segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Rescaldo da Jornada 3 !!!!!!!!!

Está concluída a 3ª jornada do II Campeonato da LPB e que nos deixou agora apenas 3 equipas invictas. Os destaques desta jornada vão por inteiro para Sampaense e Ovarense, que pese embora por motivos diferentes, continuam a surpreender.
A equipa de São Paio de Gramaços está a revelar-se uma estreante de luxo, com três jogos e três vitórias. Nesta jornada a vítima foi o Vitória S.C., que é até esta altura a única equipa com um troféu conquistado esta época e que desde cedo assumiu querer lutar pelo título - resultado 90 - 87.
Já a Ovarense destaca-se pela tenacidade. Quando tudo parece estar a correr mal a alma vareira parece ser força suficiente para superar todas as adversidades. Quem pagou a factura foi o F.C. Porto que assim volta a assentar os pés no chão. Resultado magro num jogo de grande luta: 59 - 57.
Nesta jornada destaque também para a primeira vitória na prova da Física de Torres Vedras frente ao Barreirense por 73 - 67.
Na Luz, o Benfica deu continuidade às vitórias, deixando para trás o CAB Madeira que está a pagar o arranque de época tardio. Ainda assim a vitória do Benfica só apareceu no quarto período e por 84 - 70.
Nos derbies da jornada, a Académica e o Vagos sairam vencedores. Na Figueira os comandados de Norberto Alves levaram a lição bem estudada e venceram o Ginásio por 75 - 70.
No jogo que tive oportunidade de acompanhar, em Vagos a equipa loval venceu o vizinho Illiabum por 120 - 116, após dois prolongamentos.
Foi uma tarde de grande emoção com um basquetebol de ataque e com incerteza no marcador até ao último minuto do 2º prolongamento. Começou melhor o jogo o Illiabum que com uma entrada forte na defesa e com Nate endiabrado no ataque chegou a dispor de 21 pontos de vantagem sobre o Vagos, a 3,30 minutos do intervalo. Nesta fase os Ilhavenses aproveitavam da melhor maneira os 6 triplos em 7 de Nate, bem como o acerto defensivo evidenciado até então pelo resto da equipa. Mas derbie que se presa não acaba antes do apito final e ainda antes do intervalo o Vagos aproveita um ligeiro abrandamento do Illiabum a até ao intervalo realiza um parcial de 12-3 que lhe deixou melhores perspectivas para a segunda parte.
No reatamento, o basquetebol ofensivo continuou na mesma tabela só que desta vez era o Vagos quem atacava para ela e a equipa da casa abriu o 3º período com 4 triplos consecutivos que relançaram claramente o jogo com o resultado em 55-59. Ainda assim, o Illiabum conseguiu manter-se na frente até ao último segundo de jogo, altura em que John Smith após um ressalto ofensivo levou o jogo para o 1º prolongamento.
No prolongamento a alternância do marcador foi constante, mas mais uma vez o Vagos e através de um ressalto ofensivo do Joel nos últimos 2 segundos levou o jogo para novo período suplementar e a emoção no pavilhão já transbordava.
No derradeiro prolongamento, o Vagos foi mais forte e denotou mais frescura física, pese embora nessa altura já tivesse dois atletas excluídos com faltas.
Num jogo destes não devia haver perdedores, mas estas são as regras.
Já o escrevi uma vez e mantenho a opinião, o Illiabum dificilmente vencerá jogos a sofrer mais de 90 pontos e em três jornada de LPB o Illiabum não consegue baixar a fasquia: Porto 94, Sampaense 97 e ontem contando só os 40 minutos, 93. Ontem os Ilhavenses tiveram um jogador a marcar 47 pontos - Daniel Félix voltou a ser o MVP Nacional - mas falta uma equipa capaz de defender.
O Vagos, apesar das ausências, mostrou-se uma verdadeira equipa onde à falta de alguns atletas outros deram um passo em frente e assumiram-se como pedras validas para o conjunto. Nesse aspecto, destaque para Nuno Silva e Samuel Loio.
Nota final para o público presente no pavilhão. Ter dois clubes vizinhos com claques organizadas é excelente e dá um colorido fantástico ao jogo mas é necessário ter cuidado com alguns excessos.

21 comentários:

Peixinho disse...

YELLOW FANATICS ESTIVERAM ESPECTACULARES...
que banho, so faltava mesmo a vitoria...
=D

Unknown disse...

Os problemas foram:

O MVP só é MVP a atacar, porque a defender não há uma única vez que defenda com os braços no ar. Resultado, passou o 3º período a defender o Loio e a deixar que este metesse triplos atrás de triplos.

Na passagem do 3º para o 4º período, lá se acendeu uma luzinha no nosso banco, e puseram o Vasco a defender o Loio... resultado? Em 3 minutos e pouco o Illiabum abre para 11 pontos. O Vagos pede um desconto de tempo e o que é que faz o Alexandre Pires? Tira o Vasco para só o fazer entrar no último período!
Como o Júlio bem diz, os jogos ganham-se na defesa! Mas eu acrescento... na defesa e no banco!

Por falar em banco, e agora em suplentes... já aqui disse que o Illiabum para ter ido buscar um americano como o Matt, mais valia ter ido buscar jogadores à Proliga! Desta vez acrescento... para ter reforços luso-canadianos que nem do banco saiem... mais vale ir buscar reforços à Proliga!!! Ou ao CNB.... ou, heresia das heresias, apostar em putos da casa, decerto ficarão mais baratos - e se não é para jogar!!!

Unknown disse...

E antes que venham com comentários parvos, "Vagos" é mesmo o meu nome!

Peixinho disse...

pedro percebe-se perfeitamente a razão de o luso-canadiano não ter jogado, chegou na quarta e tem muito poucos treinos... Vcs dizem mal a fartadela do Matt, ja vimos do que ele era capaz de fazer, temos que apoiar os jogadores, veio ajudar e muito este Matt, os ressaltos são muito importantes...

Anónimo disse...

Para quem se "queixa" de que o MVP não defende até parece que o Pedro não viu o mesmo jogo que eu, ao falar mal do Matt, pois na minha modesta óptica este é o único capaz de desempenhar tal função na equipa de Ílhavo. Quanto ao MVP por si tão criticado, não me vai dizer que 7 roubos de bola são acções ofensivas pois não.
Todos temos direito a opinar mas, de forma sustentada, com base nos números, por isso dou-lhe um conselho, leia a estatística.

Ass. Duarte

Unknown disse...

Duarte... de facto não vi o mesmo jogo, pelo menos o jogo todo, porque só vi a 2ª parte - ou seja, só vi a aprte em que o Illiabum jogou mal. E também não vi a estatística, mas uma coisa sei de certeza, o Loio meteu pelo menos 3 triplos (+ 1 que a bola bate, anda lá dentro e sai) no 3º período, todos nas barbas do Daniel, em que este se limitou a defender com os olhos. E isto é uma característica do Daniel, não adianta muito estarmos aqui a discuti-la, pq se ele sempre defendeu assim desde que está em Ílhavo não me parece que vá mudar. Neste caso parece-me muito mais "grave" o banco ter demorado todo o 3º período a trocar o jogador que marcava o Loio. E parece-me ainda mais grave que depois de ter acertado nessa marcação, ter substituído o jogador que a estava a fazer!

Mas já agora, se tem acesso à estatística, por favor esclareça-me lá: quantos desses 7 roubos de bola foram na 2ª parte ou nos 2 prolongamentos?

Peixinho: mas nem para rodar durante 30 segundos / 1 minuto ele servia? É que se estava assim tão mal, não devia ter sequer equipado.
Quanto ao Matt... aceito que ele seja bom a defender... acho é que isso para o Illiabum não pode ser suficiente. Não temos plantel suficiente para nos dar-mos ao luxo de contratar jogadores que "só" são bons defensores... é necessário que também sejam jogadores que marcam (claro que ele até pode ser melhor do que o que já mostrou... mas por exemplo, não é jogador para jogar debaixo do cesto - e ele acabou o jogo a jogar nesse sítio... e a desperdiçar muitos cestos assim)...

Peixinho disse...

concordo, mas tem que haver mais treinos... é preciso vontate... nao sei se servia ou nao mas pode ser que ja jogue no sabado. espero eu

paulocorreia disse...

Afinal não sou só eu que diz que o matt não serve ao illiabum, não estou com isto a dizer que ele até não tem valor, mas não é de um americano deste que o IC precisa, é certo que como o próprio Alexandre pires disse recentemente á terra nova, o mercado actualmente é escasso e que houve um atraso em relação á corrida aos jogadores pretendidos pelo IC, embora eu pense que que o problema é mais dinheiro.

paulocorreia disse...

quanto ao novo base luso-canadiano, é compreensivel que não tenha jogado, a posição de base requer um conhecimento das jogadas e a dinamica da equipa e isso não se assimila em 2 dias, se ele tivesse mesmo jogado no sabado era porque era extraordinário , mas o problema do IC é mesmo a falta de peso debaixo do cesto, que saudades do Pedro Silva.........

paulocorreia disse...

se o chris pereira for mesmo atirador como aparece no seu video do youtube vai ser um bombardeamento de triplos ele e o nate vai ser uma maravilha............

paulocorreia disse...

só mais uma coisa o MVP não foi o nate mas sim o americano do vagos, não contam só os pontos marcados.......

Peixinho disse...

paulo, por amor de deus custava muito escrever tudo num?? qe tristeza

Unknown disse...

Concordo com essa opinião paulo... o illiabum precisa de peso debaixo do cesto... e lá está... volto a "bater" no Matt... se o que precisávamos era de altura e peso para o jogo interior, não nos teremos equivocado ao ir buscar um jogador como o Matt? É que, se aceito que por esta ou aquela razão (normalmente é monetária) nos atrasámos a ir ao mercado... não era preferível deixar a vaga em aberto, até descobrirmos um bom jogador para o jogo interior - aquilo que realmente a equipa necessitava? é que para quem tem pouco dinheiro (que é o nosso caso e de muitas outras equipas) sempre se poupava um salário e uma inscrição (se bem sei, a inscrição de um atleta estrangeiro ainda é cara).
E atenção a uma coisa, não quero criticar o jogador Matt, porque aceito que ele possa ser bastante util em algumas situações de jogo. O que não acho é que ele seja o jogador que o Illiabum precisa - e aliás, bastava ver os "números" dele no La Palma... não é um jogador de marcar muitos pontos... pode ser bom a defender, mas volto a dizer, o Illiabum precisa de jogadores mais "equilibrados"... talvez não tão bom defensor, mas muito mais marcador de pontos.

Peixinho disse...

O illiabum precisa claramente de bons defendedores, estamos a sofrer sempre mais de 90 pontos por jogo, enquanto que marcamos normalmente 90... ta mal... temos que defender mais...

Anónimo disse...

Tanta ignorancia!!!
O Illiabum é actualmente o terceiro ataque da competilão, isto apesar da ecatombe no Porto, tem 2 atletas entre os cinco melhores marcadores do campeonato e voçês pedem jogadores ofencivos?

O ataque pode ganhar alguns jogos agora é na defesa que se ganham os campeonatos.

Anónimo disse...

Ver um jogo de basquete todos conseguem, decifrá-los só para quem sabe e estes srs (não são obrigados a saber)tentam manipular dados para os quais não têm conhecimentos.Estou de acordo que uma equipa que marca em média 95 pontos, necessita de defender e jogadores para isso.Para marcar o IC tem lá muitos.Dizer que o Matt é um jogador vulgar é de uma ignorância extrema, pois qualquer treinador anseia por ter um jogador com as suas características no plantel.Este é só (na minha opinião e tenho obrigação de saber o que digo)um dos melhores americanos que passaram pelo IC nos últimos (muitos) anos.Está de parabéns quem o recrutou e o resto é conversa.Claro que a direcção do IC deve agradecer que, quem questiona o valor dos jogadores se chegue á frente e colabore financeiramente para poderem recrutar melhores jogadores.Daqueles que comem bolas de basquete ao pequeno almoço e fazem grandes macacadas, porque são dos que vocês gostam.Para terminar:quando é que os responsáveis perdem a pachorra para aguentar tanta ignorância.Espero que consigam aguentar....mas que não deve ser fácil, lá isso não.
Ass-Treinador de basquetebol.

Unknown disse...

Sr. Treinador,
dá-me a sensação que está a defender a "sua dama", e não o critico por isso. Claro que, lá porque a opinião das outras pessoas é diferente da sua não tem que sair por aí a disparatar contra quem tem opinião!

Eu aceito se me disser que o Matt é bom defensor. Aceito! Mas por exemplo, também espero que reconheça que o Daniel já não é assim tão bom (defensor... a atacar é melhor que muitos americanos da nossa liga!!!), e que foi pelas facilidades que deu ao Loio, que este marcou 26 pontos.

Mas também é por aceitar que ele é bom defensor, que acho que não é jogador para jogar debaixo do cesto (em ataque), como surgiu por diversas vezes em Vagos!

E quanto aos muitos jogadores que o Illiabum lá tem para marcar... mais uma vez discordamos... mas são opiniões. Porque, de momento eu só lá vejo 4 jogadores com capacidade para marcar + de 15 pontos por jogo, de forma sistemática...

Quanto à manipulação das estatísticas... também discordamos. 1º porque eu, enquanto adepto, não tenho acesso à estatística, para a poder manipular, depois olhe, disse no seu comentário, e muito bem, que o Illiabum é o 3º melhor ataque. Correcto. Agora a manipulação estatítica: esqueceu-se de mencionar, que o 3º melhor ataque, tem mais 10 minutos de jogo do que a maioria das outras equipas, por força dos 2 prolongamentos. Quem é que está a manipular a estatística agora?

Ass: Adepto de Basquetebol.
e sócio do Illiabum... portanto, essa de não apoiar o clube... também não cola.

Anónimo disse...

Eu também como sardinhas e sou incapaz de discutir a sua apanha com os pescadores, para não passar por vergonhas!!
Cada um deve falar do que sabe...mesmo que coma sardinhas todas as semanas!!!

Unknown disse...

Meu caro... essa atitude de, porque é encartado sabe tudo e as opiniões dos outros não têm o mínimo valor, já fez cair grandes ditadores.

Fique lá com a sardinha que eu nem gosto disso!

Anónimo disse...

Será que este também mordeu a lingua?Destes o IC dispensa e não é o facto de ser sócio que lhe dá o direito de opiniões bota abaixo.Porque é que só aparece em determinados momentos da vida do clube?Pois é, credibilidade zero!Mas que continue porque há-de ficar sem lingua de tanto a morder.Passe bem e final de conversa, pois não devemos falar de sardinhas com quem não as come!!

Unknown disse...

Não mordi a lingua coisa nenhuma meu caro.
Mas como não pude estar presente no jogo, não posso dar opiniões...