é de um americano deste que o IC precisa, é certo que como o próprio Alexandre pires disse recentemente á terra nova, o mercado actualmente é escasso e que houve um atraso em relação á corrida aos jogadores pretendidos pelo IC, embora eu pense que que o problema é mais dinheiro.
quanto ao novo base luso-canadiano, é compreensivel que não tenha jogado, a posição de base requer um conhecimento das jogadas e a dinamica da equipa e isso não se assimila em 2 dias, se ele tivesse mesmo jogado no sabado era porque era extraordinário , mas o problema do IC é mesmo a falta de peso debaixo do cesto, que saudades do Pedro Silva.........
se o chris pereira for mesmo atirador como aparece no seu video do youtube vai ser um bombardeamento de triplos ele e o nate vai ser uma maravilha............
só mais uma coisa o MVP não foi o nate mas sim o americano do vagos, não contam só os pontos marcados.......
paulo, por amor de deus custava muito escrever tudo num?? qe tristeza
Concordo com essa opinião paulo... o illiabum precisa de peso debaixo do cesto... e lá está... volto a "bater" no Matt... se o que precisávamos era de altura e peso para o jogo interior, não nos teremos equivocado ao ir buscar um jogador como o Matt? É que, se aceito que por esta ou aquela razão (normalmente é monetária) nos atrasámos a ir ao mercado... não era preferível deixar a vaga em aberto, até descobrirmos um bom jogador para o jogo interior - aquilo que realmente a equipa necessitava? é que para quem tem pouco dinheiro (que é o nosso caso e de muitas outras equipas) sempre se poupava um salário e uma inscrição (se bem sei, a inscrição de um atleta estrangeiro ainda é cara).
E atenção a uma coisa, não quero criticar o jogador Matt, porque aceito que ele possa ser bastante util em algumas situações de jogo. O que não acho é que ele seja o jogador que o Illiabum precisa - e aliás, bastava ver os "números" dele no La Palma... não é um jogador de marcar muitos pontos... pode ser bom a defender, mas volto a dizer, o Illiabum precisa de jogadores mais "equilibrados"... talvez não tão bom defensor, mas muito mais marcador de pontos.
O illiabum precisa claramente de bons defendedores, estamos a sofrer sempre mais de 90 pontos por jogo, enquanto que marcamos normalmente 90... ta mal... temos que defender mais...
Tanta ignorancia!!!
O Illiabum é actualmente o terceiro ataque da competilão, isto apesar da ecatombe no Porto, tem 2 atletas entre os cinco melhores marcadores do campeonato e voçês pedem jogadores ofencivos?
O ataque pode ganhar alguns jogos agora é na defesa que se ganham os campeonatos.
Ver um jogo de basquete todos conseguem, decifrá-los só para quem sabe e estes srs (não são obrigados a saber)tentam manipular dados para os quais não têm conhecimentos.Estou de acordo que uma equipa que marca em média 95 pontos, necessita de defender e jogadores para isso.Para marcar o IC tem lá muitos.Dizer que o Matt é um jogador vulgar é de uma ignorância extrema, pois qualquer treinador anseia por ter um jogador com as suas características no plantel.Este é só (na minha opinião e tenho obrigação de saber o que digo)um dos melhores americanos que passaram pelo IC nos últimos (muitos) anos.Está de parabéns quem o recrutou e o resto é conversa.Claro que a direcção do IC deve agradecer que, quem questiona o valor dos jogadores se chegue á frente e colabore financeiramente para poderem recrutar melhores jogadores.Daqueles que comem bolas de basquete ao pequeno almoço e fazem grandes macacadas, porque são dos que vocês gostam.Para terminar:quando é que os responsáveis perdem a pachorra para aguentar tanta ignorância.Espero que consigam aguentar....mas que não deve ser fácil, lá isso não.
Ass-Treinador de basquetebol.
Sr. Treinador,
dá-me a sensação que está a defender a "sua dama", e não o critico por isso. Claro que, lá porque a opinião das outras pessoas é diferente da sua não tem que sair por aí a disparatar contra quem tem opinião!
Eu aceito se me disser que o Matt é bom defensor. Aceito! Mas por exemplo, também espero que reconheça que o Daniel já não é assim tão bom (defensor... a atacar é melhor que muitos americanos da nossa liga!!!), e que foi pelas facilidades que deu ao Loio, que este marcou 26 pontos.
Mas também é por aceitar que ele é bom defensor, que acho que não é jogador para jogar debaixo do cesto (em ataque), como surgiu por diversas vezes em Vagos!
E quanto aos muitos jogadores que o Illiabum lá tem para marcar... mais uma vez discordamos... mas são opiniões. Porque, de momento eu só lá vejo 4 jogadores com capacidade para marcar + de 15 pontos por jogo, de forma sistemática...
Quanto à manipulação das estatísticas... também discordamos. 1º porque eu, enquanto adepto, não tenho acesso à estatística, para a poder manipular, depois olhe, disse no seu comentário, e muito bem, que o Illiabum é o 3º melhor ataque. Correcto. Agora a manipulação estatítica: esqueceu-se de mencionar, que o 3º melhor ataque, tem mais 10 minutos de jogo do que a maioria das outras equipas, por força dos 2 prolongamentos. Quem é que está a manipular a estatística agora?
Ass: Adepto de Basquetebol.
e sócio do Illiabum... portanto, essa de não apoiar o clube... também não cola.
Eu também como sardinhas e sou incapaz de discutir a sua apanha com os pescadores, para não passar por vergonhas!!
Cada um deve falar do que sabe...mesmo que coma sardinhas todas as semanas!!!
Meu caro... essa atitude de, porque é encartado sabe tudo e as opiniões dos outros não têm o mínimo valor, já fez cair grandes ditadores.
Fique lá com a sardinha que eu nem gosto disso!
Será que este também mordeu a lingua?Destes o IC dispensa e não é o facto de ser sócio que lhe dá o direito de opiniões bota abaixo.Porque é que só aparece em determinados momentos da vida do clube?Pois é, credibilidade zero!Mas que continue porque há-de ficar sem lingua de tanto a morder.Passe bem e final de conversa, pois não devemos falar de sardinhas com quem não as come!!
Não mordi a lingua coisa nenhuma meu caro.
Mas como não pude estar presente no jogo, não posso dar opiniões...
Enviar um comentário