sexta-feira, 8 de maio de 2009

A Caminho das Meias!!!!!

E este fim-de-semana vamos ficar a conhecer quais os semi-finalistas do campeonato da Proliga.
Para quem venceu no fim-de-semana passado faltam apenas 7 vitórias para ser proclamado campeão, mas alguns dos derrotados da semana passada ainda têm uma palavra a dizer.
À beira das meias estão claramente Illiabum e Sampaense. Os Ílhavenses recebem o Angra Basket e só um super Angra pode impedir os Ílhavenses de resolverem a eliminatória com 2 - 0.
O mesmo se aplica ao Sampaense que na recepção ao Eléctrico é amplamente favorito e vai também resolver a eliminatória ao segundo jogo.
Mais difícil de prognosticar são os embates Galitos - Sangalhos e Esgueira - Queluz. A aberrante forma de disputa desta primeira eliminatória coloca sob enorme pressão as equipas do Galitos e do Esgueira que tendo ficado melhor classificadas estão à beira do KO. Apesar de tudo, acredito que só lá para Domingo é que saberemos quais destas quatro equipas segue em frente.

Sábado - dia 9 de Maio
17:00 horas - Sampaense - Eléctrico
18:00 horas - Esgueira - Queluz
18:30 horas - Illiabum - Angra
18:30 horas - Galitos - Sangalhos
Domingo - dia 10 de Maio (se necessário)
16:00 horas - Illiabum - Angra
16:00 horas - Sampaense - Eléctrico
17:00 horas - Esgueira - Queluz
18:30 horas - Galitos - Sangalhos

Na Liga, o fim-de-semana pode não chegar para descobrirmos quem segue para as meias-finais, pese embora Ovarense, CAB e Académica estejam com um pé na fase seguinte da prova. Curiosamente, os adversários destas equipas apareceram nesta fase da prova fragilizadas pela ausência de estrangeiros.
Mais complicadas parecem ser as contas entre os eternos rivais Benfica e Porto. Depois da vitória arrancada na Luz no segundo jogo desta eliminatória, os Portistas trazem a decisão para o Norte e os ingredientes que apimentam este embate são mais do que muitos. Os Azuis vão jogar na sua nova casa, o Benfica aparece sem Ben Reed e no Domingo em dia de possíveis festejos no futebol o ambiente em torno do Dragão vai ser de loucos.
Por tudo isto o grande favorito a vencer é o basquetebol, assim as pessoas saibam estar....
Sábado, 9 de Maio
16:00 horas - Barreirense - Ovarense
16:45 horas - Porto - Benfica
18:00 horas - Vitoria - CAB Madeira
18:00 horas - Académica - Vagos
Domingo, 10 de Maio, (se necessário)
16:00 horas - Porto - Benfica
16:00 horas - Barreirense - Ovarense
17:00 horas - Vitoria - CAB Madeira
17:30 horas - Académica - Vagos

9 comentários:

Unknown disse...

Caro Júlio,

Estava a caminho do pavilhão, e ia-o ouvindo pelo rádio, criticando as gentes de Ílhavo pela sua ausência do pavilhão. E confesso que ia comungando da sua surpresa.
Foi pois com espanto, que, chegado ao pavilhão, constato que a entrada era paga (para não sócios)! Parece-me que está encontrada uma das razões para a ausência de público.
Virei as costas ao senhor da porta, que me apontava o caminho da bilheteira e vim embora. Não está em causa se o bilhete é caro ou barato, nem sei, não vi. Mas acho um perfeito absurdo que, após toda uma época em que as entradas foram livres (tem sido assim na Proliga), alguém se lembre de começar a cobrar bilhetes logo na altura em que mais precisa do apoio do público! E logo num jogo contra uma equipa que apenas trazia 7 jogadores e onde até o treinador estava inscrito como jogador!
É que não são só os senhores da mesa que não toleram buzinas e barulho que andam a mais neste nosso basket! Dirigentes que tomam estas decisões também não fazem cá nada!

E se o objectivo é angariar novos sócios, também não é esta a altura ideal para isto, nem a forma certa de o fazer.

Gostava de ter a sua opinião acerca disto.

Anónimo disse...

Pois é, eu também vi uma familia de 4 pessoas irem embora porque 2€ ainda vá que não vá, mas 8€ já pesa um bocadinho na bolsa de muitas familias. Ainda por cima vi pessoas com bilhetes "convite" que poucas são as vezes vistas a apoiar o Illiabum. Lamentável.

Júlio Senos disse...

Caro Pedro, gostava de ter todas as respostas para as mais diversas dúvidas que a todos assaltam nesta fase atribulada que vive o mundo e o basquetebol em geral. Continua a causar-me alguma estranheza o alheamento das gentes de Ílhavo, não sei se por causa do preço dos bilhetes ou pelo comodismo que cada vez mais vai assolando a nossa sociedade. Acho que quem proporciona espectáculos deve ser compensado por isso: 2 euros mais não é do que uma verba simbólica e para quem gosta de basquete, convenhamos, não é nada. O problema maior é que vivemos num país onde só achamos ter direitos, onde quem consegue entrar sem pagar é o herói, onde quem tem um amigo para desenrascar um convite é que é esperto... As instituições vivem hoje como viviam há anos atrás, dos sócios e o problema é que cada vez mais as pessoas fogem desse fidelização às instituições contribuindo assim para a sua morte. Há seguramente 15 anos atrás desloquei-me a São João da Madeira para assistir a um Sanjoanense - Illiabum, era na altura, salvo erro, treinador da Sanjoanense o Carlos Cabral. Sabe quanto pagaram cerca de 100 adeptos que lá se deslocaram? Mil Escudos... Sejamos claros, não é possível a ninguém fazer filhoses de água. Querermos que os dirigentes dos clubes dirijam os clubes sem receitas é utópico. Se gosta de basquetebol, se gosta de emoção, estou certo que vai reflectir e no próximo fim-de-semana terei todo o prazer de o encontrar em Ílhavo. Fico à sua espera para o conhecer e cumprimentar...

Anónimo disse...

Júlio, destes Pedros e outros que tais está o IC farto e agradece que não ponham os pés no pavilhão.Não fazem falta, muito menos o seu apoio.A isto chama-se "chulisse" e decerto que os directores do clube agradecem que fiquem longe, muito longe.Este Pedro andou na direcção errada, aconcelho-o a deslocar-se no próximo fim de semana ao pavilhão da terra dele para apoiar esse grande projecto, formado por grandes directores que vai disputar as meias finais da LPB e o quarto jogo da Liga feminina.Aí os bilhetes são grátis e pode receber grandes lições de gestão desportiva/financeira.Em Ílhavo esqueça, o IC ganhará contra tudo e contra todos, sem o seu "apoio".
Saudações desportivas para o JS.

Anónimo disse...

So uma pequena explicação (para acabarem com filmes!)... durante o sabado foram e vão continuar a ser vendidas rifas para um sorteio e cada 2 rifas (1€ cada) tinha direito a 1 convite, ou seja, comprava "bilhete" e ainda se habilita(va) ao sorteio (1 Scooter, 1 fardo bacalhau e 1 Maquina Fotografica Digital)... Má gestão? maus dirigentes? ... hummm sem comentários Srs. Pedros... o tempo dirá quem tem projectos, ideias e capacidade... Já agora fica convidado (ou convidados) para participar nas actividades do IC onde por 5€ come e bebe a descrição (sardinhada, bacalhuada, funday, etc) servido e preparado pelos Dirigentes, Socios e Amigos do IC que assim veem o seu clube... o resto... vamos andando e vendo!!! Saudações IC

Unknown disse...

Caro Júlio, não foi minha intenção questionar o preço dos bilhetes. A questão que levantei prende-se com o facto de, depois de "N" épocas na proliga, alguém se lembrar de cobrar bilhete justamente no play-off final. Numa época em que o Illiabum aspira (acho que aspiramos todos, e há bastante tempo!) a subir de divisão! Ou seja, no momento em que mais precisa do apoio do público. Eu também já paguei muitos bilhetes para ver o Illiabum. Tanto em Ílhavo como fora! Tanto a 200 escudos como a 500 como a 1000! Até cheguei a pagar bilhetes a preço normal num jogo em Aveiro porque os energúmenos que mandavam no Aveiro Basket, pura e simplesmente faziam tábua raza dos regulamentos, e não havia bilhetes de cartão jovem para ninguém! A minha questão, é uma questão de princípios! Se durante toda a época a entrada foi livre, e as rifas para os sorteios, facultativas, porque raio deixaram de o ser agora?
E Júlio, eu sei que sem receitas ninguém vive. E sobre isso, posso dizer-lhe o que ouvi de um ex-dirigente, que no ano em que optaram por sair da Liga, a receita do jogo com o Benfica, quase não chegou a 60 contos! Mas o pavilhão enchia! Para onde ia o dinheiro? Se calhar havia muitos daqueles tais heróis, os que entravam sem pagar. Eu como nunca fui desses, não achei que fosse uma atitude correcta...

Caro anónimo, desde que comprar as rifas seja facultativo, não tenho nada a opôr. Condicionar a entrada a essa compra é que acho incorrecto. E duvido até dessa atitude, porque me parece que a Proliga tem na sua base a premissa de as entradas serem gratuitas. Mas sobre isso não teimo, porque não tenho a certeza.

E ainda lhe digo mais, senhor anónimo, Pedro Vagos, é mesmo o meu nome, não é menção à localidade. Vagos não é a minha terra, e a ADV não é o meu clube. Deixe-se de palermices e de bairrismos bacôcos. Eu não vou ao Basket quando eles ganham. Sempre fui. Para aplaudir e para assobiar, porque por vezes também é preciso assobiar.
Quanto ao resto, terei todo o prazer em discutir consigo o Illiabum, as medidas de gestão, o que se pode fazer mais e o muito de bom que já se faz... desde que assine aquilo que escreve. Até lá, os seus insultos de trazer por casa são aquilo que são. Nítida falta de educação.

Anónimo disse...

Sr.Pedro o IC discute-se no lugar próprio e pelo que sei no próximo dia 29 vai-se realizar uma Assembleia Geral, aonde os actuais directores desejam a sua presença (se for sócio)para lhes indicar as suas soluções milagrosas para a gestão do clube.Terá uma excelente oportunidade, pois por aquilo que sei, os mesmos estão de partida para cederem o lugar áqueles que são os donos da verdade e da gestão de excelência.Se não for sócio (e é o mais certo), ganhe "coragem", preeencha uma ficha e assim poderá candidatar-se, para um dia abrir as portas aos "penetras" que tanto fazem pelos clubes e pela modalidade.
PS - Os clubes discutem-se com quem os conhecem!
Oliveira Ílhavo

Unknown disse...

Caríssimo,
Se não tiver dificuldades de interpretação, facilmente percebe que não sou sócio pelo texto que gerou toda esta discussão. Quanto ao fazer-me sócio, pode ficar descansado, que assim que o Illiabum assumir a participação na Prova Máxima, é o que farei. E olhe que não vou sozinho.
Quanto ao resto, não leu em nada daquilo que eu escrevi, que possuo soluções milagrosas para a gestão do clube, que sou dono da verdade ou da gestão de excelência. Limitei-me a criticar uma situação concreta e a fundamentar porque razão não concordava com ela. De si ainda só li criticas e um destilar de maledicência que acredito ter algum destinatário preciso, mas lhe garanto não ser eu. Aliás, não sendo sócio e portanto, não votando, posso desde já dizer-lhe que se dependesse de mim, o Presidente actual não sairia do clube!

Quanto ao resto, assinaturas como a que fez... eu também posso fazer - LOL - Oliveira Ílhavo, podia ter sido eu mesmo a escrever. Já que sou de Ílhavo, e Oliveira também faz parte do meu nome.

Anónimo disse...

"Fim de papo", porque as verdades doiem e são interpretadas como maledicências.Discutir o clube, só com quem tem autoridade moral para o fazer (sócios).Lendo várias vezes os meus comentários não encontro em parte alguma o que chama de "insultos", negando-me a receber da sua parte lições de moral sobre o clube e a modalidade.E acredite que não é defeito mas sim uma questão de feitio.Passe bem!
Eu também sou Cândido e de Ílhavo, com todo o prazer.