sexta-feira, 31 de julho de 2009

ILLIABUM !!!!

O Illiabum vai limando arestas no seu plantel e já fez saber algumas entradas e permanências no seu plantel, a saber:

ENTRADAS
João Rui - Ex. Esgueira
Francisco Mota - Ex.Esgueira
Tiago Barreiros - Ex.Vagos

Permanências:
Daniel Félix
Nelson Sousa
Pedro Valente
Vasco Estêvão
Fábio Lima (Ex.Junior)
João Teles (Ex.Junior)
António Gonçalves (Ex.Junior)

O plantel será fechado com 3 jogadores americanos a anunciar oportunamente.

Para breve mais comentários a esta e outras novidades.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Confirmações!!!!!!


Esta confirmado, apesar do defeso e do tempo de férias lá vão caindo as notícias, uma boas outras más, a maioria assim assim dependendo da perspectiva.
Começo pela positiva, depois de ter decidido não dar continuidade a Carlos Cabral no Illiabum, a "nova" comissão administrativa do clube de Ílhavo decidiu apostar em Alexandre Pires.
Alexandre Pires que na época passada teve a sua primeira experiência ao nível sénior coadjuvando Carlos Cabral e ao mesmo tempo tomando conta dos destinos da equipa de esperanças do Illiabum, dá assim continuidade a uma carreira que começa de forma fulgurante, como prova a chamada ao comando da Selecção Universitária Nacional.
Depois de uma carreira ao mais alto nível enquanto jogador, já disse e repito, tem todos os conhecimentos ao nível do jogo, do treino, do saber ser e do saber estar, para marcar uma presença forte enquanto treinador.
Boa sorte!!!!!!!!

Agora fica a faltar saber quem ocupará o lugar de treinador das esperanças Ílhavenses que ganharam direito a competir no CNB1.
Fica também a faltar saber se o Illiabum agora na Liga terá condições para construir uma equipa à altura dos pergaminhos e ambição do clube. Para já uma saída confirmada e algumas dúvidas quanto à capacidade para fazer face ao assédio a alguns dos atletas chave da época passada.

Para já confirma-se a perda de um atleta importante para o Illiabum na época passada. O possante poste Português Pedro Silva está a caminho de casa e já se comprometeu com o Ginásio da Figueira para a próxima época.
Várias vezes campeão do escalão secundário do basquetebol nacional e por várias vezes renitente em aceitar desafios mais profissionais, sobe agora ao patamar mais alto ao serviço do Ginásio.

Quanto às más notícias. confirma-se infelizmente a desistência do clube de Esgueira.
Desgraçadamente esta não é uma notícia que deixe os amantes da modalidade espantados, vários têm sido os avisos dos responsáveis dos clubes, várias vezes quem gosta da modalidade tem alertado para o vertiginoso caminho seguido pela Federação.
Infelizmente mais um ano passou, mais um clube histórico cai.
Ao longo dos anos fui ouvindo esta frase "os homens passam mas o clube mantém-se" , neste caso quase que poderíamos dizer "os homens mantêm-se e os clubes definham".
Claro que as culpas não podem ser assacadas apenas e só à Federação, mas para quem dirige uma instituição à tantos anos não será preocupante ver clubes históricos definharem sem que novos projectos apareçam em quantidade e qualidade suficientes para nos poderem fazer esquecer: Sporting, Estrelas, Belenenses, Galitos, Beira-Mar, Imortal ...
Alguns dirão "os cães ladram e a caravana passa", eu prefiro dizer "O maior cego é o que não quer ver"...

terça-feira, 14 de julho de 2009

De Volta !!!!!!!!!!!

Depois de cerca de um mês de ausência decidi que esta era a hora do regresso.
A todos quantos ao longo deste tempo souberam compreender a ausência e incentivar ao regresso, o meu muito obrigado.

Um mês é tão pouco tempo e ainda assim tanto ficou por dizer.
Depois das festas, das alegrias e das tristezas dos finais de época houve pouco tempo para balanços. Pouca gente parou para pensar e fazer o balanço competitivo da época. Nesta fase já existem plantéis construídos, dirigentes distraídos, treinadores despedidos, clubes falidos e modelos competitivos instituídos.

Este defeso tem sido animado pela grande aposta do F.C. Porto na próxima época, depois de uma época horrenda. É altura de apostar e aproveitar o claro apertar do cinto da Ovarense, ficando assim o próximo campeonato da Liga futebolizado por um Benfica - Porto.
Ainda na Liga destaque para a renovação levada a cabo por Fernando Sá no Guimarães. Ou me engano muito ou vamos ter ali um novo Vasco.

Esta competição acolhe este ano mais duas equipas da Proliga e dois anos bastaram para que 50% das equipas desta competição tivessem origem na competição secundária. No entanto a FPB continua a dar tiros nos pés.
As duas novas equipas são Illiabum e Sampaense e curiosamente perderam ambas os seus treinadores principais.
No Sampaense o problema já esta resolvido, após o abandono de Emanuel Seco que após o quarto jogo da final anunciou "em primeira mão" o abandona da modalidade. A solução é interna e Claudio Figueiredo, ex-adjunto de Seco, assume os destinos do clube serrano.

No Illiabum a decisão tem causado um pouco mais de polémica e a não continuidade de Carlos Cabral continua a causar espanto para os seguidores da modalidade. Sendo certo que o título de campeão não garante a nenhum treinador a renovação de contrato, parece-me claro que só os dirigentes e o treinador podem explicar este desfecho. Substituto ainda não se conhece mas o nome de Alexandre Pires parece recolher enorme consenso.

Quanto aos restantes, o Lusitânia quer mas parece que não pode. Renato Soares era para ir até São Paio, mas ficou a pé e deixou na mão Costa Dias. Do resto pouco mais se sabe, apenas que o campeonato terá talvez doze equipas, que começará só a 8 de Novembro e deverá acabar em meados de Junho. Pelo meio teremos um novo modelo competitivo no Troféu António Pratas, com 4 zonas: Norte, Aveiro, Centro e Sul.
Destaque para Aveiro que passa a região.

De novo a FPB apenas nos dá uma nova competição a 1ª Taça Federação/Liga que terá réplica também na Proliga. Esta prova é baseada no modelo da extinta Taça da Liga e é só para os oito primeiros classificados no final da 1ª volta das referidas competições.
Na Proliga os problemas são os mesmos mas agravados pelo desleixo da Federação que abandonou literalmente a menina dos seus olhos até há dois anos atrás. Depauperada dos melhores clubes obrigados a seguir para a Liga (leia-se abismo) agora alguns dos históricos dão sinal de fraquesa: Esgueira, Queluz e Sangalhos podem abandonar, pondo em causa até a competição.

Pelo meio a Selecção vai continuando a preparação para o apuramento para o Europeu e a julgar pelos jogos do Troféu SportTV e pelos jogos da Lusofonia, com arbitragens destas eramos claramentres candidatos a ganhar o Euro.
Por agora é só, desculpem a massada!!!!!!!!!!