terça-feira, 20 de abril de 2010

Rescaldo da jornada 21 !!!!!!!

Já se sabia que ia ser assim, a última jornada vai ser de grandes emoções e desilusões.
Na penúltima jornada jogada no fim-de-semana passado poucas decisões se tomaram. Já sabíamos que o primeiro lugar era do Benfica, o quarto lugar do Vitória e a última posição da Física. Agora sabemos também que a Académica garantiu o quinto lugar entre os oito que vão discutir o título.
Na verdade, a Académica com uma boa fase final de campeonato garantiu frente ao Sampaense (81-66) um lugar entre os oito primeiros e deixou o estreante na prova a um passo da despromoção.
Mas a surpresa da jornada veio do Barreiro, onde a equipa local venceu o Vitória (85-75), numa vitória importante mas apenas e só para tentar fugir ao penúltimo lugar.
Nos restantes encontros o factor surpresa esteve ausente, mas ainda assim destaque para a vitória do Ginásio diante do Vagos ( 72-70) que deixa os Figueirense a um pequeno passo do play-off. Já aos Vaguenses resta vencer o seu último jogo e esperar pelos restantes resultados.
Na Luz os extremos tocaram-se e o Benfica venceu como era esperado a Física (91-62). Na luta pelo segundo lugar, Porto e Ovarense não desarmam. Os azuis foram até à Madeira vencer o C.A.B. (81-58) e a Ovarense venceu o Illiabum (77-65) no derby de Aveiro.
O derby realizado em Ílhavo, sem nos ter dado um grande jogo de basquetebol, acabou por ser o melhor das duas últimas épocas. Na primeira metade do jogo o Illiabum dominou de forma segura, perante uma Ovarense que teve o mérito de nunca ter deixado fugir os Ilhavenses para números perigosos - a máxima vantagem conseguida pelo Illiabum foram 9 pontos. Nesta fase o Illiabum dominava as tabelas e para lá da linha dos 6,25 marcava 8 triplos em 16 tentativas, chegando ao intervalo a vencer 42-39.
Na segunda parte era esperada uma forte reacção dos vareiros, mas ainda assim foi o Illiabum quem voltou a entrar melhor no jogo e rapidamente voltou a dispôr de 9 pontos de vantagem (50-41) e foi aqui que o jogo virou. Por esta altura o trio de arbitragem penalizava a Ovarense com um falta anti-desportiva e o jogo aqueceu. Logo de seguida foi a vez do Illiabum receber igual penalização e os nervos ficaram em definitivo à flor da pele. A partir daqui a história do jogo é fácil de contar e podemos passar já para o resultado final 65 -77, ou seja, após a primeira anti-desportiva existiu um parcial de 15-36.
Porquê? Porque a Ovarense aproveitou e bem o nervosismo do Illiabum nesta fase, jogando com o tempo de ataque de forma a desmobilizar defensivamente os atletas Ilhavenses.
Porque o Illiabum não teve em campo quem fosse capaz de jogar com a experiente Ovarense o jogo da paciência, revelando demasiada ansiedade a atacar e na defesa a determinada altura a equipa parecia perdida.
E porque a arbitragem acabou por tentar ser protagonista de um jogo que tinha já intérpretes mais do que suficientes para ser bom, demasiado autoritarismo e prepotência perfeitamente evitáveis.
Na Ovarense destaque para o quarto período de Chris Lee que com 11 pontos e 5 ressaltos 4 deles ofensivos foi absolutamente determinante. Ainda na Ovarense destaque para o guerreiro Miranda, foi o único da sua equipa a jogar os 40 minutos e foi sempre a voz guia dos seus companheiros.
No Illiabum e perante o eclipse dos estrangeiros (Nate saiu lesionado ainda na primeira parte) foi Chris Pereira a surpresa do jogo com 18 pontos e uma grande entrega. Destaque ainda para Daniel Félix e Vasco Estêvão.

Para a última jornada, destaque para a luta pelo segundo lugar entre Porto e Ovarense e destaque para os três lugares em aberto no play-off com Ginásio, Illiabum, CAB, Barreirense e Vagos de calculadora na mão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Júlio,
De seguida o Illiabum leva uma falta anti-desportiva, mas temos que ser correctos e verdadeiros a fazer as análises, aquilo não era anti-desportiva, mas sim explusão, porque aquilo foi uma autentica agressão do James Robert ao André Pinto.
Desculpa Júlio, mas tenho que dizer aquilo que eu vi no campo.
Saudações desportivas.

ARQUIVO do BASKET disse...

Visite o "Arquivo do Basket" e deixe a sua opiniao