sábado, 25 de abril de 2009

Os oito magníficos!!!!!

Está tudo resolvido, já temos os oito magníficos que vão lutar pelo título da Proliga.

Com muita coisa por resolver na última jornada e com várias alterações possíveis na classificação, acabou por ficar quase tudo na mesma com apenas Galitos e Esgueira a trocarem de posições

Mas onde existia mais expectativa era na cauda da classificação com várias equipas a lutarem por uma posição. Nem todas cumpriram a sua obrigação mas também de nada lhes valia pois quer Eléctrico quer Angra aproveitaram e bem o facto de dependerem apenas e só de si e venceram os respectivos jogos.
Em Ponte se Sôr, o Eléctrico derrotou o Queluz num jogo onde apesar de terem estado mais tempo na frente, os Alentejanos acabaram por sofrer até fim. Prémio justo para um clube que participa pela primeira vez na prova e que está decidido em levar o basquetebol para o interior.

Na ilha Terceira o Angra recebeu e venceu o tranquilo Sangalhos garantindo assim a primeira presença nos play-off. Foi uma tarefa complicada para os açorianos mas a verdade é que seria uma tremenda injustiça caso perdessem o oitavo lugar na última jornada.

Quem ainda sonhava era o Seixal, mas o jogo com o Sampaense acabou por não lhe correr de feição. Apesar da derrota a equipa Seixalense pode dar-se por satisfeita, pois fugiu aos lugares de descida.

Em Barcelos tudo era possível, vencer e estar no play-off ou perder e descer de divisão, e isto valia para as duas equipas. Venceu o Barcelos e não vai ao play-off mas fugiu aos lugares de despromoção onde, com a derrota, caiu o Maia.

Na luta pelo terceiro lugar, Galitos e Esgueira mediram forças num jogo aparentemente estranho onde o Esgueira apenas marcou 34 pontos distribuídos por apenas três jogadores. O Galitos em claro crescendo conquista o terceiro lugar e é para mim um dos três candidatos ao título.

Em Ílhavo e no jogo que tive oportunidade de acompanhar esta tarde o Illiabum venceu o último classificado Atlético. O jogo teve pouca história tal a superioridade do líder da prova mas acabou por ser um encontro repleto de acontecimentos que gostaria de destacar aqui.

O primeiro grande vai para a fantástica exibição de Nate Daniels: mais do que os 44 pontos marcados temos de destacar a eficácia, 4 em 4 de dois pontos, 10 em 11 de três pontos, 6 em 6 da linha de lance livre, 6 ressaltos e 6 assistências, 52,5 de valorização para o título de MVP... FANTÁSTICO! Só mais um apontamento, falhou o único lançamento a 2 minutos e 46 segundos do final da partida.
Outro destaque vai para o final da carreira de Pedro Bagio, um atleta que aprendi a admirar não só pela sua honestidade dentro do campo mas também pela sua enorme valia técnica nas áreas próximas do cesto, o trabalho de pés e a hábil utilização do corpo são caso único no nosso basquetebol, naquele que ainda é o melhor atleta nacional a jogar de costas para o cesto. Saiu mas ainda tem muito para dar ao basquetebol português. Bem que podia pensar em ensinar tudo o que aprendeu.
Mas os destaques não ficam por aqui mas este infelizmente é pela negativa. O Atlético apresentou-se em Ílhavo com doze atletas sendo que destes apenas três eram seniores, depois seis juniores B e julgo que três cadetes. No final do encontro o treinador Hugo Sousa dizia-me estar orgulhoso desse facto. Eu por mim prefiro ficar preocupado.

O último e merecido destaque vai para o público de Ílhavo. Soube na hora da despedida do gigante Bagio tributar-lhe a merecida ovação deixando o jogador visivelmente emocionado. Depois e perante a previsível degola dos inocentes soube respeitar e até apoiar e acarinhar as crianças da tapadinha lançadas às feras. Estão de parabéns, e eu todo orgulhoso do que hoje vi.

Nas contas finais Atlético e Maia ficam na zona de despromoção, o que não quer dizer absolutamente nada. Estamos no basquetebol português.

Nos play-off vamos ter;
ILLIABUM - ANGRA
SAMPAENSE - ELÉCTRICO
GALITOS - SANGALHOS
ESGUEIRA - QUELUZ

4 comentários:

Alijas disse...

Muito bom o detalhe do Nelson de provocar a falta para o miudo do Atlético poder anotar puntos do lance livre.Grande Fair Play.
Nate espectacular.Pedro Bagio um Sr. em campo.

Anónimo disse...

Um grande abraço nesta despedida do Pedro Bagio, excelente poste sempre com uma atitude e uma postura correcta um verdadeiro exemplo para os mais novos. Penso que numa equpa mais competitiva ainda poderia ter feito bem melhor este ano. ABRAÇO E FELICIDADES

Unknown disse...

Será que podiam informar datas e horas dos jogos? É que o (miserável) site da Federação ainda não "consegue" ter isso disponivel! Aliás, gostava de saber porque raio foi apresentado com tanta pompa e circunstancia, se "aquilo" não é exemplo para ninguém...

Anónimo disse...

O Bagio exemplo em campo? no ataque talvez, a defender sempre foi um buraco. Exemplo para os mais novos? Os ratos de balneário não são exemplo para ninguém e aqueles que não gostam de trabalhar nos treinos e passam boa parte do tempo com lesões "virtuais" ainda menos. O Bagio podia ter sido um bom jogador e ter tido uma carreira diferente se gostasse de trabalhar em campo e fora dele...