segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Rescaldo da Jornada 7 !!!!!

Está concluída a jornada 7 da LPB, e com ela estão também encerrados os jogos de basquetebol no ano de 2009.
O atractivo desta jornada estava direccionado para o embate sempre esperado entre Benfica e Porto, mas as expectativas de um grande jogo acabaram por sair goradas. O Benfica foi sempre mais forte, fazendo da defesa a sua grande arma perante uma equipa azul que nunca conseguiu encontrar solução para ultrapassar a anulação por parte do Benfica do base portista João Figueiredo. A juntar a isto o Porto nunca teve nem tem nesta altura um jogo interior capaz de ombrear com o Benfica. Vitória justa do Benfica perante um Porto que para ser verdadeiramente candidato terá de reforçar o seu grupo.
A surpresa da jornada foi protagonizada pelo Illiabum que foi a Coimbra vencer a Académica por 62 - 74.
A Académica parecia ter tudo para vencer mais uma partida e fazer a sua 4ª vitória na prova, após um primeiro período onde demonstrou clara superioridade, diante de uma equipa de Ílhavo pouco concentrada e aplicada nas acções defensivas, com 23 pontos sofridos.
Mas com a chegada do 2º período tudo mudou, a equipa de Ílhavo apareceu mais concentrada na defesa e logrou com isso ir a perder para o intervalo por apenas três pontos, mas mais do que isso passou a acreditar que a defesa era a chave do jogo.
E foi com esta tónica que o terceiro período se iniciou, com Nate Daniels a estar no centro das atenções. Primeiro dois triplos seguidos colocaram o resultado em 40 - 39, depois ao fazer a sua 4º falta que o atirou para o banco o Illiabum voltou a ganhar, pois na defesa foi mais consistente alcançando a partir daí um parcial de 11 -6 que deixou o resultado à entrada do 4º periodo em 46 - 50.
No arranque do último período o Illiabum deu um abanão no jogo com 10 pontos em menos de dois minutos, deixando o resultado em 47 - 60, ganhando com isso a confiança necessária para encarar o resto do jogo com maior tranquilidade.
Vitória justa do Illiabum num jogo onde a equipa de arbitragem foi de facto a mais fraca em campo, mudando de critérios constantemente e tentando equilibrar o jogo durante demasiado tempo. Não me lembro de um jogo em que perante a ineficácia ofensiva, uma equipa tenha tentado resolver o problema da linha de lance livre: dos 26 pontos da Académica na segunda parte, 16 foram obtidos da linha de lance livre, 11 dos quais consecutivos entre os 40 - 39 e os 51 - 64.
Nos destaques positivos realce para a acção de James e Matt no Illiabum; na Académica Fernando Sousa não chegou para as encomendas.
Nos restantes jogos destaque para a Ovarense que vira o ano na frente, a par do Benfica, após a vitória frente ao Vagos, que ao contrário da Ovarense vira o ano em último.
Na Figueira, o Vitória voltou às vitórias derrotando o Ginásio, em Torres Vedras. A Física obteve uma importante vitória frente ao surpreendente Sampaense e na Madeira o CAB venceu o Barreirense, que tarda em encontrar-se esta época.

Sem comentários: