A terça-feira de Carnaval é dedicada ao dia das estrelas no basquetebol nacional. Com uma organização à Americana, a Federação junta estrelas masculinas e femininas num evento que se espera possa deixar raízes em Moimenta da Beira.
Independentemente do sucesso ou não do evento, era importante que a FPB aproveitasse estes eventos para fomentar uma maior ligação entre as "estrelas" e o público. Tenho a ideia de que o evento poderia e deveria ser organizado com mais tempo, com os adeptos nos vários pavilhões a escolherem as suas estrelas. Afinal de contas, identidade precisa-se!
Com estrelas mais ou menos cadentes de um lado e de outro, o evento fica marcado pela ausência dos atletas do F.C. Porto (ausência imposta pelos directores do clube alegando falta de seguro desportivo) e ainda de alguns nomes sonantes que acabaram por ficar de fora.
Selecção Norte Masculina
John Waller- Ovarense
Miguel Miranda- Ovarense
Donte Minter- Vitória de Guimarães
Dan Coleman- Vagos
João Reveles- Vagos
Ricardo Hill- Vagos
Nuno Cortez- Ovarense
Fernando Sousa - Académica
Daniel Felix- Illiabum
Francisco Machado- Barcelos
Christopher Lee- Esgueira
Kendall Craig- Sampaense
Selecção Sul Masculina
Sérgio Ramos- Benfica
Jeffrey Cadore- Física
Jose Costa- Ginásio
João Santos- Benfica
Seth Doliboa- Benfica
Bruce Brown- Barreirense
Chad Mckenzie - Barreirense
Jason Smith - CAB
Tiago Pinto-Eléctrico
M.Camara- Queluz
Jorge Afonso- Queluz
Timothy Bush-Galitos FC
O Basquetebol Pensado abre aqui e a partir de hoje um espaço para o Basquetebol Feminino, atendendo assim a muitas das solicitações para o efeito.
Como só gosto de falar com conhecimento de causa e porque não posso estar em todos os pavilhões ao mesmo tempo, as rubricas sobre o Basquetebol Feminino contarão com a indispensável ajuda do Luís José Veiga e do Jaime Carvalho e Silva.
Número especial dedicado ao All Star/Jogo das Estrelas 2009
PREVISÃO ESTATÍSTICA DO RESULTADO DO ALL STAR FEMININO.
PREVER?
Estando de posse das estatísticas de todos os jogos da Liga Feminina realizados até ao momento, podemos fazer um pequeno exercício de previsão dos resultados dos jogos entre as selecções do Norte e do Sul. Claro que isto não é verdadeiramente uma previsão no sentido da previsão meteorológica ou da previsão da evolução de uma epidemia, mas apenas uma leitura (necessariamente subjectiva) das estatísticas disponíveis.
A primeira questão que se coloca é a de que critério utilizar. A fórmula da valorização MVP é a mais natural pois esta incorpora os diferentes elementos do jogo, com os pesos julgados adequados. Claro que esta abordagem não é perfeita pois não serão sempre as jogadoras com melhor coeficiente
MVP a entrar em jogo e poderão não ficar todas o mesmo tempo em campo (e este tempo pode ser desproporcionado em relação ao tempo médio de jogo que jogam na sua equipa). Mesmo assim parece um exercício interessante de fazer: quem vai ganhar o jogo Norte-Sul.
A resposta é...
A SELECÇÃO DO NORTE!!!
Se adicionarmos todos os pontos de valorização MVP (valores médios por jogo) concluímos que as 12 jogadoras da selecção do Norte somam 190,70 pontos, enquanto as jogadoras da selecçãodo Sul somam 182,71 pontos. Assim a previsão é de vitória para a Selecção do Norte. Agora quanto à pontuação final do jogo. Se somarmos o tempo médio de jogo das 12 jogadoras e dividirmos por 5 obtemos a duração média do jogo para as jogadoras de cada selecção; somando os pontos marcados em média obtemos os pontos que obteriam nessa duração do jogo; se depois fizermos a proporção para 40 m obtemos a pontuação previsível de um jogo com essas 12 jogadoras. Assim a previsão é que a selecção do Norte ganhe à selecção do Sul por 96-80.
TRIPLOS
Se em relação às duas selecções a previsão é bastante falível (nem sequer se entra em conta com o factor treinador), no que diz respeito ao concurso de triplos o máximo que se pode fazer é reproduzir as estatísticas dos jogos já realizados. Não só não é fácil olhar os dados de outro modo, mas também as condições de lançamento do concurso são diferentes das condições de jogo. Neste caso, previsões... no fim do concurso. No entanto as estatísticas dão uma clara vantagem a Carla Nascimento do A.D.Vagos pois não só foi quem mais triplos marcou de entre as concorrentes, mas também é quem tem de longe a melhor percentagem de lançamentos de 3 pontos.
Sem comentários:
Enviar um comentário