domingo, 12 de outubro de 2008

Jornada 3 - Resultados!

Foi um fim-de-semana cheio de basquetebol que chegou ao fim esta tarde com a realização da jornada três de Liga e Proliga.

Na Liga e com o Jogo Porto - Académica a ficar adiado para dia 15 de Outubro, o Barreirense é a grande surpresa da dupla jornada, pois após a derrota com o Sangalhos na jornada cruzada arrancou para duas vitórias convincentes este fim-de-semana. No jogo da jornada o Vagos não conseguiu fazer jus ao título de candidato e voltou a perder, agora com a Ovarense. Belenenses e Ginásio passaram o fim-de-semana a perder.
Benfica, CAB Madeira, e Ovarense são agora os comandantes da prova.


Na Proliga as surpresas acontecem e o destaque vai para o Queluz e o Maia que bateram duas das equipas mais fortes da prova, Illiabum e Galitos do Barreiro.
No jogo da jornada, o Esgueira continua imparável e já lidera isolado a classificação após vencer no derby regional o Sangalhos.
Em Queluz aconteceu a surpresa da jornada com o favorito Illiabum a cair aos pés de a corajosa equipa da casa. O Queluz fez das fraquezas forças e lutou até à exaustão para levar de vencida uma equipa do Illiabum que nunca se adaptou à forte pressão imposta pelos homens da casa que controlaram quase toda a partida. Nos últimos 5 minutos o Illiabum ainda pareceu poder arrancar a vitória após uma excelente recuperação que empatou a partida a 70 pontos, e com Camará da linha de lance livre a parecer já não ter força e a fazer dois air-ball, mas logo de seguida a falta de discernimento dos Ilhavenses deitou tudo a perder e a equipa da casa acaba por ser a justa vencedora. Num jogo em que o Queluz parece ter jogado sempre com mais um jogador tal a dinâmica imposta, o Illiabum voltou a denotar a falta de um base que controle o jogo da equipa.
O MVP da partida foi Josimar Cardoso autor de 29 pontos, mas merece destaque toda a equipa do Queluz.
Num jogo com uma fraca arbitragem, sem que isso sirva de desculpa para a por vezes apática equipa do Illiabum, é importante reflectir como é que uma equipa que defende quase 40 minutos com pressão a campo inteiro acaba o jogo somente com 14 faltas cometidas, o que dá uma média de 2 faltas por jogador utilizado.

10 comentários:

Anónimo disse...

Diferenças de 20, 30 e 50 (!!) pontos em jogos da liga principal?É esta a credibilidade competitiva desta liga que alguns defendem?Estão ou não clubes trocados nas principais competições?Tem ou não a FPB de meter mãos nisto rápidamente e os clubes que querem estar á força na liga das "vaidades" serem colocados na devida competição.Estará a liga a ser credibilizada com estas tareias de equipas sem o mínimo de qualidade para estarem na competição "principal".Respondam os amantes do basquete, sejam eles portistas, alfacinhas, figueirenses ou albicastrenses.

Anónimo disse...

Anónimo: boa, sempre a disparar.... mas, fiquei com uma dúvida, o VSC é dos tais que devia estar na Proliga? Ou era o Barreirense? Fico à espera da resposta, porque sei que não critica só por criticar... LOL!

Anónimo disse...

Uma equipa da liga que perca um jogo que seja com outra da proliga, não tinha de estar aonde está.Para além disso, qualquer equipa que tenha dívidas a jogadores, treinadores,segurança social, fisco ou outras, devia e como dizem os regulamentos, ser afastada dessa competição.Esclarecido?
Não se trata de disparar, mas sim, denunciar a podridão do desporto e basquete em particular.Só com esta postura é que os nosso directores(acredito eu)tomarão as decisões que se impõem.O VSC é um projecto credível, sólido, sem dívidas, que teve um acidente de percurso (em 100 jogos o Barreirense não faz outro igual) e não perde a credibilidade que tem por este jogo.Já o seu clube, vamos aguardar mais umas semaninhas, OK?

Anónimo disse...

Anónimo: está a tentar emendar a mão com toda essa bondade para o VSC? Senão for isso, em português há uma palavra para a sua última intervenção... contradição!!!

"Para além disso, qualquer equipa que tenha dívidas a jogadores, treinadores,segurança social, fisco ou outras, devia e como dizem os regulamentos, ser afastada dessa competição." Boas, então o Barreirense tem todas as condições e não corre o risco de ser afastado porque não tem quaisquer dívidas dessa espécie.

Só mais um esclarecimento: quer dizer levar 31 pts de uma equipa não dá perda de credibilidade, mas uma simples derrota com equipa da Proliga (mesmo que seja por 1 pontinho) significa não ter condições? Que confuso!

Obrigado pelos esclarecimento, mas é concerteza falha minha em perceber estes "critérios" do Anónimo... parecem-me muito, como dizer, fluídos! LOL!!!

Anónimo disse...

O meu amigo percebe, quer é dar a entender que não.O VSC é dos clubes mais credíveis do nosso basquete, e assim sendo terá sempre na minha pessoa admiração por esse facto.Nunca leu em lado nenhum um associado do VSC dizendo (ao contrário do seu clube, por muito que diga o contrário)que o clube tem dívidas de dezenas de milhares de euros e isso credibiliza as pessoas que o gerem.
Enquanto o VSC (podíamos falar de outros) têm equipas competitivas, não só este ano, mas ao longo das últimas épocas, o seu clube tem andado de derrota em derrota e este ano começõu por perder com uma das equipas mais frágeis da proliga.Dediquem-se á formação que aí e com a capacidade que têm de "desviar" os melhores miúdos dos outros, reconheço sem qualquer problema que fazem um bom trabalho.
Chama a isto incoerência, pois eu chamaria realismo.
Pode ser, pode ser que com os novos jogadores eu possa mudar a minha opinião, até lá, continuo a pensar que o lugar do seu clube era na segunda liga, mas....

Anónimo disse...

Anónimo: O Barreirense não deve a ninguém e, muito menos, o basket do Barreirense. Não viu as contas? Mas, não era você que falava das contas do Barreirense uns post atrás? Afinal nem sequer sabe ler os balanços?!?

Sobre a equipa mais fraca da Proliga, podia dizer que só perdeu até agora com o Esgueira (podia dizer como você que contra o Barreirense o Sangalhos meteu 60% ds triplos e isso não é comum, mas não vou refugiar-me em desculpas). Mas, o senhor é que sabe... mas levar 31 pontos em casa ninguém escapa!

Sobre a formação do Barreirense, é repetir a cantilena dos que têm inveja do trabalho do clube, mas espero que tenha visto em Guimarães o António Pires, o José Silva, etc... e já agora o Pedro Silva do VSC todos jogadores formados no Barreinse.

Confesse que tem um ódizinho de estimação pelo Barreirense que não faz mal (não é o único...)... é que "a bota não bate com a perdigota" no seu discurso "credibilizador" tanta é ânsia de prosseguir aqueles de quem não gosta...

É que é a "credibilidade" das suas observações que fica muito chamuscada pelas constantes incoerências...

PS: Só para evitar dúvidas, pode ser confusão minha, mas o VSC não era o clube do Pimenta Machado?

Anónimo disse...

O anónimo que lhe respondeu acerca das contas do seu clube, era um sócio do Barreirense, não eu, tenha a certeza.Estou longe, muito longe do barreiro ou de Guimarães.Mas apesar de estar longe,muito longe sei, como todos os que se interessam pelo basquete, que o clube em causa tem passivo, logo dívidas.O resto é conversa de embalar, que o meu amigo tanto gosta.Dizer, que fui adversário do seu clube durante muitos anos, clube que respeito e muito, desde os tempos do Flávio, Arnett e outros.Não é o clube que está em causa, mas sim quem o dirige, que á semelhança de tantos outros, vêem nos clubes a forma mais fácil de atingir a "fama" que as vidas não lhe dão nas suas profissões e vai daí, toca p´rá frente, que quem vier fecha a porta.
Claro que sabemos que não é o que se passa com o ilustre ultra, sou só eu e as minhas "incoerências".pena é que o tempo teima em dar razão aos "tolos" como eu.Porque será?talvez do Guaraná??!!

Anónimo disse...

Anónimo: ahh... todos os balanços têm um activo e um passivo! Isso não significa que esteja a "dever" a quem quer que seja... falta de credibilidade é apresentar um balanço que não tenha um activo e um passivo. Isto não é "conversa de emabalar".... é o Plano Oficial de Contabilidade! ;)

Agora, a conversar é que nos entendemos, se a questão de credibilidade é uma questão de pessoas/dirigentes diga-o...agora a atacar o clube e o projecto do Barreirense de aposta na formação é que não acho correcto! E já agora os resultados de Seniores que criticou, "sofrem" também dessa aposta na formação.

Sobre os vaticínios da carreira do Barreirense.... estamos cá para ver. Mas, se há coisas que todos os dirigentes do basket do Barreirense tiveram sempre foi os pés bem assentes na terra. E o que lá está não é diferente nesse aspecto. Nunca se entrou em megalomanias no Barreiro.

Anónimo disse...

Não houve qualquer crítica da minha parte á "filosofia" da formação do Barreirense.Só constactei...
O ir buscar os melhores e trabalhá-los, não é defeito, pode ser...feitio.Mas não veja isto como crítica(ou mais um disparo) e os resultados estão aí!
Sobre a questão que tanto o incomoda, decerto que lê o basket.pt, aonde os seus conterrâneos poem a nú os problemas de gestão, assim como a questão do passivo(essa de passivo ser diferente de dívidas, peço desculpa mas não resisto a uma enorme risada).será que no Barreiro são todos incendiários.Será, tudo o que se ouve, invenções de "franco-atiradores"?É claro que não e o sr. sabe-o melhor do que eu.
Não deixo de pensar que o Barreirense será um dos poucos clubes no país que pode fazer basquete de qualidade com as bases que tem.É tudo uma questão de gestão com qualidade.Quando a tiver, "subirei-o" de divisão.Até lá e mesmo que ache que é "ódio de estimação" colocarei o seu clube no segundo escalão.Não leve a mal, isto não é defeito...é feitio.

Anónimo disse...

Oh anormal, não é a cidade do Porto que vai jogar contra a Académica. É o FC Porto que vai jogar contra a Académica. Que mania! Santa ignorânica!