segunda-feira, 30 de março de 2009

Os Primeiros !!!!!!!!!!!!!!

Já temos vencedores da Fase regular de Liga e Proliga. Benfica e Illiabum asseguraram a três jornadas do fim, o título de "campeões" da fase regular das respectivas provas.
Benfica e Illiabum dão assim mais um passo rumo ao maior objectivo da época, provando que de facto são cada um à sua escala os grupos mais fortes. É certo que isso só não chega e nem sempre quem vence a fase regular se sagra campeão, mas o primeiro passo está dado.

Mas o fim-de-semana não foi só Illiabum e Benfica e como se previa houve emoção de Norte a Sul do país, com surpresas, desilusões e muita coisa para decidir nas três últimas jornadas.
Se as coisas já estavam complicadas, esta dupla jornada veio baralhar ainda mais as contas, mas vamos por partes.

Na Proliga, as emoções estão ao rubro e a julgar pelos últimos resultados só o primeiro e último têm a certeza do lugar que ocuparão no final desta fase.

O Illiabum aproveitou o fim-de-semana ao máximo e cumpriu a sua obrigação, vencendo no Sábado o Barcelos em casa e repetindo a dose no Domingo em Ponte de Sôr. No Sábado o Barcelos só durou os primeiros vinte minutos e no Domingo frente a um Eléctrico de orgulho ferido foi preciso arregaçar as mangas para segurar um triunfo esperado mas muito valorizado pela equipa Alentejana.

O Sampaense passou um fim-de-semana negro, não só entregou o primeiro posto ao Illiabum como deu mostras de alguma intranquilidade numa fase importante da época. Se a derrota frente ao cada vez mais candidato Galitos não pode surpreender, já a derrota na Maia é no mínimo estranha.

O Esgueira é outro dos grandes vencedores da jornada e com duas vitórias no fim-de-semana dá um salto para o terceiro posto da classificação, juntando-se assim ao Galitos e Queluz numa das lutas mais interessantes de seguir nas próximas três jornadas.

O Galitos é outro dos clubes que sai em grande desta dupla jornada com mais duas vitórias, a ultrapassagem ao Queluz e um lugar nos quatro primeiros lugares na classificação que lhe garantem vantagem no play-off.

O Queluz só cumpriu metade da tarefa de fim-de-semana. No Sábado bateu o Maia, mas no Domingo não resistiu aos "petiscos da Bairrada" e escorregou em Sangalhos, caindo para o 5º lugar.

O Sangalhos lá vai cumprindo os desígnios do seu treinador que há já algum tempo aponta o 6º posto como objectivo para atacar o play-off. Dois jogos duas vitórias que lhe valem a garantia de estar entre os melhores na fase decisiva da época.

Daqui para baixo tudo pode acontecer e agora até Maia e Seixal têm razões para acreditar, depois das vitórias diante de Sampaense e Eléctrico.
O Barcelos que até parecia bem lançado, parece estar com pouca vontade de estar entre os melhores (pelo menos a julgar pelas palavras do seu treinador) e talvez por isso deu uma queda tão grande na classificação.

Por último o Angra que passou pelo continente sem qualquer vitória e na próxima jornada folga, o que o deixa dependente de terceiros. Mas a julgar pelos resultados deste fim-de semana ainda pode sonhar.

Agora o campeonato vai parar uma semana para retemperar forças e no regresso mais emoção!!!

Na Liga e para além da já citada superioridade do Benfica nesta fase da época há a destacar a derrota do Porto na Figueira diante do Ginásio, e que deixa os Figueirenses ainda a sonhar.

Também destaque para a derrota da Ovarense frente ao Vitoria, que está a tentar subir de forma para os play-off.

Quem não aproveitou o deslize do Porto foi o Barreirense que a braços com problemas internos perdeu uma oportunidade óptima para tentar fugir ao oitavo e último lugar de acesso aos play-off da Liga.

1 comentário:

Anónimo disse...

Por onde andam oa "ultras" de Ílhavo?O Illiabum vai precisar deles para os play-off, seja a YG, Marola Amarela, ou outro qualquer.
Ou será que Ílhavo é mesmo uma terra de "envergonhados"?