domingo, 28 de dezembro de 2008

De Volta!!!!!!!!

Após algum tempo de ausência, durante o qual recebi muitas mensagens de apoio e incentivo que aproveito para agradecer, estou de volta para falar convosco da nossa modalidade favorita.
Ao longo destas semanas de paragem, tentei convencer-me que as mesmas aconteciam por manifesta falta de tempo, mas no fundo e apesar dessa falta de tempo ser uma realidade a grande verdade é que o desencanto para com a nossa modalidade é grande.

O ano que agora termina podia ter sido de grande transformação para o Basquetebol mas no fim de contas voltaram a mudar apenas as moscas.
A Federação decidiu mudar os quadros competitivos e voltou a trocar os pés pelas mãos, ficou refém dos clubes da extinta Liga e criou uma competição para que estes senhores pudessem continuar a pavonear-se, porém de fraque alugado na maioria dos casos.

No final da primeira volta das competições Liga e Proliga, a constatação é clara: a Liga continua com fraca qualidade e a Proliga levou uma machadada competitiva de consequências ainda por averiguar.
No fundo temos actualmente duas competições da treta.
Nada me move contra qualquer instituição ou pessoa, mas entristece-me a falta de coragem dos vários agentes da modalidade.
É triste perceber nos vários pavilhões que vou visitando, que a maioria dos dirigentes nada fazem pela modalidade apenas defendem o seu status.
Que a maioria dos treinadores está mais interessada em manter o seu chorudo tacho.
Que os árbitros jornada após jornada demonstram uma confrangedora falta de qualidade e acima de tudo de humildade.

E que os jogadores nacionais de referência continuam a ser o Sérgio, o Zé Costa, o Marçal e depois uma grande dificuldade em encontrar outros nomes capazes de se afirmarem como referências. Basta olhar para as prestações dos basquetebolistas lusos em Espanha para percebermos que parámos no tempo.

2009 já espreita e com ele vai renascer a esperança fictícia de que agora tudo se vai resolver. Sinceramente gostava que tal acontecesse mas o quadro económico nacional e mundial leva-me a crer que nem este campeonato acaba sem mais abandonos, principalmente na Proliga.

Espero não vos ter massado com todo este desencanto e volto a agradecer as mensagens de apoio dos "meus" amigos.

Agora aproveito para vos desejar um grande 2009!!

25 comentários:

Anónimo disse...

Concordo contigo em quase tudo .Bom ano 2009

Anónimo disse...

Tal como o Alijas concordo com o que escreves-te, nomeadamente em relação ás arbitragens, pejadas e cada vez mais, de autoritarismo e falta de qualidade.Esses srs, continuam ao fim de semana a maltratar a modalidade com total isenção de critérios, protegendo os "mais fortes" pensando que dessa forma protegem o tacho.Alguns deles tem como objectivo pavonearem a sua vaidade pelos pavilhões, fazendo as maiores asneiras das quais saem totalmente impunes.Até quando?!
Até ao dia em que os clubes disserem, basta!Aí terão de procurar outros "patrocínios", mas com mais humildade.

Anónimo disse...

Concordo. É realmente lamentável ver determinados árbritos, sempre os mesmos, que por terem o estatuto de apito na boca,passam jogo após jogo a denegrirem a imagem da sua categoria e pesssoalmente falando, da sua própria carreira.

Anónimo disse...

Discordo de quase tudo. E acho que o Júlio Senos devia ler os seus próprios antigos post e admitir que errou em muitas das suas previsões, designadamente quanto à qualidade das equipas da Proliga (não iam ganhar às da Liga? não iam registar-se uma serie de surpresas?) e que hoje é claro que um campeonato a 24 seria um erro dadas as grandes diferenças entre as equipas. Mas, claro, é mais fácil esquecer-se o que se diz anteriormente, mudar agulha e continuar a culpar alguém com a mesma falta de humildade que se atira aos outros. Feliz Ano Novo!

Anónimo disse...

Tocaram-lhe na ferida,foi?
Sr. Frei, pelos vistos é um visitante atento do blog do Júlio.
Eu também sou e não interpreto de forma alguma da mesma maneira, que o frei, o último post.
Não estará a querer desviar atenções. Hum, parece-me mais isso.
No sábado, o jogo Ginásio- Illiabum, pareceu-me mais um jogo entre duas equipas da mesma competição do que outra coisa.
Claro, que podia ter sido melhor, se o mestre tivesse estado mais isento nas suas decisões. Até o homem que estava a filmar o incomodou, estaria ele procupado com o que poderia ficar gravado?
Pois é, parece-me que só mudaram mesmo as moscas, Júlio.
Bom ano,Frei.

Anónimo disse...

Por acaso o homem do filme não é de Ílhavo?
Se é, está tudo explicado.

Anónimo disse...

Com que então a frei por cá!Sim, porque quem se mexe como uma e quer ser como um, não consegue os seus intentos a não ser pondo uma pistola (apito) na boca, e qual sargento com bigode da GNR, começar a disparar em tudo o que mexe (e então se fôr amarelo é sempre a dar).
Bom, deixando de lado alguma ironia, devo dizer ao frei ferido, que enquanto não mostrar mais humildade e respeito pelos outros, ninguém o vai respeitar, muito menos considerá-lo como um árbitro.Tem de respeitar para ser respeitado, sem show-offs para o patrão e cuidado, tudo tem limites.Era bom que não voltasse a fazer o mesmo que fez no sábado, porque as gentes de Ílhavo querem continuar a respeitá-lo!à mulher de césar não basta parecer, tem de o ser.Bom Ano para si carregado de bom senso!!

Anónimo disse...

Na verdade, o tal Tomás a ser quem se suspeita é preciso ter uma ganda lata.Depois do que fez com a sua "equipa", dignar-se a vir para aqui mandar bitaites, está claramente a pedir "correctivo".Claro que assim levam a deles avante e as equipas da Proliga dificilmente ganharão jogos, apesar de apresentarem melhores argumentos do que os todo poderosos.Percebemos que para o vosso tacho funcionar, não pode haver derrotas dos "grandes", a liga descredibiliza, etc.E vocês como tem o poder na boca decidem, claro.E como?Mandar uma equipa 36 vezes para o LL e outra 16, umas técnicas com o sorriso nos beiços, umas ofensivas patéticas, etc.Até o homem do filme vai, que eu sou muito mau e não admito brincadeiras.E no fim lá vou eu para o balneário de sorriso nos beiços, saltando de nenúfar em nenúfar, todo bonito, com o sentimento de dever cumprido.Afinal mais uma derrota para a Proliga, a contrariar a opinião do Júlio do blogue."Sou muito mauzão, sou mesmo..." diria frei Tomás, e um dia, quando fôr grande vou assustar todos com as minhas "apitadelas".Uiiiiiii!!

Anónimo disse...

Sinceramente, acreditem que nem sequer sei de quem estão a falar, não sou árbitro (parece-me que insinuam que seria isso) e muito menos de Ílhavo ...agora esta reacção diz muito da abertura para a discussão de alguns leitores deste blog, porque pensava que iriam rebater o que afirmei com argumentos e não com insinuações. Aproveito para renovar os meus votos de Feliz Ano Novo!

Júlio Senos disse...

Caro Frei Tomás, ao contrário do que afirma não tenho memória curta, muito menos tenho por habito ter vergonha de admitir que me enganei e falta de humildade só posso aceitar que diga que tenho porque com certeza não me conhece de lado nenhum.
Por vezes a nossa memória atraiçoa-nos, mas os nossos escritos não.
A 3 de Outubro de 2008, no arranque do campeonato tive oportunidade de escrever:

“Na Liga Ovarense, Porto e Benfica são os grandes favoritos a vencer aprova, com o Vagos e provavelmente o Guimarães a tentar intrometer-se entre os três primeiros lugares. Num campeonato que se prevê nivelado por baixo, os clubes que subiram da Proliga para a Liga podem aspirar a um lugar entre os oito primeiros no final da fase regular.

Na Proliga Sampaense, Illiabum e Galitos F.C. parecem ser os melhores apetrechados para vencer, com o Esgueira a tentar entrar nesta luta a três. Esta Proliga perdeu a dimensão das quatro equipas que viajaram para a Liga, mas pode ter surpresas. O Maia promete meter um estrangeiro e com isso pode surpreender e o Eléctrico parece ter algumas condições para fazer uma boa prova.

Por fim dizer-vos que mais uma vez se perdeu uma oportunidade única de dar um salto em frente para a modalidade. Continuo a defender que uma só prova era o modelo mais viável, não com quem quisesse ir, mas sim com quem mostrasse condições para ir. Está provado que quer na Liga quer na Proliga estão clubes sem condições para estarem onde estão. Assassinaram a Proliga e podem um dia vir a arrepender-se.”

Ao reler esta passagem não vislumbro onde me terei enganado, senão vejamos:
No que diz respeito à qualidade das equipas da Proliga, fui dos primeiros a admitir que assassinaram a Proliga.
Quanto às vitórias das equipas da Proliga sobre as equipas da Liga, estas têm acontecido 6 no total e só não existem mais porque mais uma vez se cumpriu uma das minhas previsões, ou seja nem todos tinham condições para estarem onde estão.
No resto e quando falei num possível campeonato a 24 era obviamente para englobar todas as equipas então inscritas mas volto a transcrever o que então disse:

“Continuo a defender que uma só prova era o modelo mais viável, não com quem quisesse ir, mas sim com quem mostrasse condições para ir. Está provado que quer na Liga quer na Proliga estão clubes sem condições para estarem onde estão.”

A sua opinião é e será sempre bem-vinda a este espaço, mas não volte a fazer juízos de valor sobre quem não conhece.
Um abraço e um Feliz 2009 também para si.
Júlio Senos

Anónimo disse...

Ó Sr. Frei, que não és de Ílhavo isso nem precisavas dizê-lo, agora uma coisa é certa, experimenta a pôr os cotos no pavilhão de ílhavo e fazer o tens vindo a fazer, que ficas sem o resto de cabelo que tens.

Anónimo disse...

Frei Tomás, perante tudo o que já foi escrito, atrevo-me a dizer-lhe o seguinte:tenha vergonha e não se meta mais com quem entende melhor o basquete nacional a dormir, do que voçê acordado.Meta o rabinho entre as pernas e faça um retiro sabático, mas prolongado.
É que ao ler o que escreve, com mais certezas ficamos acerca da sua qualidade enquanto "apitador".
Mesmo assim um Bom Ano de 2009 cheio de progressos na arte de bem apitar.

Anónimo disse...

Refrescando a memória, o Júlio Senos escrevia que "Já o tínhamos dito e os resultados vêm confirmá-lo, ainda não é este o ano de mudança do basquetebol português, este não é o campeonato com as melhores equipas"... o problemas é que os números são avassaladores pois nas jornadas cruzadas "Até ao momento, em 59 jogos 10 grandes cabazadas e apenas 6 vitórias das equipas da Proliga (Ginásio e Física perderam duas vezes, Barreirense e VtGuimarães uma) . A “moda” é os jogos acabarem por diferença de 11 ou 16 pts"!!! (blog Seis25 "Cruzando Jornadas", com gráfico e tudo....).

Ora, se o Júlio Senos não quer reconhecer, ao contrário do que afirmou, a evidência de que as equipas da Liga são manifestamente superiores, o desnível bastante elevado no global (veja o tal post no blog Seis25 se precisa de mais dados...) e que a Liga tem as melhores equipas é um problema de não querer reconhecer o óbvio.

E depois falhou também nas suas previsões catastróficas e tremendistas... pois nada do que ia subrepticiamente vaticinando aconteceu.... refrescando novamente a sua memória:
- "Após o acerto de calendário nenhuma equipa da Liga folga, o que é de enaltecer.
Vamos ver por quanto tempo..."
- "Infelizmente confirmaram-se as minhas expectativas e o Belém caiu, mas para mal dos nossos pecados isto não vai ficar por aqui e será prudente que a Federação aproveite este ano para limpar a casa."
- "Na Proliga não há para já desistências, mas isso não é sinal de que tudo esteja bem, mas essa é conversa para mais tarde."

Razão pela qual quanto aos juízos de valor, devolvo a invectiva com os factos que apresento.

Quanto às insinuações da "galeria", sinceramente não sei de quem estão a falar, mas digam-me o nome do tal árbitro para endereçar-lhe as minhas desculpas pela confusão que outros estão a tentar gerar com a sua pessoa.

Feliz Ano Novo!

Anónimo disse...

eh eh!
Frei, está mais interessado naquilo que o Júlio escreve, ou naquilo que os outros pensam em relação a si?
Pois olhe, eu ficaria mais preocupado em disfarçar o meu mau empenho enquanto mestre do apito.
As desculpas só se forem direccionadas para aqueles, que a querer ou não, têm que gramar com as suas ordens e de cara alegre.

Anónimo disse...

Tudo mal no nosso Basquetebol....jogadores nacionais que não evoluem.....equipas fracas que apenas que proporcionam competições de nível baixo.....dirigentes que se pavoneiam pelos pavilhões e que nada fazem pela modalidade...treinadores agarrados ao seu tacho chorudo...falta de qualidade e humildade dos árbitros. Bom só falta falar daqueles que são, ao que parece,os únicos que se salvam no meio de tudo isto.....os JORNALISTAS, essas doutas criaturas de qualidade invejável que com base numa formação obtida no tasco da esquina fazem este tipo de juízos de valor dizendo mal de tudo e de todos, não percebendo quase nada do que analisam quer nos seus escritos, quer nas suas alocuções radiofónicas.Basta lê-los e ouvi-los e acima de tudo presenciar as suas atitudes nas bancadas dos jogos em que participam os seus filhos. Não é Julio Senos???? É que, falar é fácil......muito fácil. Dê-nos bons exemplos caro amigo....Um bom ano para si e já agora acrescente qualidade a si próprio

Anónimo disse...

Conheço bem o Júlio e por isso atrevo-me a dizer que já fez bem mais pelo basquete e pelo IC do que qualquer anónimo com "dor de corno", como é o caso do último comentário.Esses destilam veneno no dia a dia, contra tudo e contra todos, nada fazendo, sendo mesmo em várias situações autênticos parasitas da sociedade, não tendo coragem para o confronto directo, actuando como heróis no anonimato.Continua Júlio, um bom ano para ti e nunca te esqueças da velha máxima:os cães ladram enquanto a caravana ....
A verdade dói, mas não deixa de ser!

Júlio Senos disse...

Caro Frei Tomás, que as equipas da Liga são superiores é uma constatação, e pior fora que não fossem, são compostas por mais um estrangeiro e na sua maioria têm nos seus planteis internacionais Portugueses, portanto até aqui não existem novidades.
Quanto ao trabalho que é feito pelos meus colegas de Rádio, Miguel e João no blog Seis Vinte Cinco posso dar-lhe outra leitura.
Apenas 16.9% dos jogos são desequilibrados.
10.1% são vitorias das equipas da Proliga.
72.8% das vezes os jogos são equilibrados.
Isto é a outra forma de ver os números.
Quando digo que “este não é o campeonato com as melhores equipas”, tento deixar claro que, uma competição que englobasse as actuais equipas da Liga, com mais algumas da Proliga onde incluiríamos mais um estrangeiro, teríamos provavelmente uma competição mais atractiva.
Na Liga que perdeu duas equipas no arranque o Sr. acha que está tudo bem?
Na Proliga projectos como o do Atlético e do Queluz, "pese o enorme esforço dos atletas e treinadores desses clubes" acha que são credíveis?

Eu só gostava de ter uma melhor competição, é pecado?

Quanto ao Sr, treinador de Ovar, é um facto que no reino da escrita não são só virtudes, é só ver algumas das análises aos jogos e quantos são os que escrevem sobre a modalidade. Pela minha parte e ao contrário do que pensa não sou jornalista, limito-me a emitir a minha opinião da qual pelos vistos não gosta, mas Deus que é Deus...

Quanto às atitudes na bancada pode querer que não é nada de que me orgulhe e por elas me penitencio.
Quanto ao valor ou "valores" de cada um vamos andando e vamos vendo.
Feliz 2009.
Júlio Senos

Anónimo disse...

Disse um dos comentaristas a este post:
"....que qualquer anónimo com "dor de corno", como é o caso do último comentário.Esses destilam veneno no dia a dia, contra tudo e contra todos, nada fazendo, sendo mesmo em várias situações autênticos parasitas da sociedade, não tendo coragem para o confronto directo, actuando como heróis no anonimato."
Este amigo aparece também ele como anónimo o que me leva a crer que também fala de si próprio.
Quanto a si Julio Senos, assisti de facto em Ovar à sua infeliz participação. Sigo o basquetebol da Ovarense há muitos anos pelo que o conheço. Sou pai de um dos miudos envolvido no jogo e não gostei do que vi. Não´são aqueles os valores que devem estar presentes numa competição de jovens. O senhor portou-se mal.... muito mal...daí o ter convidado a corrigir-se ...abraço

Anónimo disse...

Pela velocidade com que respondestes, não digas mais mal porque afinal és assiduo deste espaço.
Quem não gostas não come, mas tu afinal gostas!!!

Anónimo disse...

Algum problema em ser assíduo? Ou será condição estar sempre de acordo com o que se ecreve nos blogs para os frequentar?

Anónimo disse...

O julio com certeza não precisa de adevgodados de defesa mas foste tu quem escreveu (fazem este tipo de juízos de valor dizendo mal de tudo e de todos, não percebendo quase nada do que analisam quer nos seus escritos, quer nas suas alocuções radiofónicas.Basta lê-los e ouvi-los ).
Repito quem não gosta não come, e se o rapaz é assim tão mau jornalista não vale a pena ler o que escreve certo?

Anónimo disse...

Onde já vai a conversa.
Está-se aqui a julgar e condenar alguèm que apenas faz, volta e meia, uma análise PESSOAL dos jogos, a que assiste e relata.
Estamos mais uma vez a desviar a conversa.....
Sejam directos e falem daquilo que interessa verdadeiramente, porque se formos por aí, também já vi o Sr. e por sinal num jogo do seu filho, a dizer e a fazer insinuações menos felizes.
Sabe, pela boca morre o peixe....
E, por favor não desviem a conversa e limitem-se comentar o post.

Anónimo disse...

Ai, Frei, frei, doi tanto não doi? Mas, ainda podes converter-te.

Anónimo disse...

Acho que o Júlio devia optar por moderar e controlar os comentarios neste blog. Assim já o fizeram colegas dele.

Anónimo disse...

"Não´são aqueles os valores que devem estar presentes numa competição de jovens".
E na competição dos séniores, já são aceites estes valores?
Ainda vais ser apanhado com aboca na botija!