segunda-feira, 2 de abril de 2007

TEMA DA SEMANA


COMEÇOU A PESCA


""A Comissão Directiva da LCB vai apresentar, na assembleia geral que terá lugar no dia 9 de Abril, em Leiria, uma proposta que visa a redução do orçamento mínimo (300 mil euros) para integrar a competição profissional e do tecto máximo de equipas inscritas, que passariam a ser de 12 em vez das actuais regulamentares 16 – o actual campeonato só tem nove equipas.


“Os regulamentos actuais contemplam uma série de obrigações que estão desajustadas da realidade económica do país. As alterações que vamos propôr têm merecido boa receptividade por parte dos clubes” disse Paulo Mamede, presidente da Comissão Directiva da LCB.


Sobre a redução de 16 para 12 clubes, Paulo Mamede confia que esse número será preenchido na próxima época: “Acredito que existem boas possibilidades de se conseguir preencher esse número”, referiu o líder da Liga de Clubes""

Ora cá está uma medida que peca por tardia, mas que por si só não resolve o problema de fundo.
É urgente devolver o basquetebol ao povo, encontrar em cada equipa jogadores da região que sejam referências, reduzir o número de estrangeiros e os que vierem que tenham qualidade mínima, estipular tectos orçamentais máximos, cada clube com equipa profissional tem que fomentar a formação, os projectos dos clubes não podem continuar a ser os projectos dos treinadores até porque alguns deles são autênticos aventureiros da modalidade.
É urgente dar hoje um passo atrás para amanhã dar dois adiante. Esta Liga profissional é uma mentira. Há dez anos atrás havia mais profissionalismo do que há actualmente (PROFISSIONALISMO: - cumprimento do trabalho com seriedade, rigor, competência, ...).
Espero sinceramente que ninguém avance actualmente para uma Liga Profissional sem pesar bem os prós e os contras dessa decisão.
Têm a palavra os Senhores dirigentes e todos os amantes da modalidade.

Sem comentários: