domingo, 31 de maio de 2009

Só deu ILLIABUM !!!!!!!!!!!

Está concluído um fim-de-semana louco de basquetebol, com grande emoção e dois excelentes espectáculos que tive o prazer de presenciar e narrar.
Em Ílhavo foram dois jogos absolutamente extraordinários, bom basquete, emoção e um ambiente exterior ao jogo fantástico.
No sábado a expectativa antes do inicio da partida era enorme, o pavilhão ia enchendo lentamente e respeitava-se tensão, com o passar dos minutos a tensão deu lugar ao deslumbramento, tal era a qualidade do basquete praticado. Entrou melhor o Illiabum, mas respondeu rapidamente o Sampaense que chegou ao final do primeiro quarto na frente. No segundo período Carlos Cabral lançou mão do Ás de trunfo, Nelson Sousa que com alma de capitão, carregou o Illiabum para a vantagem com 10 pontos em 6 minutos, levando a equipa com 45 -43 para o balneário.

Na segunda parte o equilíbrio manteve-se, ponto cá ponto lá, com os últimos 2 minutos de jogo a serem jogados de forma dramática, os Ilhavenses já não tinham Pedro Silva lesionado, James com cinco faltas e o Sampaense apostava tudo na surpresa, Nessa altura Félix chamou a si as grandes decisões e carregou a equipa nos ombros para a primeira vitoria.
Num jogo, onde na parte final tudo podia ter acontecido e a vitória ter caído para qualquer das equipas, Emanuel Seco falou da arbitragem, eu prefiro dizer-vos que foi de facto um grande espectáculo.
No domingo a emoção voltou a estar presente embora o basquetebol tenha sido de menor qualidade. Desta vez o Sampaense só a espaços mostrou poder contrariar os ilhavenses que, desde cedo assumiram o comando do jogo chegando mesmo a dispor de 17 pontos de vantagem.
O illiabum demonstrou ao longo de todo o jogo uma enorme serenidade só perdida após a expulsão de Kendell Craig. (E este pode ter mesmo sido o canto do cisne desta final. De facto nada fazia prever a estúpida reacção do excelente jogador Kendell Craig, durante o jogo não foi para mim perceptível qualquer tipo de atitude por parte de Pedro Silva que justificasse a barbara agressão de que foi alvo). Após a expulsão os atletas do Illiabum descomprimiram e viram o orgulho e a raça Beirã virem ao de cima, voltando a aproximar o resultado e a deixar tudo em aberto para o quarto período. No último período os Ilhavenses arregaçaram as mangas e garantiram a segunda vitória na eliminatória, que os coloca agora a apenas mais uma vitória do tão ambicionado titulo.
Se no sábado fora do campo já tinha existido espectáculo, este domingo a história repetiu-se, pavilhão cheio, apoio constante às duas equipas e mais um grande espectáculo nas bancadas.
Pena que nestas coisas ainda haja uma minoria que gosta sempre de arranjar problemas...

Agora a festa transporta-se para São Paio de Gramaços e o espectáculo vai com toda certeza continuar.
Prognósticos?
Só no final do jogo!

Na Liga o Benfica adiantou-se na eliminatória vencendo a Ovarense, que ao contrário do previsto acusou em demasia esta primeira partida. Os benfiquistas entraram determinados e fizeram da defesa a sua grande arma perante uma Ovarense demasiado ansiosa no ataque ao cesto, no ataque a equipa da luz sempre que necessitava lá esta Deliboa para resolver, aparecendo sempre na altura certa. De facto este é actualmente o melhor estrangeiro a actuar em terras lusas.
A eliminatória está 1 - 0 e faltam agora ao Benfica apenas três vitórias para a tão ambicionada festa.
Par quem não percebeu o que escrevi no post anterior passo a explicar.
O Benfica que venceu a fase regular de forma imbatível, parecia para alguns o grande candidato neste play-off, mas actualmente e por circunstancias várias já não tem a dose de favoritismo que tinha no final da fase regular.
Ou acham que a Ovarense não tem equipa para se bater até final com este Benfica e ganhar?


12 comentários:

Anónimo disse...

Júlio, devias colocar as imagens da agressão ao Pedro e da pseuda deste ao Craig, para que os homens se calassem de vez e fizessem um esforçozinho para aceitar a derrota com algum fairplay.Em especial o "pseudo coach"...

testemunha ocular disse...

anónimo, foste tu quer agrediste o miúdo do sampaense???

devias ir de cana pá...

isso é comportamento animal, falavas em fair-play?

Anónimo disse...

Não, eu chamo-me Seco Camará e despachei á batatada, primeiro o treinador e a seguir o director.E se não me venho embora....
Mas também já me chamei Carlos White e aí, bom aí, pratiquei box num pavilhão perto de ti durante um ano inteiro.
Como vês posso identificar-me, basta que peças.Um desejo teu é uma ordem, é só pedires!!

testemunha ocular disse...

estás mesmo mal informado pá... falhaste todas...

Anónimo disse...

O sampaense nao teve argumentos para lutar contra o nosso illiabum e agora a culpa é dos arbitos.
preparem-se para sabado verem a nossa festa se sem o xico ganhamos ai por mais de 20 com o xico vai ser a abada total

Anónimo disse...

Acho é ke sem o Xico ainda ganham por mais!! Para o ke ele anda a jogar tá provado que foi uma despesa desnecessaria mas se o clube tá bem de finanças....

Anónimo disse...

Estes fulanos para além de maus perdedores, são mentirosos e pretendem branquear a agressão (essa sim cobarde) do seu jogador, com uma agressão virtual a um miúdo que não aconteceu.Presenciei a situação e o que se passou foi que ao correr pelo corredor o miúdo levou um encontrão (perfeitamente casual) de um dos envolvidos no desacato, ambatendo no muro com a zona abdominal.É mentira que alguém o tenha agradido com a maçaneta do bombo, com essa quem levou, foi uma pessoa de Ílhavo.
Esta é a verdade, nesta terra uma mentira dita muitas vezes, não mpassa a ser verdade.Sejam sérios, em especial aqueles que estavam de costas sentados no banco (não é sr.PVeloso?)e não falem daquilo que não viram.Se querem ser credíveis actuem como tal e não venham incendiar para uma terra de gente pacífica, que assiste a basquete há muitas dezenas de anos e é reconhecida por todo o país como uma terra de basquete e aonde todos se sentam bem ao visitá-la.
Resolvam o problema que o vosso jogador vos criou, um pe´ssimo exemplo, diga-se e deixem o IC de fora de toda essa vergonha.
MCorreia

c pereira disse...

Pveloso? Está enganado.

Eu estava na bancada e vi o que aconteceu! A maçaneta do bombo é verdade que bateu num dos locais, mas porque falhou o "alvo", não porque não tivesse um destino certo!

E se alguém está a tentar branquear a verdade não sou eu de certeza.

Mas fique com a sua ceteza que eu fico com a minha.

nem sequer é contra as gentes de ílavo que aqui escrevo (tirando o agressor, claro) mas sim contra a força policial presente no pavilhão!

Anónimo disse...

Volto a afirmar e pela ultima vez, que quem disser que o miúdo foi agredido com a maçaneta, está a mentir!
E para provar o que digo, finalmente aparece o sr.CPereira a dizer que a maçaneta "bateu num dos locais".Obrigado pela sinceriedade, mas não faz mais do que a sua obrigação, defender a verdade.Mentirosos são os que dizem o contrário e mentem ao escreverem noutros blogs que o miudo foi agredido de uma forma cobarde.Refiro-me ao sr.pveloso que por sinal até estava sentado no banco do Sampaense na qualidade de director ou seccionista.Lamentável!!
MCorreia

Anónimo disse...

custa assim tanto admitir k o ILLIABUM tem melhor equipa k o sampaense???

Anónimo disse...

n n custa
ILLIABUM

Anónimo disse...

Foi uma agressão tão leve que a Federação aplicou 2 jogos ao Craig