
Agora é que é...
Com o início dos trabalhos a arrancarem esta semana começam a chegar as novidades dos vários clubes da A.1 e A.2.
Não sei se repararam mas eu escrevi A.1 e A.2, porque com o andar da carruagem ninguém sabe muito bem como isto vai acabar. Na A1, com a desistência do Belenenses após o sorteio, os regulamentos não permitem a entrada de mais ninguém. No entanto a Federação continua a esforçar-se para arranjar um substituto. Para além disto ainda se espera a desistência do Lusitânia e a incógnita do Ginásio. É o basquetebol em Portugal....
Quanto a novidades:
ILLIABUM- Em Ílhavo os trabalhos tiveram início esta semana, ainda que com muitas baixas. Daniel Félix, Pedro Silva e Dinis Amorim apenas entram ao serviço dia 1 de Setembro. Já os Americanos escolhidos para esta temporada chegam ainda esta semana. Os nomes escolhidos são James St. Roberts e Russel Brown ( ver aqui).
Ainda em Ílhavo e ao contrário do que se esperava, Ângelo Baptista e Pedro Coelho não vão continuar.
PORTO- No Porto a novidade é a contratação de Christian Burnes, ficando agora faltar saber se Julian Terrell regressa ou não.
C.A.B. Madeira- Na Madeira o plantel à disposição de João Freitas começa a ganhar forma, com a contratação de mais dois atletas, David Gomes ex. Barreirense e Bobby Madison. Os trabalhos na adMadeira arrancam dia 1 de Setembro.
GINÁSIO- No Ginásio já se conhecem os nomes de três atletas para a próxima época. O primeiro foi José Costa e agora também Joaquim Soares, isto para além da continuidade de Bento Cardoso.
SANGALHOS- Em Sangalhos, Francisco Gradeço vai tentando reunir armas para trazer novamente os Bairradinos para a ribalta. Agora entram Hélder Afonso e Joseph Brown.
FISÍCA- Em Torres Vedras e depois da razia de atletas nacionais, José Tavares tenta reequilibrar o plantel com as contratações de Raúl Porto, Ba Mustafá, Nuno Monteiro, Miguel Salvador e Benedito Suca.
SAMPAENSE- Em São Paio e apesar de atempadamente ter o plantel definido, Emanuel Seco não vê entradas, mas sim saídas. Feliciano Camacho olhou para o bolso e descobriu que era melhor rumar a Angola, e assim rechear a carteira.
GALITOS F.C.- Para os lados do Barreiro os Galos avançam para a nova época com renovada esperança e depois de assegurar a manutenção da maioria do plantel da época passada, chegou agora a vez de assegurarem o concurso de Joseph Jack (ver aqui).
OVARENSE- Em Ovar as novidades passam pela saída de João Soares para o Partizan de Belgrado. Poucas oportunidades em Portugal e agora o salto para um histórico do basquetebol da Europa, que tenha sorte porque merece!
Das restantes equipas para já nem sinal, mas já não falta tudo...
A pergunta, “haverá 12” já não faz muito sentido, por isso agora vamos tentar perceber se:
Irá a Federação arranjar 24?
Se não, como irão ficar as jornadas cruzadas?
E o Angra substituirá o Lusitânia?
Responda quem souber....