Illiabum e Sampaense são os finalistas do campeonato da Proliga, após afastarem nas meias-finais Queluz e Galitos do Barreiro, respectivamente.
O Illiabum foi a primeira equipa a garantir um lugar na final depois de ter despachado o Queluz com uma eliminatória limpa. No terceiro jogo desta eliminatória a equipa de Sintra ainda fez sonhar os seus adeptos, mas "contra a força não há resistência", diz o povo, e com razão. O Illiabum acabou por fazer prevalecer o seu melhor plantel.
Foi uma enorme festa aquela que se viveu em Queluz, com as gentes de Ílhavo a viajarem até lá em dois autocarros e juntamente com os adeptos da equipa da casa fizeram do basquetebol uma festa.
No que respeita ao jogo o Illiabum foi sempre mais forte durante a primeira parte mas com o resultado a nunca ter uma margem superior a oito pontos. Na segunda parte o Queluz arriscou tudo, tentou tudo, mas os Ilhavenses resistiram bem, contando nos momentos decisivos com a inspiração de Vasco Estevão e com a experiência de Xico Rodrigues.
O Queluz sai desta eliminatória com o sentido do dever cumprido e como dizia André Martins com uma grande incógnita quanto ao futuro. Independentemente de tudo o que tem envolvido este clube, trocas de nome, penhoras, faltas de pagamento, etc ...como é possivel um clube como o Queluz estar na actual situação?
Na outra eliminatória o Sampaense depois da desfeita protagonizada pelo Galitos no jogo 2, não fez a coisa por menos e foi ao Barreiro conseguir as duas vitórias necessárias para seguir para a final.
No Sábado e no Domingo a história do jogo acabou por ser coincidente: equilíbrio, mas no final o Sampaense a fazer valer a maior experiência dos seus jogadores e a matar o jogo no quarto período. No jogo desta tarde destaque para mais uma brilhante exibição de Kendal Craig: 39 pontos, 10 ressaltos e 2 roubos de bola. Depois de ter levado a Física ao título de campeão, Kendal parece empenhado em nova façanha.
Agora vem aí a final com as duas equipas que sempre assumiram a candidatura ao título máximo e isso só por si promete.
São duas terras que amam o basquetebol e isso vai permitir de certeza absoluta grandes espéctaculos e grande propaganda para a modalidade.
Já agora e uma vez que já se conhecem os finalistas, não era melhor a FPB repensar esta ideia de começar a final só daqui a quinze dias?
Para breve fica a promessa de falar um pouco sobre o direito desportivo de "subida à Liga" de Illiabum e Sampaense.
4 comentários:
Julio:
Por acordo entre os clubes e a FPB, a final da PROLIGA começa mesmo no proximo fim de semana.
Sabado e domingo, às 16:00h ja temos Illiabum-Sampaense, no Pabilhao Adriano Nordeste.
Um abraço
Rui Dias
Júlio sou um ouvinte assíduo da rádio Terra Nova e em particular do deus relatos, por isso dirijo-me si.
Esta manhã como em todas as outras, seguia para o trabalho e ouvia as primeiras noticias da manhã na Terra Nova e, qual não foi o meu espanto nem uma referencia ao facto de o Illiabum ter garantido de forma brilhante o acesso à final da Proliga. Falaram de política, normal, do Beira - Mar e do Leiria, normal, do Gafanha, naturalmente e quando eu esperava ouvir a notícia do Illiabum dão por encerrado o boletim informativo.
Lamento que sendo o Illiabum nesta altura, o clube que melhor representa o concelho e aquele que melhor época está a fazer, de todas as equipas que a Rádio acompanha, não haja uma única referencia no primeiro boletim informativo da semana.
Tratando-se de esquecimento é grave, não sendo esquecimento mais grave se torna.
Espero que não leve a mal este reparo de um Ilhavense de TODO O CONCELHO.
Sem querer ser o advogado do Júlio ou Terra Nova, devo dizer que a RTN é a única que acompanha em todos os jogos o IC e aquela que a nivel nacional melhor trata a modalidade.No entanto estou de acordo em relação á falha(grave)da falta da notícia relativamente ao apuramento do Illiabum para a final da Proliga.Tal falha deve (em minha opinião)ser assacada á pessoa que elaborou a grelha do noticiário e nunca ao JS, esse todos sabemos o quanto quer bem ao Clube.
Agora que há muitos "amigos" do IC dentro e fora de rádios, lá isso, sabemos que há.
JO
sabem qual e o problema ? o basquete nao para receitas nenhumas .. nem apostam no marketing.. por isso nem tem interesse .. e so mais um desporto com doping
Enviar um comentário