segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Tema para reflectir durante a semana


Tenho por princípio ler todos os comentários que aqui vão sendo feitos, e todos me merecem o maior apreço. Mas não posso ficar indiferente a um comentário que nos diz que, no fim-de-semana que passou, foram realizados 40 jogos de basquetebol de formação, sem Árbitros e até já nem falo dos oficiais de mesa.
Este não é um problema novo, o que me deixa ainda mais preocupado.
Afinal o que está a ser feito?
Qual o papel da Associação?
Qual o papel dos Clubes?
Qual o papel dos Treinadores?
Bem sei que os jovens não encontram na figura dos árbitros os ídolos que encontram nos atletas, mas quantos jovens que não passam do escalão de juniores não poderiam ser desviados para a arbitragem?
E os árbitros? Qual a postura durante os jogos e perante os jovens para os cativarem para a arbitragem?
E os cursos, são quando? Onde? Vão ao encontro de…?
São muitas as interrogações, mas é urgente encontrar respostas sob pena de tudo ficar na mesma….

8 comentários:

Anónimo disse...

Primeiro, gostaria de felicitar a iniciativa deste post, por parte do dono do blog. Em segundo, deixo aqui tambem uma pergunta, qual o cirtério de escolha dos jogos que merecem ser arbitrados?Porque eh que em jogos com o mesmo nivel, um tem arbitros e o outro nao? Porque nao se fala com os clubes e se acorda o preço dos cursos, e "obriga-se" os clubes a mandarem 6 atletas a partir de Jun B tirar o curso? Talvez nao fosse mal pensado. Se calhar eh a associacao que nao tem interesse em ter mais encargos financeiros com os arbitros, se calhar eh isso, mas sao muitos "se's" que se colocam, devia era haver alguem responsavel a explicar isto!

abraço []

Anónimo disse...

Boa tarde Júlio.
Gostei de ver este post publicado, já que fui eu que fiz o tal comentário que deu origem a este tema.
A Associação com o reduzido numero de juizes que possui, tem em cada semana e de acordo com o valor das equipas em confronto, ver qual dos jogos deve ter árbitros e os que não deverão ter. ( Manta curta, puxa-se para cima destapa-se os pés.....) Se só há X árbitros, só pode haver Y jogos com juizes. A juntar a esta dificuldade, temos ainda que os clubes que marcam os jogos quase todos dentro do mesmo horário não facilitando que os árbitros saiam de jogo para ir para outro. E a sobrecarga de jogos que eles teem? também não andarão eles saturados?
Penso que foi proposto antes da época se iniciar que os Juniores B e Juniores A e alguns jogos de Cadetes se disputassem a meio da semana para assim poderem ter árbitros. Quiseram?
Relativamente á questão posta pelo #6 sobre os cursos, tanto custa dar um curso para 5 pessoas como 50..... em termos de custos é precisamente a mesma coisa, sem tirar ou acrescentar um cêntimo que seja.
Soluções?
Poderá passar pela obrigatoriedade das equipas aquando da sua inscrição em Agosto/Setembro apresentarem X elementos para tirar o curso....outras haverão concerteza e levaria-nos a um grande espaço de discusão.
Encargos finaceiros com a arbitragem...... Saiba Amigo Júlio que cada jogo regional tem um preço fixo que é igual seja ele de Juniores A ou de Iniciadas Femininas......( uns jogos dão para os outros). Penso até, que assim com reduzido numero de oficiais de jogo, as despesas aumentam, já que o leque de possiveis nomeados estão bastante dispersos geograficamente o que encarece as deslocações dos árbitrso....penso......não sei !!!!!
Enfim...este tema "dá pano para muitas mangas"..venham é ideias e que alguém as apresente a quem de direito.
Relembro que em Setembro/2006 foi efectuado pelo Conselho de Arbitragem da Associação um fórum sobre arbitragem, já que é um problema de todos, talvez já eles pensando na dificuldade que iriam ter no decorrer da época....e quais as conclusões? Gostaria de saber.....
Espero que haja alguém que a seguir a este post possa rebater ou não, estas ideias....( da discussão nasce a luz..)...
Abraço!

Anónimo disse...

Caro josé, Já pensou que há clubes que tem atletas que frequentam os CAR's e CNT's e nao tem a mesma disponiblidade de jogar a meio da semana que os outros atletas? E alem disso esses mesmos atletas tem jogos por esses CAR's e CNT's. E já agora imagine um jogo de Cadetes em que o Sangalhos vai jogar a Ovar as 21.30, sendo essas equipas constituida por atletas de 14/15 anos. Qual seria o seu rendimento escolar no dia seguinte?

abraço[]

Anónimo disse...

Penso que o numero de jogos desta epoca não deve ser muito mais do que as epocas anteriores e numero de arbitros também não deve ser muito inferior aos anos anteriores. Outras razões devem estar por de trás desta falta de arbitros. Qunatos jogos apitam os arbitros por fim de semana? e nas epocas anteriores?e os arbitros que apitam jogos nacionais não podem apitar jogos regionais ?
Todos os anos aparecem varios projectos . Porque é que a Associação está sempre a espera dos clubes para as questões dos arbitros. Podiam criar um projecto para atingir os 50 arbitros na Associação de basquetebol e ser o proprio conselho de arbitragem a tomar as iniciativas sairem do gabinete e ir ao encontro dos jovens e criar as motivações, mas para isso tem de sair dos cadeirões e fazer km. Irem ao jogos de Desporto escolar e captar os arbitros, fazer cursos mais descentralizados pois não é facil a um jovem de S. João da Madeira ter de ir para aveiro para o curso, por exemplo.

Abraço

Anónimo disse...

Caro "6:
Realmente tem toda a razão ácerca da marcação de jogos para o meio da semana, E há os Centros de Treino que teem jogadores de clubes que ficavam assim sem os poder utilizar. Ok.
Mas como se sabe a problemática da arbitragem é mesmo um problema bicudo....Se há cerca de 60 jogos regionais por semana, teriam de haver ceca de 60 árbitros e mesmo assim cada um apitava 2 jogos por fim de semana. Concorda que um árbitro saia de um pavilhão para ir a correr para outro? Concorda que um árbitro tenha de apitar um ou dois jogos ao sábado á tarde, outro á noite, que no domingo apite um ou dois de manhã e a mesma coisa á tarde? Já não falo do aspecto fisico....e o mental? a saturação? Progredirá um árbitro assim?
Para cativar um jovem a ir para a carreira da arbitragem também não é fácil....quais os incentivos que ele pode ter? O que poderá levar um jovem a investir nesta carreira, quando vai saber de antemão que vai ter os fins de semana todos ocupados com basket..( já os jogadores limitam-se a fazer um jogo por fim de semana, ás vezes dois e pronto..teem o resto do fim de semana livre). Terá a asssociação os pagamentos aos árbitros em dia? Pagarão os clubes atempadamente as arbitragens para que os juizes possam receber? Sabemos que não há clubes que não nadem em dificuldades e dinheiro para a arbitragem é sempre dinheiro mal gasto, ou não será? ( isto na óptica dos clubes, claro).
Enfim falamos aqui de dicas.....sei que tem razão no que disse mas eu também devo ter alguma.
Obrigado.

Anónimo disse...

Caro Júlio
Antes de mais um agradecimento pelo colocar do "dedo na ferida". A questão não é de fácil resolução, pois se assim fosse não estaríamos aqui a tentar ajudar. Permita-me que particularize o escalão de cadetes masculinos, mas dado ter um filho que joga neste escalão, é aquele que acompanho melhor naturalmente. A lógica da escolha pela ABA dos jogos mais importantes para existirem árbitros e oficiais de mesa, poderia ser uma opção, mas se consultar o site da ABA verificará ( pelo menos ontem à noite estava assim e neste momento o site está em baixo), que apenas o jogo entre o Galitos e a Sanjoanense tem árbitros. Será que o jogo Ovarense-Anadia, não é mais importante???? ou é a falta de pagamento que impede a existência de árbitros?
Estamos a falar do campeonato que apura não só o campeão distrital como também as equipas que vão ao nacional e importa não esquecer que, por exemplo, a actual equipa de cadetes do Anadia foi a campeã nacional de iniciados à duas épocas. Na fase de apuramento das equipas para este grupo de 8, não se verificavam tantas faltas de árbitros e oficiais de mesa. A continuarmos assim só nos resta fazer como nos minis - encontros distritais de iniciados, cadetes e outros escalões, que, durante um fim de semana ocupam um pavilhão e jogam todos contra todos. Provavelmente seriam necessários menos árbitros e maximizavam-se os jogos ( ????). Espero sinceramente que o assunto se resolva, uma vez que, as equipas do distrito de Aveiro que nos vários escalões chegarem aos nacionais, quando jogarem em casa, irão gostar de ter árbitros.
Saudações basquetebolísticas

Anónimo disse...

Sr. Rui Silva:
Õbrigado por dar a sua opinião, importante concerteza, para ajudar a este grave problema da arbitragem no distrito. Precisam-se de todos os contributos possiveis, desde que sejam para melhorar.
Em Aveiro nos jogos regionais os jogos ainda se vão fazendo sem árbitros. Mas quando começarem os jogos do campeonato nacional seja de que escalão for, todos esses jogos terão árbitros e oficiais de mesa. E se não houver árbitros em numero suficiente, pode crer que virão árbitros de outros distritos e os custos dessas arbitragens são por conta das equipas visitadas...são elas que vão pagar as despesas de cada jogo que fizerem em casa..Está no regulamento de provas da Federação Portuguesa de Basquetebol e quem quiser participar nos campeonatos tem de conhecer e aceitar os regulamentos. Assim pode crer que a Ovarense, o Anadia e todos os restantes clubes terão arbitragens. Terão é de suportar os custos de deslocação dos árbitros e oficiais de mnesa de outros distritos e pagarem também os prémios de jogo.
Portanto, aqui fica também provado que este problema não é só um problema de este ou daquele, é de todos. Se a Associação não consegue arranjar árbitros para os seus quadros, terão os clubes de arranjar, porque senão cada jogo nacional de Cadetes por exemplo nunca ficará por menos de duzentos euros....cada jogo sublinho!!!
É bom que este assunto esteja a ser discutido aqui e mais uma vez obrigado ao Sr. Julio Senos por permitir que estejamos todos aqui a discutir isto, no bom sentido claro, para que mais pessoas saibam o que se está a passar.
Obrigado!

Júlio Senos disse...

Da discussão nasce a luz e se me permitem vou também entrar na (discussão).
Nestas como noutras coisas na à nada para inventar e atentemos no exemplo do andebol, que até à bem pouco tempo tinha o mesmo problema (falta de árbitros).
as medidas foram simples.
1ª criação de uma escola de árbitros a nível regional.
2º para incentivar a presença dos árbitros nos jogos e evitar a falta de pagamento da associação passaram a ser os clubes a pagar na hora e antes do jogo começar as arbitragens.
Espero ter ajudado.
um abraço Júlio Senos