domingo, 4 de outubro de 2009

Jornada de Fim-de-semana !!!!

Está quase completo o quadro de resultados do fim-de-semana de arranque das competições oficias de basquetebol.
Olhando para o quadro de resultados "aqui ao lado " saltam à vista alguns resultados demasiado desnivelados, sendo os resultados do Penafiel - Porto e Illiabum - Ovarense os mais desnivelados até ao momento: 46 e 38 pontos de diferença respectivamente.

Durante este fim-de-semana tive oportunidade de acompanhar três jogos, dois em Ílhavo e um em Vagos.
Em Ílhavo, no Sábado, o Illiabum saiu copiosamente derrotado diante da Ovarense num derby regional sempre aguardado com grande expectativa e dois dias depois de estas equipas se terem encontrado no Torneio do Galitos.
A equipa de Ovar cedo demonstrou ao que vinha e apostou desde início numa defesa forte que aos poucos foi afinando e ajudando a que o ataque do Illiabum fosse definhando. A única vantagem dos Ilhavenses aconteceu a 4.12 minutos para jogar no primeiro quarto (11-10) e esta nota serve para ilustrar tudo o que se passou a partir daqui. No final do primeiro período o resultado era de 14-22, ao intervalo 23-47, no final do terceiro período 34-65 e no final 48-86. Se é verdade que a defesa foi fundamental para esta vitória retumbante da Ovarense, não nos podemos esquecer do ataque e da excelente performance de Kevin Widemond, 9 em 12 de três pontos, numa equipa que o foi durante 40 minutos. No Illiabum destacar pela positiva a estreia de Fábio Lima, numa equipa que em determinadas alturas do jogo andou perdida. Pela negativa Nate Daniels: é inacreditável a forma como este brilhante atirador perde a calma e o controle das suas emoções, acabando por arrastar a equipa consigo.

Ainda no Sábado o Vagos venceu a equipa do Lusitânia por 94-89. Quem pudesse pensar que esta equipa Açoriana ia ser atropelada em Vagos enganou-se e durante grande parte do jogo foram mesmo os Açorianos a comandar o marcador perante um Vagos com muita gente nova e com pouco tempo de trabalho. Venceu o Vagos que na parte final mostrou mais frescura física, mas fica uma nota muita positiva para o Lusitânia que na Proliga e com a possibilidade de meter mais um estrangeiro vai fazer mossa. O Vagos é este ano uma equipa claramente com menos talento, por isso o trabalho vai ser fundamental.

No Domingo voltei a Ílhavo para assistir ao Illiabum 85-66 CAB Madeira. Os Ilhavenses tinham de se redimir da derrota do dia anterior e o CAB acabou por ser o adversário ideal. Ainda com o plantel incompleto os Madeirenses acabaram por ser presa fácil de um Illiabum mais equilibrado mentalmente e também mais organizados. No CAB destaque para o Luso Americano Rick Cardoso, numa altura em que não abundam os atletas grandes em Portugal e quando mais uma vez um clube fez o papel de prospecção destinado a outros, não desaproveitem a oportunidade.

Sem comentários: