Começaram as competições, começaram os problemas!
Com apenas uma jornada disputada dos campeonatos Liga e Proliga, já existem dúvidas que me assaltam de forma cada vez mais forte.
Ao longo da pré-época, coloquei aqui algumas perguntas para as quais, para além de alguns contributos vossos, nunca encontrei resposta. Ainda hoje ninguém explicou o modelo do Troféu António Pratas, nunca ninguém explicou o porquê de uma nova Liga profissional, nunca ninguém explicou porque é que estão a tentar matar a Proliga quando nos últimos dois anos foi a competição com mais qualidade no basquetebol Português, etc...
Mas agora já tenho mais perguntas! O que é que querem? Sou curioso!
- Do Queluz já sabemos que é uma confusão de clubes, núcleos e sociedades anónimas, mas as histórias são tantas que pergunto-me se o Queluz que compete na Proliga cumpre todos os requisitos pretendidos?
- Este fim-de-semana o Galitos de Aveiro foi sorteado para mais uma eliminatória da Taça de Portugal, sendo o adversário a ACR de Vale de Cambra. Até aqui tudo normal, o pior foi quando alguém descobriu que afinal era tudo mentira e a eliminatória não se podia jogar. Mas o mais interessante até é a justificação: é que o Galitos agora é satélite do Vagos. Este tema sugere logo uma série de perguntas.
1ª- Mas a Federação quando faz os sorteios não olha para os regulamentos?
2ª-Foi preciso chegar quase até à hora do jogo para anunciar a decisão?
3ª-E os dirigentes do Galitos, onde estavam com a cabeça quando decidiram submeter um clube centenário a esta vergonha?
E nem está em causa o Vagos. Só mesmo alguém sem um pingo de tino pode submeter um clube centenário a satélite de outro qualquer clube do Distrito de Aveiro.
Também este fim-de-semana o Esgueira foi privado de actuar com o seu plantel completo porque alguém incompetente não conseguiu em três semanas colocar em Portugal o certificado de um jogador.
1ª - Na Federação existe Fax, Telefone ou internet?
2ª - Não bastava um telefonema para o Chile para passarem um certificado provisório?
3ª - Será que não conseguiram contactar ninguém do Esgueira para que os dirigentes não fossem surpreendidos por um lacónico comunicado no Sitio do Carlos Seixas (Site da FPB)?
Muito honestamente volto a frisar. Nada me move contra ninguém, nem contra qualquer instituição, mas há coisas que eu não consigo compreender.
Quem souber e quiser que responda!!!!
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
E o Burro sou eu????????
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
31 comentários:
Não é que não tenham explicado, o problema é que o Júlio não quer compreender ou ouvir os argumentos dos outros... isso sim é ser burro! Já se sabe que mais cego é aquele que não ver...
E quais são esses argumentos? O Júlio é burro mas eu também sou.
Meu caro Anónimo numero um, até hoje ninguém explicou o que quer que seja em relação aos modelos competitivos, mas para mim é clara a submissão aos caprichos dos clubes da extinta Liga.
Mas não sou só eu que não entendo, ou não quero ver.
No final da época faremos o balanço e depois veremos se valeu a pena arrancar com duas competições, depois veremos quantos clubes cumpriram as suas obrigações até ao final da época.
Como sempre digo nada me move contra ninguém e muito menos contra qualquer instituição, as críticas que vou fazendo só são possíveis pelo amor que tenho pela modalidade e são feitas com sentido construtivo.
Um abraço e obrigado!
Infelizmente face à conjuntura económica e financeira o nivelamento terá que ser por baixo, não há dinheiro para mais, a esmagadora dos clubes da Liga está a endividar-se cada vez mais...a existir apenas uma prova terá que ser com os requisitos da Proliga...digo eu.
Pena é que ninguem louve a excelente gestão de clubes como o ILLIABUM OU O SAMPAENSE podiam estar na Liga mas a honestidade dos seus dirigentes não permite esses devaneios, bem hajam.
Pedro Pinho alega problemas pessoais e abandona o Sampaense.
In http://maisbasquetebol.wordpress.com/
bom jogador para o nosso illiabum
Antes de mais queria aqui deixar os meus parabéns ao Julio pelo excelente blog que aqui tem, tornou-se visita obrigatória na minha passagem diária pela internet.
Quanto a todas essas questões que coloca, subscrevo-as inteiramente, não consigo entender como se deixou uma pseudo liga profissional o ano passado para entrar numa nova este ano, mas vamos lá ver o que isto vai dar..
Saudações!
Embora possa parecer estranho, pelo 2º ano consecutivo o Centenário Galitos ( a militar no CNB2)fez uma parceria com o Vagos (da LPB), que permite entre outras coisas que, jogadores formados no Galitos, Sub 23, jogarem pelas 2 equipas) . Clubes com estes acordos não podem, segundo os regulamentos participar na Taça de Portugal. É provavel que o Galitos tenha inscrito a equipa na Taça, ainda antes da renovação da parceria. Será que a FPB não reparou nesta situação? Quem sabe.
Afirmativo!
Só um burro estúpido pode juntar as letras assim!
Anónimo 1 (não confundir com outros comentários...): Porque não juntar todas as equipas numa única competição (assumindo que o Júlio não é dos iluminados que mandavam as equipas da Liga para a CNB2....)? Mas seriam só virtudes nessa competição? E problemas como o desnível entre equipas, uma temporada com 46 jogos só de fase regular, perda de competitividade acentuada, perda de interesse para clubes a meio da tabela a meio da época, custos de prolongar os meses de competição, etc, etc..... o problema é que o Júlio passa por cima de muitos problemas e por isso pode apresentar as suas "verdades absolutas". E, por favor, não pense que os que defendem opiniões contrárias são ignorantes, estão subjugados aos caprichos da Liga ou querem destruir o basket ou a Proliga...
Último anónimo - O problema chama-se CREDIBILIDADE (ou a falta dela)!!.O problema é a FPB permitir aquilo que contrariou durante os últimos anos e vender-se aos interesses dos que NÂO CUMPREM com os mínimos para estarem numa competição, que á semelhança das últimas, vai (é) ser uma farsa.O anónimo ou anda distraído ou faz a avestruz e "desconhece" os Lusitânias, os Belenenses, os Barreirenses, os Físicas, as Académicas, etc, etc.Continuar a fazer de conta com estes projectos, para manter uma competição principal (??!!) é próprio da INCOMPETÊNCIA SUPERIOR de quem comanda (infelizmente)o basquete nacional.Assim é há 30 anos, assim será pelo menos mais 4.Até quando?? A modalidade continuará em estado de coma profundo.Esta é a verdade, verdadinha!!
Júlio, dá-lhes com força, continua.
Estes eunucos um dia vão apanhar vergonha e deixar o basquete para quem gosta verdadeiramente dele.
Repara que desta vez entrou mais um, dizendo que estava cansado da AB, foi a correr para os braços do Saldanha, para continuar a marcar presença nas "festarolas" ao longo da época.Mais um com cheiro a ....naftalina.
Curioso que a tal Federação, vergada aos caprichos da Liga e sem credibilidade, fazendo tudo como dantes......impediu o Lusitânia de participar!
Mas, percebe-se que para alguns só há uma política de terra queimada... todos os clubes são maus e malandros menos o meu!
E quando os clubes estão com dificuldades, a missão da FPB deve ser cair em cima deles e impedir logo eles de participarem para ser mais fácil acabar com o basket de vez nos clubes.
E juntar todos (Lusitânias, os Belenenses, os Barreirenses, os Físicas, as Académicas, etc, etc...) e lançar atoardas a dizer que não têm condições... também é uma forma adequada de discutir as coisas!
É a tal coisa..... mais cego é aquele que não ver...
É a tal coisa...mais cego....
É verdade, mas essa já está gasta.
Falamos de credibilidade (coisa que o sr.parece não gostar e daí o mostrar de dôr) e somos obrigados a pensar nas dificuldades do Queluz, não, Núcleo, não, Clube Atlético, não,...
Ah, mas como a FPB trata todos os clubes por igual, e como mostrou toda a coragem do mundo para afastar o Lusitânia, vai provar aos críticos que está atenta, que são competentes e vai dizer ao Queluz que assim não, queremos (diz a FPB)credibilidade e então este(s) clube(s)de uma vez por todas vai ficar de fora, mesmo sendo o clube do nosso presidente.
E assim se começa a dar o mote para uma competição aonde estão só os que devem estar.E como se falou no Queluz e outros, como pode confirmar (e sabe que é verdade)a esmagadora maioria só compete nessa liga, porque os srs.(FPB)são e serão uns grandes incompetentes.Quer veja como o cego ou não!!
Sr.Anónimo da FPB, permita-me o arrojo de opinar sobre o que tenho lido nestes e noutros blogues, acerca do que seria uma competição credível, aonde se juntariam os clubes cumpridores e por aquilo que se sabe, com pessoas com provas dadas do que é gerir projectos, com qualidade:
Benfica, F.C.Porto,Ovarense,VSC,Sampaense,Illiabum,Galitos Barreiro,Sangalhos,Barcelos,Maia,CAB, Eléctrico, Angra.
Garanto que haveria credibilidade com estes competidores, cumprimento de obrigações, qualidade competitiva e era a melhor forma de dizer aos outros:organizem-se.
Alguns destes clubes teriam de ser ajudados?Claro, mas a FPB serve para quê?Para viver dos clubes ou para os clubes.
Este comentário não pretende ferir susceptibilidades, é só para dizer ao sr. anónimo da FPB que não somos própriamente cegos e que também sabemos onde estão as pessoas credíveis.E as que não são....também as conhecemos.
O Barreirense não é um clube credível? O projecto do Barreirense não é um projecto de qualidade no basquetebol? Sinceramente, gostava de saber porquê!?!?!?!
Ultrabarreirense se não sabes porque é que o teu clube (o Barreirense)não é credivel então eu digo-te:
o futebol tem um defice até Dezembro de 2007 de 450.000 euros e o basquetebol tem um defice até Dezembro de 2007 de 236.000 euros, se achas que isto é ser credível, espera até o clube acabar.
E o Ginásio CF não é credível porquê?
Vai chegar ao fim da época e a federação vai dizer que a culpa é da Liga de Clubes de Basquetebol (que ainda não está extinta). A federação não deixou participar o Lusitânia, mas e o Queluz? E o Belenenses? O Queluz é um autêntica vergonha, todos os anos troca de nome...mas desde que vi há uns anos atrás nas competições europeias, numa fase final intermédia(em França) em que jogou Queluz-Ovarense e o presidente da Federação estava com o cachecol do Queluz...acho que está tudo explicado.
Anónimo b: fala do que não sabe... porque esses números são falsos e são preparados para esconder o défice real... do futebol! Se essa é a razão da falta de credibilidade do projecto do basquetebol do Barreirense, acredite em quem sabe: o problema dos défices do Barreirense não é o basquetebol, é o futebol. O orçamento do basquetebol está controlado há muito tempo e bem ajustado às nossas possibilidades. Por isso, não fale do que não sabe e inclua lá sff o Barreirense na lista dos projectos credíveis.
O Orçamento do basquetebol está controlado então não está...236.000 euros de defice só até Dezembro de 2007, porque o 2008 ainda é pior, isso é que é controlo? no basquetebol tem uma receita anual de 175.000 euros gastam tudo e ainda apresentam defice de 236.000 euros, grande credibilidade...parece que te enganaram rapaz.
anónimo b:
E o Ginásio CF não é credível porquê?
Anónimo b: que parte não compreendeu da frase... esses números estão viciados para servir os propósitos do futebol? Seria muito bom se o orçamento fosse efectivamente os números que aparecem nas contas do clube, mas todos sabem que não são... o senhor é talvez o único que acredita nas contas do Presidente do FCB.
Um clube que a uma semana do início do campeonato não tem jogadores para arrancar com a época, pouca credibilidade tem.Porque razão é que ninguém queria respirar os ares da figueira?Porque será??
Boa noção de credibilidade... :D Se conheceres algum jogador que tenha passado pelo GCF e ainda lhe devam dinheiro avisa... E olha que penso que o GCF poucas vezes (ou nenhuma) ficou em último na LCB. Se isto não é ser credível... Se calhar devia fazer como SLB que deixa a liga para ir para a Proliga e mesmo assim não ganhar. Ou então fazer como o Illiabum que durante anos não pagou aos jogadores e ainda deve a alguns e outros que só ficaram para receber... Mas pelos vistos sabes tudo sobre todos os clubes. O que vale é que a tua opinião pouco ou nada conta.
Pois, pois, mas continuo a pensar que não tem credibilidade para estar aonde está.Para mais com o casino a fechar a torneira...
Acaba lá com essa ciumeira em relação aos que são melhores do que tu!Faz parte da vida, uns melhores outros, piores.Não tens de ficar depressivo!
De facto, cada um tem a noção de credibilidade que entender!Para uns credibilidade tem a ver com não ter dívidas, só prometer o que pode dar,etc. Para outros credibilidade é qualquer coisa...
Credibilidades à parte, o anónimo anterior deve estar bem por dentro dos protocolos assinados entre o GCF e o casino, pois sabe mais que a direcção do clube e um dos seus sponsors!
Há aqui qualquer 'azia' contra o GCF!Será porque no ano transacto um clube da proliga teve que pedir desculpas públicas porque numa reunião da federação teve o desplante de AFIRMAR que o GCF tinha dívidas aos seus jogadores? Claro que depois lhe foi 'pedido' que se retratasse já que o tinha dito levianamente.
E parece-me que 'melhor ou pior' só se pode medir no final de cada época, porque às vezes os melhores ovos não fazem as melhores omeletes! E aqui há muitos exemplos tanto da ex-LCB como da própria proliga
O anónimo para quem fala, desconhece por completo o que quer dizer, não pertence a nenhum clube da proliga, está a 300Kms da figueira e continua a pensar que para a competição que pensa ser a mais credível, esse clube não entraria no imediato.Ponto final e deixe-se de confusões...
Já agora, façam mais qualquer coisinha para ter um plantel mais competitivo e assim poderem entrar nas minhas contas.É que no primeiro jogo e pelo que sei e contra uma equipa só com potugueses, foi uma trabalheira para não serem vexados.Daí a minha opinião ser de que estavam melhor na 2ªliga.Começar por baixo, nunca fez mal a ninguém.Mas é só a minha opinião...
Felizmente é mesmo SÓ a sua opinião...
Olhe que não, olhe que não...
Fim de bate-papo!
Saudações desportivas
Julio, explica lá para nós como devría ser organizada a competição......a Liga não servia.....esta também não.....a Proliga o ano passado é que era boa......dá me a tua opinião. Até parece que o melhor sería que os clubes da extinta Liga Profissional acabassem com a modalidade e seguísse a procissão com os da Proliga....será esse o teu entendimento? Partilha conosco.....
Enviar um comentário