domingo, 10 de dezembro de 2006

Tema para reflectir durante a semana

Ao passar uma semana a ouvir falar de Wrestling, preocupa-me a falta de espaço para falar de basquetebol na imprensa nacional. Por isso deixo aqui duas perguntas:

- Estará a federação a cuidar bem da sua prova principal?

- Estão os clubes a fazer tudo o que está ao seu alcance para cativar público para os pavilhões e divulgar a modalidade?

Sintam-se à vontade para comentar!

10 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais parabens e boa sorte nestas novas andanças da Blogesfera... Gostava só de deixar aqui um breve comentário: Alguns clubes, fazem um esforço por promover a modalidade e o clube, das mais diversas formas, envolvendo os mais novos nessa promoção e participação, mesmo quando se trata de uma claque de jovens do clube a puxar pela equipa, dançar nos intervalos, uns minis a participar nos minutos e intervalos,... e isso nao vejo nem a passar nos jogos da TV (poucos), nos comentarios da radio (tambem é para a RTN) ou nos blogs e sites da modalidade e quando assim é... Se cada um dos intervenientes "fizer o seu trabalho" !!! ... Abraço e espero ver neste Blog muitas fotos e noticias da formação, tambem ela precisa de ser "pensada"... mas mais "trabalhada" com paciencia e determinação... Os Minis do Illiabum contam com este espaço para o fazerem... faz-se tanta coisa neste escalão por esse pais fora... e divulga-se tão pouco (mea culpa Illiabum tambem, claro!)

Anónimo disse...

-Em primeiro lugar quero congratular esta iniciativa,porque irá ser muito útil para os amantes desta modalidade.
-Provavelmente a Federação estará a fazer o que entende para melhorar sempre mas,vou deixar o cometário para quem melhor sabe...
-Em relação aos Clubes, parece-me improvável fazer-se tudo, mas é francamente possível fazer-se sempre mais como por exemplo; anunciar de várias maneiras os jogos realizados em casa para que estes eventos sejam assistidos por muitas mais pessoas!

Um abraço
Luciano

Miguel Bartolomeu disse...

Obrigado pelas fotos. Boa sorte na Blogosfera, já ganhou um visitante assíduo. Abraço

Anónimo disse...

Mais um blog de basquete, todos os que sejam para falar de assuntos para o bem do basquete, sejam bem vindos.
A questao que levanta, já todos nós sabemos a resposta...
A começar pela FPB, no tempo de jogador, o basquete era a segunda modalidade mais praticada no pais, e a segunda mais visionada. O futebol,andebol,futsal,voleibol,...ja todas modalidades representaram o nosso país em campeonatos mundo,europeus.Já nem falando,atletismo,hóquei,judo, que sempre nos deram alegrias...A questão é saber a razao, da evoluçao das outras modalidades e o basquete, so este ano consegui um apuramento( que é de louvar)para europeu?
Antes todos fim semanas, davam jogos na rtp2, ás vezes até dois por fim-de-semana.Este ano já estão a dar outravez jogos...so do barreirense ja foram 3/4...monopolio do barreiro, continua,adiante...aos domimgos dava NBA hora do almoço, durante a semana grandes jogos europeus do Benfica...Pavilhoes cheios, era visto por multidoes, milhares , centenas de milhares de pessoas, incluindo patrocinadores.Agora que nao tem visibilidade, ou pouca tem, n ha dinheiro, n havendo, n ha bons jogadores, deixa de haver bons jogos,bons espectaculos...
Entram tambem os clubes, claro...As condiçoes que oferecem sabemos nos que n sao as melhores,falta de bolas,equipamentos,treinadores de bom nivel, quando existe falta de treinadores empurram sempre um junior/senior...bons treinadores têm que estar em baixo, nos minis começa tudo.já vejo clubes a modar esta filosofia.Uma boa aposta na formaçao, da sucesso garantido a longo prazo...mas o clubes dependem de muita coisa,da cor do partido,do autarca, se a secção é autonoma, se tens mais modalidades...porque assim o pouco € que existe , nem chega para todos, costuma ir sempre para onde se joga com os pés...
Mas nos, com nosso esforço,dedicaçao, fazemos esforços todos dias em prol da modalidade, dos miudos, e remamos contra a maré.
novos ventos soprarao...
boa sorte para blog, assuntos deste , ganhas um visitante assiduo.

Anónimo disse...

O importante, é tu fazeres e continuares o bom trabalho que tens realizado para o desenvolvimento do Basquetebol, na rádio Terranova. Abraço e espero que este Blog contribua para o crescimento da discussão séria da nossa modalidade, que realmente precisa de um "rumo" que demora a ser encontrado.
Em relação ao tema "mal vai uma modalidade que não tem Idolos" e mais não digo. Não vale a pena criticar é preciso encontrar soluções. As soluções saem de discussões de principios para chegar a conclusões gerais, e não das realidades individuais de cada um nos seus clubes.
Abraço e CONTINUAMOS a ouvir-te para que pelo menos em Ilhavo, o Basquetebol seja a modalidade rainha, para a qual tu muito contribuis.

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog.
Na minha opinião, esta reflexão é pertinente. Mas o mais grave é que estas questões já se colocam á alguns anos, e até agora, nada ou pouco se faz por mudar e para o ano volta-se a colocar as mesmas questões e no próximo e nos seguintes...
Penso que a viragem terá de vir de cima. A Federação tem o mesmo Director Tecnico á mais de 20 anos?
Eu não sei á quantos anos mas desde que estou ligado ao basquetebol é sempre o mesmo.
Penso também que a própria Federação aperta demasiado os clubes com as quetões financeiras, como estrangeiros , arbitros ,inscrições , seguros...
Os clubes por sua vez dependem das cores autarquicas e não conseguem criar meios próprios de sustentabilidade.
è pena que para o ano estas questões voltam se a colocar.

Anónimo disse...

O Basquete, não muda nem vai mudar tão cedo, isto porque se mantem as mesmas pessoas à frente das instituições e dos clubes, não existem projectos válidos, não se sabe como divulgar,a modalidade, não se trás alegria ao basquete,..........,e é tão facil, é só olhar para o lado (Espanha)

Anónimo disse...

Penso que se devia dividir a questão em dois paradigmas:

- A LCB que este ano parece rejuvenescida e com uma nova força a aproveitar a bolei do eurobasket 2007. Audiências fantásticas (pelos números é a segunda modalidade mais vista este ano), site actualizado, maior dinâmica.

- A FPB que não está a aproveitar o apuramento para o Europeu. Está imovél, inanimada, etc etc etc

Gostava de dizer que este ano ja deu 4 jogos do Barreirense, 4 do FC Porto, 3 do Ginásio, 4 do SLB, 2 da Ovarense, 2 do Queluz e ainda agora começou a 2ª volta.... e parece q sao 4

Anónimo disse...

fmruNa minha opinião a Federação deve ter adormecido para o basquetebol...
Como poderemos alcançar os feitos de outros países, se para além do nosso país ser pequenino, não se faz para nada divulgar nem apoiar o desporto em Portugal?!
E o Femininio?Onde fica ele?Será que se tem divulgado o suficiente?Será que não poderiamos ir mais além?
Vamos promover o basquetebol senhores da federação... não promovam clubes!

Anónimo disse...

Esta época, é curioso verificar que a LCB parece mais activa, apesar da redução do número de clubes. Está mais atraente e com mais público, pelo menos na televisão. A FPB continua a "vender" mal o produto e não parece estar a conseguir apanhar a boleira do Eurobasket 2007. É pena porque é um ano muito importante para a modalidade. Abraço. Bom ano para todos.