domingo, 6 de setembro de 2009

De Regresso!!!!!!!!

Nota Introdutória: A todos quantos ao longo destas semanas de ausência me manifestaram por E-mail, telefone ou pessoalmente a sua vontade que o Basquetebol Pensado voltasse ao activo, o meu muito obrigado. A todos aqueles a quem eu não consegui responder por E-mail as minhas desculpas e mais uma vez o meu muito obrigado, foram muitos e deixaram-me surpreso.

A Ausência destas semanas tem várias explicações mas todas elas entroncam, numa só palavra, DESENCANTO.

Quem acompanha este espaço sabe a minha opinião sobre o actual estado do basquetebol em Portugal e nomeadamente sobre a recém criada LPB. Ora, por motivos profissionais, vou provavelmente durante a próxima época estar mais atento a uma competição que considero sem futuro e que apenas serve os interesses e a megalomania de alguns, daí o DESENCANTO.

Ao longo dos últimos anos tive o imenso prazer de acompanhar aquela que considero ser actualmente a competição mais adequada à realidade do basquetebol nacional: a PROLIGA. Como já percebi também, esta vai sair da minha esfera de acção uma vez que o distrito de Aveiro fica agora apenas representado pelo Sangalhos, depois da subida do Illiabum e da desistência do Esgueira. Para agravar tudo isto esta competição vai rumar aos Açores, provavelmente num barco pirata e ao abrigo de mais um regime de excepção que atira o Dec. Lei 14/2005 borda fora, daí o DESENCANTO.

No fundo não sei se terei pachorra para acompanhar uma competição com finalistas já conhecidos, com clubes sem condições mínimas para iniciar a competição e com gente com responsabilidade calada e sem ideias para promover a modalidade, trazer gente para os pavilhões, promover uma competição equilibrada e de uma vez por todas fazer o saneamento exigido daqueles que podem ou não competir a este nível.

A tudo isto até me custa juntar a selecção, mas na verdade e pese embora o respeitável esforço dos atletas já não existe pachorra. Será que ninguém percebe que não há Moncho que nos valha enquanto não apostarmos decididamente na formação e nos clubes, com directores técnicos que saiam dos gabinetes, que façam prospecção e que não deixem os clubes fazer tudo sozinhos. Existem por esse mundo fora alguns Portugueses a jogar basquetebol e até com alguma habilidade e existem em Portugal alguns atletas das ex-colónias que fizeram a sua formação em Portugal e estão à beira de optar por seguir as pisadas do “caso Armando Costa”.

Os blogues são hoje um fenómeno extraordinário onde toda a gente pode dar opinião. Ao início é giro, mas com o passar do tempo e quando julgamos que estamos no controle da situação, já é o blogue que nos controla a nós, seja pela necessidade de o manter actualizado, seja pela cobrança natural de quem nos lê.

Tentarei não me deixar manipular nem desencantar e estou de Regresso!!!


5 comentários:

Anónimo disse...

Bem Vindo...

Anónimo disse...

Eh pá, ganda xugador.Assim até assusta as outras equipas, que ainda vão desistir.Então e os "melhores momentos" dos outros jogadores que vêm para as equipas mais fraquinhas?Também têm direito á vida e os apaniguados iam gostar.Ou a nova versão do blogue é só para os tubarões dos basquete, meu??!!E eles são todos tão bons nos "melhores momentos"!!
Saia uma caipirinha para o lado norte da piscina (ou acabou a lima?)-Eh,eh,eh.

O controlador (está sempre alerta)

Anónimo disse...

Sr.Jornalista Júlio Senos, proponho que acabe com "É só conversa", para que não tenhamos de levar com o vomitado dos fedelhos sempre que vão ao Mac.
É que depois é so vómitos de hamburgers, pizzas, etc., e nós os adultos é que temos que levar com o cheiro.Ah e acaba-se também com o espaço para os candidatos a jogadores e directores e assim, menos maus cheiros para quem consulta o blogue.Sr.Júlio é só uma sugestão...não leve a mal.

O controlador (está sempre alerta)

Pata Negra disse...

Embora tenha profundas divergências com algumas das suas opiniões, já tinha saudades de aqui vir. Felicidades e que o blog continue. Agradeço que tenha colocado o link para o meu blog.

joaovrs disse...

Ainda bem que o basquetbol pensado está de volta, faz cá falta.
Um abraço