segunda-feira, 9 de março de 2009

Resultados do fim-de-semana!!!!!!


A caminho dos play-off a 27ª jornada da Proliga trouxe-nos duas surpresas, uma das quais pode ter relançado a luta pelos oito primeiros lugares na cauda da tabela classificativa.

As surpresas da jornada foram protagonizadas por Esgueira e Seixal que venceram respectivamente Queluz e Sangalhos.
Se a vitória do Esgueira em Queluz não é de todo surpreendente e é até um passo importantíssimo dos Aveirenses para garantir um bom lugar entre os oito primeiros, já o mesmo não se pode dizer da comprometedora derrota do Sangalhos no Seixal.
A equipa de Francisco Gradeço já vai na terceira derrota consecutiva e perder nesta fase com equipas que estão abaixo da zona do play-off pode ser perigoso.

Rumo ao play-off, o Eléctrico continua a não querer saltar da carruagem e a vítima foi o Maia, que definitivamente descarrilou e terá agora que se preocupar com a fuga à penúltima posição.

Ainda na luta pelo acesso aos play-off, o Barcelos esteve quase a vencer em casa o Sampaense, mas no último quarto o Sampaense foi mais sereno e continua na perseguição ao líder Illiabum. O Barcelos tem agora mais um concorrente e terá de se proteger contra as descargas "Eléctricas".

Na Tapadinha, o Galitos cumpriu a sua obrigação, venceu e agora até um lugar entre os quatro primeiros é possível.

Nos Açores, o lider Illiabum venceu e deu um passo importantíssimo para vencer a fase regular da Proliga. Perante um Angra que no último jogo em casa tinha vencido o Sampaense, os Ilhavenses entraram decididos a resolver cedo a partida, mas os ilhéus não estavam pelos ajustes e chegaram mesmo ao final do primeiro período na frente. No segundo período e com o Angra ainda na frente, Carlos Cabral mudou defensivamente, colocou em campo uma zona 2-3 e os Açorianos afundaram-se com o Illiabum a chegar ao intervalo já na frente. Curiosamente, também foi com uma zona que o Angra lançou no terceiro período que os Ilhavenses fugiram definitivamente no marcador. Muito eficazes no ataque ao cesto durante o terceiro período e com Nelson Sousa em destaque, o Illiabum entrou no quarto e decisivo período com 16 pontos para gerir. No último período o Angra reagiu e chegou a assustar mas o Illiabum tinha uma vantagem que lhe permitiu controlar e vencer de forma justa. Com esta derrota e com apenas cinco jogos para fazer até ao final da fase regular, o Angra tem as contas do play-off muito complicadas.

Destaque nesta partida para Nate Daniels com um "duplo-duplo" - 29 pontos, 10 ressaltos, 3 assistências e 2 desarmes de lançamento - e para Nelson Sousa com 5 em 7, para lá da linha dos 6,25 metros.
No Angra, Maurice Sunter foi o melhor.

Na Liga, o Benfica continua a sua caminhada vitoriosa na fase regular e desta vez a vítima foi o CAB Madeira ( 81 - 98 ), que perdeu a invencibilidade em casa e também o segundo lugar da classificação, agora pertença da Ovarense que venceu o "ante-penúltimo classificado", Física de Torres Vedras ( 88 - 62 ).

No jogo Porto - Ovarense os Portistas deram um safanão na crise e deram também um passo importante para o apuramento rumo ao play-off, com a vitória frente ao Barreirense ( 94 - 84 ).

Nos restantes jogos, vitória importante da Académica frente ao Vitória ( 78 - 72 ) e derrota comprometedora do Ginásio frente ao Vagos ( 72 - 77 ), que coloca os Figueirenses mais longe dos play-off.

Sem comentários: