sábado, 27 de março de 2010

Rescaldo da Jornada 18 !!!!!!

E está lançada a confusão na classificação da LPB.
Já se sabia que esta dupla jornada podia trazer surpresas em termos de resultados, o que eu não estava à espera era que nesta altura apenas a Física estivesse fora da luta pelo acesso aos play-off.
Numa jornada completamente atípica, até o Benfica perdeu a invencibilidade na prova ao sair derrotado na visita ao Dragão Caixa. Mas esta era até a luta que menos impacto tinha nesta jornada.

Os quatro lugares ainda em aberto no acesso aos play-off eram mais importantes e as surpresas foram muitas.
Em Guimarães o Ginásio disse presente e surpreendeu tudo e todos garantindo uma vitória, que pode ser decisiva.
Outra grande surpresa veio de Vagos, onde a A.D.V. derrotou a Ovarense. Um derby é sempre um derby e com mais ou menos tradição a A.D.V. venceu e agora volta a estar na luta.
Surpresa mas pela negativa foi a derrota, em casa, do Sampaense frente à Física. Já tinha avisado para as façanhas do Sampaense mas apenas frente aos grandes, agora esta derrota pode comprometer aquela que até estava a ser uma boa época.
Menos surpreendente foi a vitória do C.A.B. Madeira no Barreiro. Os Madeirenses que ainda têm um jogo em atraso ficam agora em boa posição para seguir em frente.
Em Ílhavo e no jogo que tive oportunidade de acompanhar, a Académica acreditou até ao fim e foi bafejada pela felicidade, numa vitória que só fez por merecer no quarto período.
O Illiabum desde cedo se pôs no comando do jogo e durante 35 minutos parecia que com maior ou menor dificuldade os Ílhavenses iriam vencer o jogo, mas um quarto período atípico mudou o rumo de jogo. Atípico porque começou com dois lances livres e posse de bola para a Académica a sancionar uma falta técnica relativa ainda ao final do terceiro período; depois porque, na tentativa de controlar o resultado, o Illiabum jogou demasiado para o lado, atacou pouco o cesto e com isso foi dando coragem à Académica para no segundo final matar o jogo com uma viagem para a linha de lance livre, numa decisão no mínimo inábil de um trio de arbitragem que fica ligado ao resultado final. Inábil porque a falta não existe e porque a 1 segundo do fim e com o jogador da Académica com os pés junto da linha final a tentar fazer um lançamento, só com falta de habilidade se pode apitar uma falta.
Mas a grande verdade é que o Illiabum também se tem de queixar de si próprio: sofreu 29 pontos em 10 minutos (mais do que sofreu na primeira parte) e foi caindo psicologicamente a cada ponto marcado pela Académica.

Amanhã há mais e agora para sete equipas tudo é possível. É pena só existirem quatro lugares.

Domingo, 28 de Março
16:00 H - Illiabum - CAB Madeira
16:00 H - Ginásio - FC Porto
17:00 H - Ovarense - Barreirense
18:00 H - Académica - Vitória
18:00 H - Física - Vagos
18.30 H - Benfica - Sampaense

2 comentários:

Anónimo disse...

meus amigos este illiabum não vai a lado nenhum enquanto tiver directores como o joão marcela e por aí fora...sejamos realistas!

Anónimo disse...

por vezes acho que esta equipa não merece os adeptos que tem. tanto fora como em casa os ilhavenses dizem presente e o jogadores parecem não sentir essa presença, os adeptos merecem uma atitude mais empenhada, ontem viu-se o que é uma equipa que acredita até ao fim apoiada por um punhado de adeptos que vieram de coimbra a ílhavo apoiar uma equipa que o merece....