terça-feira, 1 de novembro de 2011

Regresso forçado!!!!!!!!!

Regresso, mas contrariado.
Regresso depois de constatar que após a ultima publicação feita neste espaço (27de Maio de 2010) tudo o que lá está escrito ainda continua actual.
Regresso porque hoje constato com imensa surpresa que afinal era possível descermos ainda mais baixo.

Antes de mais convém ressalvar que esta longa ausência se deveu única e simplesmente ao facto de ter sido eleito delegado, em representação dos clubes da ABA nas assembleias da  FPB, e como tal achei por bem dizer tudo o que achei necessário em sede própria e não através deste espaço. Hoje quebro essa regra porque já não posso calar mais a minha revolta por tudo o que de mau fizeram e continuam a fazer ao basquetebol português.

Acabo de ver o Benfica 87- Ginásio 30 (!!!!!!!!!!) e no final do jogo que só não acabou pior para o Ginásio porque o Benfica fez rodar todos os seus atletas disponíveis, constato que de facto é esta a pobre imagem que tem o basquetebol português: pavilhão vazio, jogo desequilibrado, mal jogado, mas com a presença de três árbitros, não vá a Federação Internacional pensar que somos uns quaisquer pelintras. Fica assim tranquilo o Sr. Presidente da FPB, está salvaguardada a imagem do basquetebol português. E eu a pensar que até há bem pouco tempo uma das preocupações fundamentais seria reformular as competições jovens para entre outras coisas evitar resultados deste tipo, e depois na principal competição nacional é isto que vemos. Tenho o máximo respeito pelos atletas, treinadores e dirigentes do histórico Ginásio Figueirense, mas esta é uma página negra do clube.
Mas situações como esta infelizmente vão acontecer ao longo desta época, porque este campeonato foi mal estruturado, algumas das equipas presentes se calhar nem condições legais têm para o fazer e só estão na competição para que Benfica e Porto possam gladiar entre si. Não temos condições para ter uma competição a 12? Então fazemos uma com menos equipas mas mais adequada às nossas realidades.
Por falar em ilegalidades, não houve uma equipa que desistiu de uma competição oficial? Alguém sabe mais alguma coisa? Dêem novidades.
Pelo meio fomos ao Eurobasket, beneficiando do alargamento e pese embora o resultado obtido ter sido apenas e só derrotas, a grande verdade é que defrontámos as melhores selecções do mundo, mas nem aqui a FPB teve arte e engenho para fazer valer isso em favor do basquetebol português, nem um só jogo transmitido em sinal aberto, numa clara demonstração de falta de poder negocial ou de credibilidade perante as altas instâncias do país. Nota alta para a entrega dos nossos atletas e preocupação com o futuro. O que vem a seguir?
Sim, o que vem a seguir? Dos actuais seleccionados quantos têm mais de 30 anos?  A pergunta poderia ser feita ao actual seleccionador, pessoa que aprendi a respeitar de há muitos anos a esta parte, mas ele só está a meio tempo. E eu que pensava que poderiam existir condições para que se realizasse um trabalho profundo ao nível da formação para devolver o basquetebol a um nível aceitável dentro de alguns anos. Afinal tivemos um treinador que apenas se preocupou com o Eurobasket, pelo meio ficou por avaliar a necessária reestruturação das competições jovens com vista à renovação da selecção nacional.

Pelo meio zangaram-se as "comadres". O Presidente em exercício da Assembleia Geral da FPB pôs o dedo na ferida, disse algumas verdades, muitas delas incómodas, e afrontou o poder instituído, só faltou mesmo dizer do estado de arrependimento ou não, sobre a sua recusa ao convite do professor José Curado para fazer parte do seu projecto aquando das últimas eleições.

Entretanto a resposta veio dura e incisiva de onde menos se esperava. O primeiro a responder foi o Seleccionador Mário Palma que assim se defendeu contra argumentando, e qual fiel escudeiro pediu a demissão do Presidente da Assembleia Geral da FPB, pasme-se. Tenho 42 anos e estes dois Senhores foram a par de outros como Carlos Gouveia, José Curado, o falecido José Olimpio, Mário Silva, Luís Magalhães, Orlando Simões, etc... pessoas que aprendi a admirar pela sua postura, educação e conhecimento. Se calhar ambos têm razão e melhor era que trabalhassem cada um na sua actual estrutura para mudar o estado das coisas.
Por esta altura passo pelo sítio da Federação e tento saber resultados da modalidade. Os resultados da LPB já lá estão. Daquela que foi em tempos a "menina dos olhos" do presidente da FPB nada. Mudam-se os tempos...
A conversa já vai longa e eu próprio me encontro aborrecido com o que escrevo. Estou triste com o actual estado da minha modalidade. É urgente mudar o chip, sem culpar, sem julgar, apenas vendo nas críticas oportunidades de melhoria.
É nas alturas de maior crise que se vêm os grandes líderes e esta é uma oportunidade única.