sábado, 26 de dezembro de 2009

Nesta quadra de festas, quero aproveitar para desejar a todos quantos têm feito deste blog um espaço privilegiado de visita e debate da modalidade. Festas felizes junto de quem mais amam e que o ano de 2010 vos traga tudo o que 2009 não vos pode dar.

Feliz Natal!!!! Grande 2010 !!!!!!!!!!


As prendas !!!!!!!!

Com a época de Natal começam a chegar as prendas. Uns vêm, outros vão partir e alguns que seriam ricas prendas se neste arranque após curtas férias não regressassem.
A primeira prenda no sapatinho dos clubes calhou ao Illiabum: depois de ter falhado a continuidade do Francisco Rodrigues no arranque da época, agora por força da prolongada ausência de João Rui, a "MÁQUINA" está de regresso a uma casa que bem conhece e onde é idolatrado.
Em Ílhavo as coisas prometem não ficar por aqui num plantel que começou tarde e que tarda, para desespero de Alexandre Pires, em ficar completo.
Mas as prendas não vão ficar apenas por Ílhavo e de Norte a Sul as novidades devem estar a estoirar, sejam elas entradas, ou saídas.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Rescaldo da Jornada 7 !!!!!

Está concluída a jornada 7 da LPB, e com ela estão também encerrados os jogos de basquetebol no ano de 2009.
O atractivo desta jornada estava direccionado para o embate sempre esperado entre Benfica e Porto, mas as expectativas de um grande jogo acabaram por sair goradas. O Benfica foi sempre mais forte, fazendo da defesa a sua grande arma perante uma equipa azul que nunca conseguiu encontrar solução para ultrapassar a anulação por parte do Benfica do base portista João Figueiredo. A juntar a isto o Porto nunca teve nem tem nesta altura um jogo interior capaz de ombrear com o Benfica. Vitória justa do Benfica perante um Porto que para ser verdadeiramente candidato terá de reforçar o seu grupo.
A surpresa da jornada foi protagonizada pelo Illiabum que foi a Coimbra vencer a Académica por 62 - 74.
A Académica parecia ter tudo para vencer mais uma partida e fazer a sua 4ª vitória na prova, após um primeiro período onde demonstrou clara superioridade, diante de uma equipa de Ílhavo pouco concentrada e aplicada nas acções defensivas, com 23 pontos sofridos.
Mas com a chegada do 2º período tudo mudou, a equipa de Ílhavo apareceu mais concentrada na defesa e logrou com isso ir a perder para o intervalo por apenas três pontos, mas mais do que isso passou a acreditar que a defesa era a chave do jogo.
E foi com esta tónica que o terceiro período se iniciou, com Nate Daniels a estar no centro das atenções. Primeiro dois triplos seguidos colocaram o resultado em 40 - 39, depois ao fazer a sua 4º falta que o atirou para o banco o Illiabum voltou a ganhar, pois na defesa foi mais consistente alcançando a partir daí um parcial de 11 -6 que deixou o resultado à entrada do 4º periodo em 46 - 50.
No arranque do último período o Illiabum deu um abanão no jogo com 10 pontos em menos de dois minutos, deixando o resultado em 47 - 60, ganhando com isso a confiança necessária para encarar o resto do jogo com maior tranquilidade.
Vitória justa do Illiabum num jogo onde a equipa de arbitragem foi de facto a mais fraca em campo, mudando de critérios constantemente e tentando equilibrar o jogo durante demasiado tempo. Não me lembro de um jogo em que perante a ineficácia ofensiva, uma equipa tenha tentado resolver o problema da linha de lance livre: dos 26 pontos da Académica na segunda parte, 16 foram obtidos da linha de lance livre, 11 dos quais consecutivos entre os 40 - 39 e os 51 - 64.
Nos destaques positivos realce para a acção de James e Matt no Illiabum; na Académica Fernando Sousa não chegou para as encomendas.
Nos restantes jogos destaque para a Ovarense que vira o ano na frente, a par do Benfica, após a vitória frente ao Vagos, que ao contrário da Ovarense vira o ano em último.
Na Figueira, o Vitória voltou às vitórias derrotando o Ginásio, em Torres Vedras. A Física obteve uma importante vitória frente ao surpreendente Sampaense e na Madeira o CAB venceu o Barreirense, que tarda em encontrar-se esta época.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Jornada de Derbie!!!!!!!!!

Cá está a esperada jornada 7 da LPB, com esse Benfica - Porto que tanta expectativa está a gerar.
São sem duvidas os grandes candidatos ao titulo na prova, mas este encontro ainda não decide nada.

SÁBADO :
Benfica - FC Porto 17:30 h

Física - Sampaense 15:00 h
Ovarense - Vagos 17:00 h

DOMINGO :
CAB Madeira - Barreirense 16:00 h

Académica - Illiabum 18:00 h
Ginásio - Vitória SC 16:00 h

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Rescaldo do Fim-de-Semana !!!!!

E no campeonato da LCB, quase tudo como dantes. Começa a ser demasiado fácil fazer prognósticos para a maioria dos jogos.
Para esta jornada saltava à vista o embate entre Vitória e Benfica, naquele que seria o reencontro entre os dois finalistas da primeira prova da época, ganha então pela equipa de Guimarães. O jogo em si não defraudou as expectativas e o equilíbrio verificou-se até poucos segundos (não se sabe ainda quantos, 7 ou 11?) do final do jogo.
O Vitória fez uma primeira parte absolutamente brilhante, dominou em toda a linha e bombardeou o Benfica com tiros de todo o lado e que lhe valeram 20 pontos de vantagem. Mas a história do jogo escreve-se em 40 minutos e aí o Benfica, fruto do maior número de soluções acabou por chegar mais fresco, física e mentalmente, ao final do jogo, perante alguns atletas do Vitória demasiado pesados, o que acabou por ser decisivo, perante a natural frustração Vitoriana.
No Benfica destaque mais uma vez para a acção decisiva de Frisby, muito bem secundado por Ben Reed.
No Vitória os atiradores J.Silva e F.Neves só acertaram durante a primeira parte e isso foi-lhes fatal.
No final do encontro a equipa do Vitória apresentou declaração de protesto, com base na decisão da mesa em fazer um acerto de 4.1 segundos no tempo de jogo.

No jogo que acompanhei no Sábado, o Ginásio arrancou um precioso trinfo em Ílhavo perante um Illiabum que mais uma vez na parte final do jogo tremeu. Foi uma partida com equilíbrio repartido. No primeiro quarto o Ginásio acabou na frente aproveitando as desatenções defensivas dos Ilhavenses e a presença forte de Pedro Silva na tabela ofensiva. No segundo e terceiro períodos o Illiabum deu a volta ao jogo fruto de uma mudança de atitude na defesa e a uma excelente entrada em jogo de Fábio Lima, mas a vantagem dos Ilhavenses nunca foi superior a 9 pontos e chegando à entrada do último periodo com o resultado em 57 - 52.
No quarto e decisivo período o Ginásio fez valer a sua maior experiência e os dois bases Figueirenses acabaram por ser decisivos, marcando 18 dos 20 pontos da equipa no último período, perante o desnorte dos Ilhavenses que estiveram demasiado tempo sem marcar pontos.
Nos destaques, José Costa, Pedro Silva e Brandon Dagans estão no topo dos Ginasistas.
No Illiabum, James, Fábio Lima e Pedro Valente na defesa estiveram em evidência.
Destaque ainda para o sinal dado por Alexandre Pires a Nate Daniels, que acabou por ficar três períodos no banco fruto de uma péssima atitude em campo.

Nos restantes encontros, vitória do Barreirense perante a Académica e do Sampaense perante o Vagos, o que continua a fazer do Sampaense o destaque da prova até agora. A Ovarense continua a fazer par com o Benfica no topo da tabela após a vitória frente ao CAB Madeira e o Porto que recebeu e venceu a Física em véspera de visita à Luz.


Resultados:

Barreirense 69 - 67 Académica
Vitória S.C. 80 - 82 Benfica

FC Porto 89 - 71 Física

Sampaense 101 - 87 Vagos
CAB Madeira 60 - 79 Ovarense
Illiabum 70 - 72 Ginásio

sábado, 12 de dezembro de 2009

Fim-de-Semana !!!!

Está a começar a jornada 6 do campeonato da LPB, repartida por Sábado e Domingo.
Para esta tarde o prato forte está marcado para a Madeira onde a Ovarense vai tentar manter a liderança e esperar uma escorregadela do Benfica amanhã.
Em Ílhavo, o Illiabum está em festa, comemora os seus 66 Anos de vida e neste dia de festa a cereja em cima do bolo será uma vitória sobre o Ginásio, naquele que já vai sendo um jogo com características de derbie.

Sábado:
CAB Madeira - Ovarense 16 Horas

Illiabum - Ginásio 16 Horas


Para Domingo, o jogo da jornada está marcado para Guimarães onde o Vitoria recebe o Benfica. No Troféu António Pratas o Vitoria levou a melhor, e agora será tempo de desforra do Benfica?
Nos restantes jogos a académica é favorita na viagem até ao Barreiro, o Porto recebe a Física e só pode pensar em vencer , e no Sampaense - Vagos a aposta vai para uma "dupla".

Domingo:
Barreirense - Académica 16 Horas
Vitória S.C. - Benfica 16:o5 Horas

FC Porto - Física 17 Horas

Sampaense - Vagos 16 Horas

Na Proliga, o jogo da Jornada fica marcada com o embate entre dois dos candidatos, Sangalhos e Lusitânia.

Maia - Galitos FC
Eléctrico F.C. - Terceira
Barcelos - Seixal FC
CBPenafiel - Academia
Angra - CD Póvoa
Sangalhos -
Lusitânia

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

66º Aniversário!!!!!!!!!





O Illiabum está de parabéns e prepara uma comemoração digna para quem tem já 66 anos de história.
As comemorações vão acontecer já este fim-de-semana e têm como ponto alto a homenagem aos campeões da Proliga da época passada.
Durante o evento será também apresentado o DVD "2009 ANO D'OURO" e será também feito o lançamento do livro,
" UMA CIDADE, UM CLUBE, UM SONHO, O DIÁRIO DE UM TÍTULO"



A.D. Vagos!!!!!!!!!

E em Vagos as novidades não param.
Infelizmente as novidades não são boas e depois das saídas de Costa Dias e do ponto final na carreira de Pedro Nuno, agora é João Silva quem decide terminar o vínculo que mantinha com o clube Vaguense alegando para o efeito motivos pessoais.
Sem querer por em causa as informações que chegam de Vagos e que nos dizem que tudo está bem, não deixa de ser no entanto estranho um início de época tão atribulado.

Académica !!!!!!!!!!

A Académica fez regressar a Portugal Anthony Williams, para colmatar a ausência de AJ Jackson que se lesionou e estará ausente por esse motivo até final da época.

Norberto Alves concretiza assim uma intenção que tinha desde o início da época e que só não tinha concretizado por divergências financeiras.
Anthony Williams foi na época passada um dos elementos chave na boa época realizada pela equipa de Coimbra, conseguindo médias de 16 pontos e 7 ressaltos por jogo.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

SuperTaça !!!!!!!!!!!!!

Está entregue a Supertaça de basquetebol.
Esta tarde em Albufeira o Benfica confirmou o favoritismo na prova e derrotou a Ovarense por 69 - 61. A história do jogo conta-se em pouco tempo, o Benfica desde cedo começou a trabalhar com vista à parte final do jogo, fazendo uma gestão já habitual do seu plantel, ao passo que a equipa de Ovar aproveitava esta fase para se manter na frente do marcador e tentar a todo o custo fugir para uma diferença que lhe permitisse sonhar.
Com a chegada da segunda parte o Benfica assumiu o comando das operações. Mais frescos, os comandados de Henrique Vieira tiveram na grande capacidade de Frisby a sua principal arma, perante uma Ovarense que como esperado lutou até ao final mas sempre em grande esforço.
Vitória justa do Benfica numa final muito lutada e pouco bem jogada.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Rescaldo da jornada 5 !!!

Mais uma jornada está concluída na LPB, neste caso a 5ª e para além dos resultados trouxe-nos mais algumas novidades.
Assim nesta jornada o Vagos, agora treinado por Renato Soares, estreou um novo Norte-Americano, RAHEEM MOSS, que regressa a Portugal depois de uma passagem pelo Ginásio. Mas as novidades em Vagos não ficam por aqui. Pedro Nuno decidiu pôr fim à sua já longa carreira e assume agora o cargo de treinador adjunto no clube Vaguense.
No Barreirense também há novidades: o McIntosh que a equipa do Barreiro comprou no início da época parece que vinha com defeito e já foi devolvido; para o seu lugar chegou Shane Clark, 24 anos, 2,00 metros de altura e 93 kg, natural de Philadelphia, Pennsylvania. Foi capitão, durante duas épocas, da equipa de Villanova.
Depois das novidades vamos aos resultados da Jornada:

Benfica 67 - 55 Illiabum
Física 76 - 85 Vitória
Académica 80 - 63 CAB
Vagos 79 - 88 FC Porto

Ovarense 99 - 75 Sampaense

Ginásio 72 - 60 Ba
rreirense

Com estes resultados já não há equipas sem vitórias, pois o Ginásio aproveitou e bem as trocas no Barreirense e somou a sua primeira. Por outro lado no topo da tabela apenas Benfica e Ovarense continuam invictos.
Da restante jornada destaque para a segunda vitória do Vitória e para a segunda derrota do Sampaense.
No jogo Benfica - Illiabum, destaque para a fraca pontuação das duas equipas e para o equilíbrio que a equipa de Ílhavo conseguiu manter no marcador. O Benfica dominou o encontro durante 39 minutos pois apenas permitiu que o Illiabum se mantivesse na frente aos 2-3 arrancando depois para um parcial que lhe permitiu a maior vantagem no jogo (24 - 9), num período que fechou com 24 - 11. A partir daqui o Benfica entrou em controle de esforços e disso se aproveitou o Illiabum para partir para um segundo e terceiro períodos que acabou por vencer, o segundo por 14 - 12 e o terceiro por 18 - 10, levando o jogo para o derradeiro quarto com o resultado em 46 - 43.
No último período o Benfica lançou mão da sua armada mais forte e aproveitou bem a rotação levada a cabo durante os primeiros 30 minutos. O desgaste dos Ílhavenses era visível e Frisby aproveitou o descanço para marcar 10 dos seus 12 pontos numa altura em que Roberts já não podia mais.
Num jogo que não foi bonito, o Benfica venceu bem um Illiabum que apesar de mostrar melhorias é ainda curto para estes embates, se não vejamos: nesta partida apenas cinco dos seus jogadores conseguiram marcar pontos, no Benfica 10; o Benfica foi ao banco de suplentes buscar 28 pontos, o Illiabum apenas 6. O plantel às ordens de Alexandre Pires é curto mas ainda assim alguns atletas têm de dar o passo em frente.