domingo, 3 de maio de 2009

Primeira Ronda !!!!!!!!!!!

Está concluida a primeira jornada dos quartos-de-final dos play-off da Proliga.
Como era previsível a emoção esteve presente e de entre as quatro equipas melhores classificadas só Illiabum e Sampaense lograram vencer fora de casa e ficar assim a apenas uma vitória das meias finais.

Em Angra do Heroísmo o Illiabum, vencedor da fase regular da Proliga, bateu sem apelo nem agravo o Angra Basket por números esclarecedores: 61 - 102. Já se sabia à partida que esta eliminatória seria uma das mais desiquilibradas mas ainda assim 41 pontos só se justificam pela forma brilhante como os Ilhavenses estiveram na partida.
Se durante os primeiros minutos o Angra ainda foi conseguindo esconder as suas debilidades, com o decorrer do jogo e perante mais uma exibição de grande qualidade dos Ilhavenses o marcador foi-se desnivelando, com os visitantes ainda assim a manterem o ritmo e a seriedade até ao fim.
Nunca é demais salientar a exibição do Illiabum consubstanciada nos seguintes números: 1,16 de coeficiente de eficácia ofensiva, 24 assistências e para terminar dos nove atletas utilizados todos acabaram com nota positiva na votação para MVP da partida.
Na equipa do Angra destaque para Pedro Loth que foi o último a baixar os braços.

Nos restantes jogos destaque para a vitória do Sangalhos diante do Galitos do Barreiro 68 - 63. Era de esperar que a equipa da Bairrada pudesse surpreender e foi isso mesmo que aconteceu, relançando ainda mais esta eliminatória que acredito será decidida na "negra".

Em Queluz a equipa de Sintra aproveitou também a "benesse regulamentar" e bateu o Esgueira 68 - 59. Já tinha dito que esta seria provavelmemnte a eliminatória mais equilibrada e mantenho a ideia. Mais uma eliminatória para ir até Domingo.
Em Ponte de Sôr, o Eléctrico vai ter de passar pelas terras beirâs. O Sampaense já se sabia iria reagir aos tremeliques do final da fase regular e não foi de modas. Vitória em Ponte de Sôr 61 - 77.



Na Liga, a dupla jornada confirmou as espectativas e até o "invencível" Benfica tropeçou.

O Benfica - Porto era de facto o grande cartaz para esta primeira eliminatória e as expectativas não foram defraldadas. Uma vitória para cada lado com os portistas a levarem a possibilidadae de decidir a eliminatória na sua nova casa. Vem aí um fim-de-semana escaldante!

O CAB Madeira confirmou o favoritismo e bateu nos dois primeiros jogos a equipa do Vitória com resultados muito parecidos: 84 - 64 no primeiro encontro e 86 - 65 no segundo.

Em Ovar a Ovarense também cumpriu diante do Barreirense - dois jogos duas vitorias - diante de um Barreirense que apesar das vicissitudes não se entrega facilmente: 92 - 81 na primeira partida, 80 - 76 na segunda.

Em Vagos, a perda de Rico Hill foi machadada demasiado forte e as elevadas expectativas em torno do Vagos estão a ruir. Este fim-de-semana, as duas derrotas em casa são um claro sinal que o final da época está próximo. A Académica tem o mérito de não ter acreditado em facilidades e deu um passo importante rumo ás meias-finais. No Sábado 66 - 83 e no Domingo 76 -82.

No fundo, já não existem heróis de última hora!

3 comentários:

José Carlos disse...

Também o Esgueira perdeu o Oha, elemento fundamental(2º MVP campeonato na altura) e não foi por isso que deixou de ganhar e até fez melhor segunda volta.

Anónimo disse...

O Illiabum é sem dúvida o principal candidato ao título da Proliga, mas para que isso aconteça penso que o povo de Ílhavo será fundamental.Se houver capacidade de mobilizar os Ilhavenses para este título, o mesmo será uma realidade.Não se vê no país outra cidade aonde se goste tanto de basquete, daí é só acordar e....ILLLLIIIIAAABBBUUUMMM!!

Anónimo disse...

É isso mesmo... TODOS AO PAVILHÃO NO SÁBADO às 18h30!

EU VOU, E TU?