sábado, 27 de fevereiro de 2010

Jornada 15 !!!!!!!!!!!

Jogou-se este Sábado a grande maioria dos jogos referentes à jornada 15 da LPB. Sem grandes surpresas para já, ainda assim não podemos deixar de salientar a importante vitória do CAB Madeira na Figueira frente ao Ginásio (93 - 86).
Em Ovar continuam-se a marcar poucos pontos mas o resultado vai dando invariavelmente vitória da Ovarense, esta tarde a vítima foi a Académica 64 - 56.
Na Luz, o Benfica continua sem perder para o campeonato e esta tarde o Barreirense não foi problema para a equipa encarnada, como se pode ver pelo resultado: 98 - 62.
No jogo que tive oportunidade de acompanhar, o Illiabum foi a Torres Vedras arrancar uma vitória importante e que lhe permite ocupar nesta altura o 5º lugar isolado da tabela. Para a Física esta foi a gota de água e no final do jogo o desalentado José Tavares atirava a toalha ao chão a admitia que o sonho do play-off tinha acabado ali.
No jogo, a Física só durante a primeira parte conseguiu manter a toada de equilíbrio, perante um Illiabum algo macio na defesa e no ataque confuso e sem jogo exterior.
No arranque do terceiro período o Illiabum acertou agulhas defensivamente e no ataque as BOMBAS começaram a cair, dinamitando por completo as alternâncias defensivas da Física.
Nos destaques desta partida é de salientar o grande jogo (mais um) de Matt Shaw. Numa partida onde as atenções estavam centradas em James e Nate, Matt Shaw emergiu na segunda parte para carregar a equipa Ilhavense para o triunfo. Ainda no Illiabum, destaque para o regresso de Daniel, sempre preponderante e para a estreia de António Pires, parece que já lá estava desde o início da época, numa prova clara de qualidade.
Na Física, a dupla de Norte Americanos, Louis II e Powers, bem tentou mas num plantel tão curto não se podem pedir impossíveis.
Para completar a jornada fica agora a faltar o Sampaense - Porto marcado para esta tarde, um jogo onde uma vitória dos Dragões pode cavar um fosso entre os quatro primeiros e os restantes.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A "MÁQUINA" vai parar !!!!!

A "MÁQUINA" vai ter de parar durante algumas semanas.
Francisco Rodrigues, base do Illiabum, lesionou-se com alguma gravidade no jogo da jornada passada em São Paio de Gramaços. O tempo de paragem previsto é de 6 semanas pelo que se espera que lá para o final da fase regular o atleta já esteja apto.
Francisco Rodrigues ingressou a meio da época no Illiabum tendo sido importantíssimo nesta boa fase da equipa de Ílhavo.
Esta tem sido uma época terrível para o conjunto Ílhavense nas posições 1 e 2 , senão vejamos,
Tiago Barreiro saiu, João Rui voltou a parar para se submeter a nova intervenção cirúrgica, os três jovens que iniciaram a época e podiam dar alguns contributos acabaram por abandonar o grupo fruto da pouca ambição dos próprios, Daniel Félix também lesionado e agora Francisco Rodrigues...

Rescaldo da Jornada 13 !!!!!!

Jogou-se no passado fim de semana a jornada 13 da LPB. Só pude acompanhar à distância esta jornada que trouxe alguns resultados no mínimo interessantes, por isso os comentários serão poucos.
A jornada arrancou no dia 12 mas nem esse facto livrou os Dragões dos "azares" da jornada 13 ser jogada no dia 13. O Porto perdeu com o Vitória e somou o terceiro desaire consecutivo na prova, preocupante...
Em destaque nesta jornada esteve também a Física que surpreendeu o CAB e quebrou assim uma malapata de 5 jogos.
Resultado importante obteve o Barreirense que na viagem até Vagos conseguiu a sua 5ª vitória na prova, deixando para trás o Vagos que com mais um jogo já é penúltimo.
Outro resultado de destaque foi o obtido pelo Illiabum em São Paio de Gramaços, uma vitória importante no campo de uma equipa que surpreendeu no início do campeonato, mas que aos poucos vai caindo na tabela.
Na Luz, o Benfica atropelou a Académica e em Ovar a Ovarense ultrapassou um sempre incómodo Ginásio.
Na classificação, a luta pelos quatro lugares em aberto para o play-off promete ser intensa, mas candeia que vai na frente alumia duas vezes.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Rescaldo da Jornada 12 !!!!!

Está concluída a jornada que marca o início da segunda volta da Liga Portuguesa de Basquetebol, com os holofotes a serem direccionados para Ílhavo, após a vitória do Illiabum sobre o Porto.
Nesta jornada destaque também para o regresso às vitórias da Ovarense e logo em Guimarães, num jogo que comprova a ainda irregularidade da equipa de Fernando Sá e a enorme raça dos Vareiros que prometem não desistir.
Quem também regressou às vitórias após cinco derrotas foi o Sampaense e logo frente a um adversário directo na luta pelos play-off, o Bareirense.
Quem também tem razões para sorrir nesta jornada é o CAB, que venceu o Vagos e ganhou vantagem em caso de igualdade pontual com o conjunto Vaguense.
Na Figueira, a história repetiu-se. O Ginásio jogou melhor, teve o pássaro na mão, mas as individualidades do Benfica conseguiram levar o jogo para prolongamento e lá acabaram por vencer o jogo.
Em Coimbra, a Académica concretizou a sua melhor série da época e já vai na sua terceira vitória consecutiva. Já o seu adversário desta jornada, a Física, vai numa série de cinco derrotas.
Em Ílhavo aconteceu o resultado surpresa do jornada, com o Illiabum a derrotar o Porto que vinha com a confiança reforçada após ter arrebatado a taça Hugo dos Santos. Mas a surpresa foi só para quem não esteve em Ílhavo, pois desde cedo o Illiabum deu a entender que estaria no jogo até final.
Foi um jogo muito equilibrado e de grande emoção onde o Illiabum após um primeiro período onde o Porto conseguiu algum ascendente, demonstrou nos restantes mais colectivo e acima de tudo mais capacidade de sofrimento.
No início da segunda parte o Illiabum fugiu para 10 pontos de vantagem, mas uma forte reacção dos azuis levou o jogo para o derradeiro quarto com 50-51 no marcador e aí os Portistas acabaram por pagar a factura de tão desmesurado esforço.
Com efeito, no último período os Ílhavenses arregaçaram as mangas, defenderam ainda com mais acerto perante um Porto sem soluções e apenas capaz de marcar, em 10 minutos, 3 lançamentos de campo.
Vitoria justa do Illiabum perante um Porto onde as ausencias por lesão de Carlos Andrade e de Jermy Hunt a contas com um processo disciplinar, não podem justificar tudo.
No Illiabum, destaque para um colectivo muito forte e unido onde é justo referir o enorme contributo de Fábio Lima e o enorme espírito de sacrifício de Matt Shaw. No Porto, Gregory Stempin foi o único a demonstrar estar à altura do desafio, num conjunto que revelou uma enorme falta de liderança.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Jornada 12!!!!


Regressa este fim de semana a LPB com a realização da jornada 12, que marca também o início da segunda volta.
Esta é uma jornada que pode marcar uma reviravolta no que tem acontecido até aqui, com algumas equipas que se reforçaram nesta curta paragem a poderem aparecer mais fortes: CAB, Sampaense, Académica, Barreirense, Ginásio e Vagos, este último numa recuperação de um atleta que ja tinha sido dispensado.
Para este fim de semana as atenções estão centradas no Guimarães - Ovarense, uma partida que pode marcar a subida ao segundo lugar da equipa Vimaranense, mas onde é também esperada uma reacção aos últimos resultados por parte da Ovarense.
Mas o resto da jornada também traz confrontos interessantes na luta pelas 4 posições restantes com vista ao play-off e já esta tarde o CAB-Vagos é exemplo disso. Para amanhã o Barreirense-Sampaense também promete luta acesa.
Daqui a pouco estarei a transmitir aqui o Illiabum - Porto, numa partida onde os Dragões vêm mostrar o seu mais recente troféu.

Sábado, dia 6 de Fevereiro
15.30 horas - CAB x Vagos Norbain Lusavouga
16 horas - Illiabum x FC Porto Ferpinta
18 horas - Académica x Física/Riberalves

Domingo, dia 7 de Fevereiro
16 horas - Casino Ginásio x SL Benfica
16 horas - Barreirense x Sampaense Basket
16 horas - Vit. Guimarães x Ovarense Dolce Vita

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Portooooo!!!!!!!!!!!

O Porto venceu a Taça Hugo dos Santos e é agora a par de Benfica e Guimarães uma das três equipas com troféus levantados esta temporada.
No primeiro ano de existência o Troféu Hugo dos Santos vai com inteiro mérito para a cidade do Porto, numa prova de força dos dragões que derrotaram nesta final a 8 os três primeiros classificados da fase regular, Benfica Ovarense e Guimarães. Com esta vitória, o Porto ganha confiança no ataque ao grande objectivo da época.
Na final, o Porto bateu a Ovarense que provou mais uma vez, como se dúvidas houvessem, que está longe desta guerra de títulos. No espaço de uma semana os vareiros caíram com estrondo frente a Benfica e Porto.