quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ultimas !!!!!

O Sampaense já encontrou substituto para Kenyona Swader.
Kenyona Swader passou por São Paio de Gramaços a grande velocidade mas deu para o treinador perceber que afinal não necessitava de um atleta para a posição 3 mas sim para a posição 2. O atleta agora escolhido é  Tai Crutchfield e já passou por Portugal para alinhar na altura na extinta Portugal Telecom, em 2001.

Entretanto o Porto não alinhou em fantasias e vai de dispensar  o Brice Fantazia, que assim passa de grande promessa da selecção a dispensável, pela mão do homem que lhe poderia dar a 1ª internacionalização por Portugal.
 

Torneio do Galitos!!!!!

Illiabum e Ovarense disputam esta noite a partir das 22:00 horas a final do Torneio do Galitos após vencerem ontem Sangalhos e Galitos respectivamente.
No primeiro jogo da noite o Illiabum venceu com alguma facilidade a equipa do Sangalhos fruto de uma surpreendente eficácia do seu jogo exterior, 52 pontos ao intervalo. Com pouco mais de duas semanas de trabalho os comandados de Alexandre Pires apresentaram-se agressivos na defesa e no ataque Vasco Estêvão e Nate trataram do resto, a segunda parte decorreu sem o brilhantismo da primeira com os Ilhavenses a gerirem o marcador.
Do Sangalhos dizer que nunca desistiram, formam um grupo forte para a competição que vão disputar e podem com um pouco de sorte discutir claramente a competição. João Carmo e Marchall foram os atletas que mais se destacaram numa equipa que trabalhou bastante.
No segundo jogo da noite a favorita do torneio venceu o Galitos por 47 - 81, não sem antes ter visto os homens da casa chegar ao intervalo na frente do marcador.
Os atletas de Ovar talvez não querendo melindrar os anfitriões foram vendo jogar para desespero de Mário Leite e Carlos Pinto. Na segunda parte tudo foi diferente, as pilhas do Galitos acabaram e a atitude dos homens de Ovar fizeram o resto.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Torneio do Galitos !!!!!


A poucos dias do arranque oficial do calendário de basquetebol nacional, o torneio do Galitos seria em princípio uma das últimas oportunidades para os treinadores fazerem experiências com os respectivos plantéis. Esta parte eu explico mais tarde....

Galitos, Sangalhos, Ovarense e Illiabum são as equipas em competição que entre Terça e Quarta alimentarão a fome de basquetebol dos adeptos da região.
A Ovarense parte como grande favorita a vencer este torneio, que tem como nota de interesse perceber o que pode valer o campeão da proliga em ano de regresso à competição "maior", bem como aferir da qualidade do plantel do Sangalhos que pode este ano ter uma palavra a dizer no campeonato da Proliga.
Quanto ao anfitrião Galitos, destaque para o emprendedorismo. Mesmo relegado para o CNB2, não deixa de dar mostras de vitalidade com a organização deste torneio. Oportunidade também para ver até onde pode ir este conjunto numa competição onde na primeira fase terá muitos derbies regionais.

Fabio Lima !!!


Fábio Lima, internacional Sub-21 que se encontrava ligado ao Pamesa Valencia de Espanha, acaba de assinar pelo Illiabum. Fábio Lima foi para Espanha aos 16 anos e agora com 21 regressa a Portugal. Atleta de 1.98m e joga preferencialmente nas posições 2 e 3.

sábado, 26 de setembro de 2009

Apresentações e algo mais!!!!

Começam a aquecer os motores no basquetebol nacional.
Com o arranque das competições oficiais a aproximar-se, algumas equipas aproveitam este fim-de-semana para apresentarem os respectivos plantéis.
O Benfica vai fazê-lo frente aos espanhóis do Cáceres, a Ovarense frente ao Guimarães e o Porto frente ao Dinamo de Moscovo.

Mas não são apenas as apresentações que se vão fazendo notar nesta altura, e se é verdade que Porto e Benfica estão muito adiantados na preparação, nas restantes equipas ainda existem jogadores a chegar e a partir.


A Ovarense acaba de fechar o plantel com a contratação de um base americano e pelo que já vi dá claramente para perceber que esta é uma tentativa para encontrar um novo Ben Reed. O novo recruta vem da Universidade de San Jacinto, tem 24 anos e responde pelo nome de Kevin Widemond.


Quem também recebeu um base foi Guimarães, este já é bem conhecido do público, Karlton Mims. Depois de ter passado por Benfica e Académica este atleta americano recebe agora a confiança de Fernando Sá, depois de gorado o Regresso de Julian Blanks.


Na Figueira, o Ginásio aos poucos também vai formando o seu grupo. Pedro Silva e Marco Gonçalves são os reforços nacionais aos quais se junta agora Devon Austin.

Se uns estão a chegar para mostrar o seu valor outros estão a partir depois de uns dias de prestação de provas.

No Sampaense, ao que parece Kenyona Swader não agradou e já tem guia de marcha aguardando-se nos próximos dias o nome do substituto.

No Illiabum, Cavell também estará de partida, sendo que a intenção partiu do próprio atleta. Falta saber as verdadeiras razões, mas o Illiabum estará também no mercado em busca de um substituto para Cavell Johnson.

Em tempo de crise fica cada vez mais difícil acertar nos highlights, e os flopes vão acontecendo.
A crise também nos vai trazendo notícias tristes, e depois de João Manuel agora é Mário Jorge que se mostra desagradado com as propostas recebidas e parece decidido em abandonar a modalidade aos 31 anos.

Com a Federação preocupada apenas com a imagem da competição, com os árbitros a serem os únicos agentes da modalidade que este anos vão voltar a ver os seus rendimentos aumentados, com os destinos dos técnicos das diversas selecções nacionais a serem decididos em rodas de amigos, por filhos, ex-atletas e frutos secos, o basquetebol nacional caminha para o abismo.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Illiabum já treina !!!!

Começaram os trabalhos em Ílhavo na época que marca o regresso do Illiabum à competição "maior" do basquetebol nacional. Na passada Segunda-feira marcaram presença no pavilhão de Ílhavo as antigas e novas caras do Illiabum para a época que se avizinha.
Mantendo o núcleo duro da época passada, os Ilhavenses contrataram ainda Tiago Barreiro (Vagos), Francisco Mota (Esgueira), João Rui (Esgueira) e ainda Cavell Johnson que se estreia em Portugal.
Numa época de aparente continuidade, destaque para a manutenção da dupla de norte-americanos da época passada, James Roberts e Nate Daniels (este com chegada marcada para esta Quinta-feira), bem como a manutenção de Daniel Félix, Vasco Estevão, Nelson Sousa e Pedro Valente.
Outra nota importante vai para a promoção de mais três juniores, Fábio Lima, João Teles e António Gonçalves.
Alexandre Pires comanda os destinos desta equipa, numa aposta clara num jovem treinador de grande potencial.
A primeira oportunidade para ver o "novo" Illiabum vai acontecer Domingo em Ponte de Sôr onde o Campeão da Proliga apadrinhará o novo pavilhão daquela cidade.

domingo, 13 de setembro de 2009

João Manuel !!!

João Manuel decidiu pôr fim à sua carreira de basquetebolista. Aos 30 anos o jogador afirmou-se farto e sem disposição para jogar pelo ordenado que actualmente lhe oferecem. Depois de passar por Benfica, Lusitânia, Queluz, CAB Madeira e Ginásio e de ter representado a selecção nacional, João Manuel desiste.
Numa Liga de miséria que só interessa a alguns, são cada vez mais os jogadores a preço de saldo. Louve-se a coerência e seriedade do atleta.
Outros há por aí que depois da palavra dada e de contratos assinados tudo fazem para fugir aos seus compromissos, e infelizmente com a conivência dos abutres do basquetebol, que qual eucaliptos tentam secar tudo à sua volta.
Enfim, até a este nível o Basquetebol vai perdendo "VALORES".

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Brandon Bush em Vagos !!!!


O Norte Americano Brandon Bush é o último reforço estrangeiro do Vagos para atacar a época 2009/2010 na segunda edição da LPB.
O extremo-poste de 22 anos vem rotulado de excelente ressaltador e dá mostras de grande versatilidade.
Brandon Bush junta-se assim aos compatriotas John Smith e Brandon Voorhees, num plantel que conta ainda com as seguintes contratações: João Silva (ex - Beira-Mar); Fernando Martins (ex - Esgueira); Gaioso (ex - Galitos); Pedro Resende (ex - Galitos)e Samuel Lóio (ex - Esgueira), para além das continuidades de Pedro Nuno Hugo Mota.
A continuidade de João Reveles é nesta altura a maior incógnita no clube Vaguense que depois de perder Tiago Barreiros corre o risco de ficar sem os dois bases da época passada.
Costa Dias continua a ser o treinador e Renato Soares depois de gorada a hipótese Sampaense continua como adjunto.
Como nota negativa referência para o facto de em três anos de "profissionalismo", o clube Vaguense ainda não ter encontrado uma verdadeira casa para jogar e treinar. Este ano muda-se de armas e bagagens para Esgueira.

domingo, 6 de setembro de 2009

De Regresso!!!!!!!!

Nota Introdutória: A todos quantos ao longo destas semanas de ausência me manifestaram por E-mail, telefone ou pessoalmente a sua vontade que o Basquetebol Pensado voltasse ao activo, o meu muito obrigado. A todos aqueles a quem eu não consegui responder por E-mail as minhas desculpas e mais uma vez o meu muito obrigado, foram muitos e deixaram-me surpreso.

A Ausência destas semanas tem várias explicações mas todas elas entroncam, numa só palavra, DESENCANTO.

Quem acompanha este espaço sabe a minha opinião sobre o actual estado do basquetebol em Portugal e nomeadamente sobre a recém criada LPB. Ora, por motivos profissionais, vou provavelmente durante a próxima época estar mais atento a uma competição que considero sem futuro e que apenas serve os interesses e a megalomania de alguns, daí o DESENCANTO.

Ao longo dos últimos anos tive o imenso prazer de acompanhar aquela que considero ser actualmente a competição mais adequada à realidade do basquetebol nacional: a PROLIGA. Como já percebi também, esta vai sair da minha esfera de acção uma vez que o distrito de Aveiro fica agora apenas representado pelo Sangalhos, depois da subida do Illiabum e da desistência do Esgueira. Para agravar tudo isto esta competição vai rumar aos Açores, provavelmente num barco pirata e ao abrigo de mais um regime de excepção que atira o Dec. Lei 14/2005 borda fora, daí o DESENCANTO.

No fundo não sei se terei pachorra para acompanhar uma competição com finalistas já conhecidos, com clubes sem condições mínimas para iniciar a competição e com gente com responsabilidade calada e sem ideias para promover a modalidade, trazer gente para os pavilhões, promover uma competição equilibrada e de uma vez por todas fazer o saneamento exigido daqueles que podem ou não competir a este nível.

A tudo isto até me custa juntar a selecção, mas na verdade e pese embora o respeitável esforço dos atletas já não existe pachorra. Será que ninguém percebe que não há Moncho que nos valha enquanto não apostarmos decididamente na formação e nos clubes, com directores técnicos que saiam dos gabinetes, que façam prospecção e que não deixem os clubes fazer tudo sozinhos. Existem por esse mundo fora alguns Portugueses a jogar basquetebol e até com alguma habilidade e existem em Portugal alguns atletas das ex-colónias que fizeram a sua formação em Portugal e estão à beira de optar por seguir as pisadas do “caso Armando Costa”.

Os blogues são hoje um fenómeno extraordinário onde toda a gente pode dar opinião. Ao início é giro, mas com o passar do tempo e quando julgamos que estamos no controle da situação, já é o blogue que nos controla a nós, seja pela necessidade de o manter actualizado, seja pela cobrança natural de quem nos lê.

Tentarei não me deixar manipular nem desencantar e estou de Regresso!!!