segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Jornada 1 !!!!!

Já rolam os campeonatos de Liga e Proliga. Dos resultados, dizer que na Liga as equipas da casa na sua maioria puxaram dos galões e venceram. Já na Proliga os visitantes decidiram fazer das suas e assim sendo só uma equipa fez valer o factor casa. Neste arranque da prova para quem perdeu não está tudo mal e obviamente para quem ganhou não está tudo bem.

Na Liga, o jogo mais aguardado era o Ovarense - Guimarães e nesse aspecto as expectativas não saíram goradas, acabando por se assistir a um jogo de boa qualidade para este início de época. A vitória dos vareiros não oferece contestação e os guimaranenses só se podem queixar de si próprios, perante uma Ovarense de muito querer.
Nos restantes encontros destaque para a vitória sofrida pelo Benfica perante um Ginásio que fez um bom jogo na Luz.
No jogo do Vagos ante o CAB Madeira, mesmo surpreendidos pelo abandono de Brandon Bush, a equipa de Vagos soube encontrar armas para chegar à vitória.
Em Torres Vedras a Académica desfez a supremacia das equipas da casa nesta jornada e obteve a sua primeira vitória fora, o que é sempre importante.
Nesta jornada destaque importante para o Sampaense que em dia de estreia obteve uma importante vitória frente ao histórico Barreirense, um dia para recordar e um excelente tónico para a época.

No jogo que tive oportunidade de acompanhar o Porto atropelou literalmente um Illiabum demasiado verde para estas andanças. O jogo decidiu-se nos primeiros 10 minutos, com o Porto a colocar em campo os ensinamentos retirados do jogos frente aos Ilhavenses para o António Pratas. Foi um Porto a jogar a altíssima velocidade, com grande agressividade defensiva e transições rápidas que pareciam deixar os jogadores do Illiabum pregados ao chão. A juntar a tudo isto, o Porto conseguiu a proeza de contrariar o ditado (depressa e bem...) e apesar dos ataques rápidos, os azuis acabaram o primeiro quarto com 1.59 de coeficiente de eficácia ofensiva e com 35 pontos marcados e apenas 9 sofridos: EXCELENTE!!! Do resto do jogo pouco há a dizer, pese embora o Illiabum ainda tenha tentado reagir e aproveitando o facto do Porto ter tirado o pé do acelarador, acabou por vencer o segundo período por 14-8. Na segunda parte o Porto voltou a aumentar o ritmo e para os Ilhavense o jogo parecia nunca mais acabar.

Física Torres Vedras 72-74 Académica
FC Porto 94-47 Illiabum
Ovarense 87-76 Guimarães
Benfica 67-64 Ginásio Figueirense
Sampaense 100-98 Barreirense (ap)
Vagos 80-79 CAB Madeira

Na Proliga apenas o Barcelos fez valer o factor casa e venceu o estreante Terceira Basket.
Das surpresas, destaque para a vitória do Seixal no campo do Galitos do Barreiro.
Destaque também para a vitória do Lusitânia no derbie Açoriano frente ao Angra e para a vitória fora do Póvoa, orientado pelo treinador vencedor da Proliga.

GALITOS 60 - 69 SEIXAL

BARCELOS 100 - 53 TERCEIRA

PENAFIEL 66 - 75 ELÉCTRICO

ANGRA 67 - 80 LUSITÂNIA

MAIA 56 - 61 SANGALHOS

ACADEMIA 69 - 71 CD PÓVOA


4 comentários:

Anónimo disse...

Sendo certo que este não é o jogo certo para aferir a real valia da equipa, a mim parece-me evidente que o Illiabum tem 2 lacunas que fazem a diferença quando se joga a um nível mais elevado do que a Proliga.
Falta-nos um BASE e um POSTE(ou um extremo daqueles que verdadeiramente fazem a diferença).
No entanto, o que se foi buscar foi um americano com médias inferiores a 10 pontos por jogo nos últimos anos...
Talvez o dinheiro não tivesse dado para mais, aceito. Mas para isso não era preferível ir buscar 2 jogadores(PORTUGUESES) à Proliga?

Anónimo disse...

Dois jogadores á Proliga? Quem?Aonde é que eles estão(com valor)?.
Bases, vejo lá três, apesar daquele que para mim é a melhor opção estar em fase de recuperação.De acordo quanto ao jogo não ser o ideal para aferir o potencial da equipa.Vamos aguardar, pois não me apetece nada "engolir sapos" que possa agora criar.Não será melhor deixar os homens trabalharem?Já não deram provas de que sabem o que fazem?Vamos dar o benefício da dúvida e depois cá estaremos para balanços.

Anónimo disse...

A Melhor opcao para base está em fase de recuperaçao??? eu só vejo o Daniel e sim é verdade ele foi operado no Verao e ainda está em recuperaçao por de resto bases... só o Tiago pode fazer uns minutos... mas nao muitos

Anónimo disse...

o que se passou no porto tem um nome, chama-se "FALTA DE ATITUDE"...
É MUITO MUITO MUITO ABAIXO DAQUILO QUE O ILLIABUM É CAPAZ...BASTA QUERER E ACREDITAR...c