quinta-feira, 5 de março de 2009

Liga Feminina !!!!!!


TRÊS CINCOS CONSTRUÍDOS

A PARTIR DAS ESTATÍSTICAS !!!!!!!

CINCO ABSOLUTO


Para a elaboração dos cincos foram considerados os jogos do campeonato da Liga Feminina realizados no mês de Fevereiro. Não são consideradas no ranking as jogadoras que fizeram menos de 50% dos jogos da sua equipa ou que já não jogam na Liga Feminina.
As cinco jogadoras que mais pontuação obtiveram na valorização considerada para MVP foram:

LAKETHIA HAMPTON (CJBV) AJA PARHAM (OFC) BREANNE WATSON (CAB) RACHEL FOLCIK (CDP) CLARISSA SANTOS (ADV)

Este é um cinco democrático, com cinco jogadoras de cinco equipas diferentes, sendo 3 do Norte e 2 das Ilhas. Assim, a MVP do mês é a americana Lakethia Hampton do Boa Viagem que nos 3 jogos que realizou pela sua equipa jogou uma média de 28 minutos e meio, marcou 25,7 pontos e ganhou 13 ressaltos.


CINCO NACIONAL
Se considerarmos apenas as jogadoras portuguesas que militam na Liga Feminina, o cinco ideal é:

JOANA LOPES (CJBV) FÁTIMA SILVA (CAB) CARLA NASCIMENTO (ADV) JOANA ARAÚJO (SAD) NÁDIA TAVARES (CAB)

Desta vez há duas jogadoras do CAB no cinco ideal nacional e há apenas 1 jogadora do Norte contra 1 do Sul e 3 das Ilhas. Joana Lopes do Boa Viagem é então a MVP portuguesa do mês de Fevereiro, tendo marcado uma média de 12,8 pontos nos 4 jogos realizados pela sua equipa, ganho 8,5 ressaltos e feito 4,8 assistências por jogo.

Cinco ideal do mês
!!!!!!!!

CINCO IDEAL JOVEM
O cinco ideal jovem (jogadoras nascidas a partir de 1989) do mês de Fevereiro é constituído por:

ROSINHA ROSÁRIO (CFU) CAROLINA ESCÓRCIO (CAB) CÁTIA LÍRIO (CDP) BÁRBARA PEDRO (SAD) INÊS MACEDO (ESSA)

Rosinha Rosário do União da Madeira é então a MVP jovem do mês de Fevereiro.

QUEM É A MVP DO MÊS????????

LAKETHIA HAMPTON

A norte-americana Lakethia Hampton, nascida em Nova Orleães, tem de altura 1,83 e joga na posição de poste. Está pelo segundo ano em Portugal, tendo na última época jogado na formação do Algés. Fez a sua carreira universitária na Universidade Tulane, onde no seu último ano foi a única jogadora da Universidade a entrar no cinco inicial em todos os 28 jogos. Foi a melhor marcadora e ressaltadora da sua equipa com uma média de 13,3 pontos e 8,1 ressaltos.
Até ao momento na Liga Feminina jogou 10 jogos pelo Boa Viagem onde marcou uma média de 24,5 pontos por jogo e ganhou 11,5 ressaltos por jogo.

ESTATÍSTICAS ACUMULADAS

Tendo em conta as estatísticas recolhidas desde o início do campeonato da Liga Feminina, podemos ver quem neste momento está nas posições cimeiras em diferentes categorias. MVP
Na pontuação de MVP quem tem melhor média é Clarissa Santos (Vagos) que em 8 jogos obteve uma valorização média de 30,2 pontos.
A seguir está Lakethia Hampton (Boa Viagem) que em 10 jogos obteve 30,1.
Em terceiro está Ambrosia Anderson (Olivais) que em 18 jogos obteve 27,3.
Em termos de jogadoras portuguesas as três melhores são:
Joana Lopes (Boa Viagem) com 16/18,2
Carla Nascimento (Vagos) com 18/16,3
Joana Araújo (Algés) com 18/16,1.
Em termos de jogadoras jovens as três primeiras são:
Rosinha Rosário (União) 18/9,4
Daniela Domingues (Póvoa) 13/7,8
Sara Djassi (ESSA) 18/6,7.

Nos pontos marcados quem tem melhor média por jogo é Amanda Jackson (Algés) que em 15 jogos marcou uma média de 26,2 pontos. A seguir está Lakethia Hampton (Boa Viagem) que em 10 jogos marcou 24,5. Em terceiro está Ambrosia Anderson (Olivais) que em 18 jogos marcou 22,7. Das jogadoras portuguesas a melhor marcadora é Carla Nascimento (Vagos) que marcou 18/13,3 seguida de Sílvia Lopes (União) que marcou 18/13,1 e Raquel Jacinto (Barcelos) com 17/12,2.
Das jogadoras jovens a melhor marcadora é Sara Djassi (ESSA) que em 18 jogos marcou uma média de 10,4 pontos, Cátia Lírio (Póvoa) com 14/9,8 e Catarina Martins (Esgueira) com 16/9,0.

LANCES LIVRES
As três jogadoras com melhor percentagem da linha de lance livre (com um mínimo de 30 tentativas) são Carla Nascimento (Vagos) com 93,5% (29/31), Brisa Rodriguez (Barcelos) com 91,3% (42/46) e Fátima Silva (CAB) com 89,5% (34/38).

RESSALTOS
A melhor ressaltadora é Clarissa Santos (Vagos) que ganhou 14,6 em 8 jogos. A melhor ressaltadora portuguesa é Rosinha Rosário (União) com 9,4 em 18 jogos .

Desenho e Textos
Jaime Carvalho e
Silva


Estatísticas
Luís José Veiga

Sem comentários: