segunda-feira, 24 de maio de 2010

Finalistas e não só !!!!!!!!!

Estão encontrados sem surpresa os dois finalistas da LPB. Benfica e Porto confirmaram a sua passagem à final com mais um percurso limpo. Não tenho memória de uns play-off tão desequilibrados, onde os dois finalistas chegaram à final sem qualquer derrota, mas a grande verdade é que este era um desfecho anunciado desde o início, numa prova que esteve nivelada por baixo e que nem mesmo com o regresso de alguns internacionais ganhou qualidade. As grandes figuras continuam a ser o Sérgio, o Marçal, o Manarte, o Zé Costa, o J. Santos o C. Andrade e pouco mais. Jovens promessas a emergir... peço ajuda pois não me lembro. Não sei se a culpa é da Federação, das Associações, dos Clubes, dos treinadores ou dos próprios jovens atletas a quem o actual dia-a-dia proporciona inúmeras actividades, dificultando assim uma escolha que deveria acontecer cedo para uma total dedicação. O que eu sei é que o basquetebol bateu no fundo e é urgente aproveitar esta fase de discussão de ideias com vista às eleições para discutir o que verdadeiramente importa para a modalidade.
Que tipo de competição temos e queremos? É urgente encontrar competição para que jovens entre os 18 e os 23 anos (ou até mais) não fiquem como agora 6 meses parados.
Que formação temos e queremos? Não basta ter eventos como a Festa de Portimão, depois é preciso pegar nesses jovens e continuar a acompanhá-los, é urgente colocar nos escalões da formação gente competente e não deixar miúdos entregues na maioria das vezes a miúdos pouco mais velhos do que eles.
Estas são na minha opinião duas das questões mais prementes da modalidade. É verdade que não nos podemos esquecer das questões financeiras e das dificuldades por que passam a larga maioria dos clubes, mas como quem não tem dinheiro não tem vícios, cada um deve estar onde lhe é possível e aqui a FPB tem um papel determinante a cumprir, não o de fiscalizar mas o de zelar para que os regulamentos sejam cumpridos, para que as regras e a competição sejam iguais para todos, para que os patrocinadores possam investir num clube sem se sujeitarem a ver o seu dinheiro mal empregue numa competição sem seriedade.
Servia este texto para explicar que temos finalistas e que espero para bem da modalidade que o F. C. Porto consiga dar alguma réplica ao S. L. Benfica, numa final jogada à melhor de 7 jogos, com a primeira partida a ter lugar já esta Sexta-feira na Luz pelas 21 horas.
Já agora seria interessante aproveitar a rivalidade existente entre estes dois colossos Portugueses e o seu elevado número de associados e simpatizantes para termos de novo a modalidade em sinal aberto e assim garantirmos mais alguns simpatizantes.

3 comentários:

Anónimo disse...

Júlio concordo plenamente contigo, o campeonato está bastante nivelado por baixo, e por ai vai continuar nos próximos anos, enqunato o dinheiro do futebol andar a subsidiar o basquet (enquanto houver orçamentos na casa dos 1.000.000 € e outros de 200.000 €).
No respeitante à formação, basta ver quem são os treinadores que no nosso Distrito trabalham com os miudos, e compará-los com os de há cinco anos atrás (ex: Carlos Cabral, José Azevedo, etc.).

Anónimo disse...

Julio concordo em pleno, mas não será também culpa dos treinadores que preferem ter velhos do restelo a jogar do que dar minutos aos jogadores jovens??? olhe que no Illiabum isto também acontece, deixa ver se me lembro quanto tempo jogou o francisco mota durante a epoca....humm acho que foram 50s no ultimo jogo do campeonato...isto é apenas um exemplo...será esta a melhor maneira de comandar "homens"...enfim o treinador é que sabe, mas qt a mim não é correcto nem do ponto de vista moral, nem do ponto de vista tecnico...assim se vao destruindo as jovens promessas!

ARQUIVO do BASKET disse...

Arquivo do basquetebol aqui: