domingo, 28 de dezembro de 2008

De Volta!!!!!!!!

Após algum tempo de ausência, durante o qual recebi muitas mensagens de apoio e incentivo que aproveito para agradecer, estou de volta para falar convosco da nossa modalidade favorita.
Ao longo destas semanas de paragem, tentei convencer-me que as mesmas aconteciam por manifesta falta de tempo, mas no fundo e apesar dessa falta de tempo ser uma realidade a grande verdade é que o desencanto para com a nossa modalidade é grande.

O ano que agora termina podia ter sido de grande transformação para o Basquetebol mas no fim de contas voltaram a mudar apenas as moscas.
A Federação decidiu mudar os quadros competitivos e voltou a trocar os pés pelas mãos, ficou refém dos clubes da extinta Liga e criou uma competição para que estes senhores pudessem continuar a pavonear-se, porém de fraque alugado na maioria dos casos.

No final da primeira volta das competições Liga e Proliga, a constatação é clara: a Liga continua com fraca qualidade e a Proliga levou uma machadada competitiva de consequências ainda por averiguar.
No fundo temos actualmente duas competições da treta.
Nada me move contra qualquer instituição ou pessoa, mas entristece-me a falta de coragem dos vários agentes da modalidade.
É triste perceber nos vários pavilhões que vou visitando, que a maioria dos dirigentes nada fazem pela modalidade apenas defendem o seu status.
Que a maioria dos treinadores está mais interessada em manter o seu chorudo tacho.
Que os árbitros jornada após jornada demonstram uma confrangedora falta de qualidade e acima de tudo de humildade.

E que os jogadores nacionais de referência continuam a ser o Sérgio, o Zé Costa, o Marçal e depois uma grande dificuldade em encontrar outros nomes capazes de se afirmarem como referências. Basta olhar para as prestações dos basquetebolistas lusos em Espanha para percebermos que parámos no tempo.

2009 já espreita e com ele vai renascer a esperança fictícia de que agora tudo se vai resolver. Sinceramente gostava que tal acontecesse mas o quadro económico nacional e mundial leva-me a crer que nem este campeonato acaba sem mais abandonos, principalmente na Proliga.

Espero não vos ter massado com todo este desencanto e volto a agradecer as mensagens de apoio dos "meus" amigos.

Agora aproveito para vos desejar um grande 2009!!

sábado, 6 de dezembro de 2008

Resultados !!!!

Está concluída a jornada 13 dos campeonatos da Liga e Proliga.

Os louros da jornada vão para o Illiabum que bateu o pé ao Guimarães, com mais uma grande exibição de Daniel Félix.
O jogo acabou por não ter grande história tal a supremacia da equipa de Ílhavo, que apenas por uma vez esteve atrás no marcador. Os Ilhavenses entraram bem no jogo, bem a defender e criativos no ataque, foram deixando os jogadores do Vitória a assistir perante o desespero de Fernando Sá. Na segunda parte a domínio do Illiabum acentuou-se acabando a equipa de Ílhavo por ser um vencedor natural e justo. Destaque mais uma vez para a arbitragem com uma actuação desastrada a deixarem descontentes todos quantos passaram pelo pavilhão de Ílhavo.


Quem também merece destaque nesta cruzada é o Esgueira que obrigou o Porto a um prolongamento para vencer a partida.

Em São Paio de Gramaços, o Sampaense esteve perto mas acabou por morrer na praia.

Nos restantes encontros, com maior ou menor dificuldade confirmaram-se as vitórias esperadas do CAB, Benfica, Barreirense, Ginásio, Vagos, Ovarense e Académica.

Jornada 13 - Cruzada!!!!


Já está a decorrer mais uma jornada dos campeonatos da Liga e Proliga, com mais uma jornada cruzada.
A jornada iniciou-se ontem com um Atlético 53 - Ovarense 98, que os vareiros venceram sem grandes dificuldades.
Mas é para a tarde de hoje que são esperadas as grandes emoções, com encontros de enorme interesse a seguir.

Já a partir das 15:30 horas, em Esgueira, a equipa da casa recebe o Porto, num jogo que promete emoção. Estas são duas equipas capazes do melhor e do pior. O Porto é favorito mas o Esgueira tem argumentos para contestar o favoritismo dos Portistas.

Em Ílhavo, a partir das 16:00 horas, mais emoção com o líder da Proliga a tentar bater o pé ao Guimarães, que demora a estabilizar na Liga. O Illiabum vive um bom momento e pode fazer surpresa.

São Paio de Gramaços é o local mais propício para acontecer a surpresa da jornada com o Sampaense a defrontar a Física.

Nos Açores, o Angra vai estrear novo timoneiro e pode também bater o pé a uma das mais fracas equipas do Ginásio dos últimos anos.
Nos restantes encontros a dose de favoritismo vai inteirinha para as equipas da Liga.

Em dia 13 vamos ver a quem vai sair o maior azar!!!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Dupla Jornada!!!!!!!!!


Está concluído um fim-de-semana de emoções fortes no basquetebol de Liga e Proliga.

No Sábado, a Proliga tinha como centro das atenções o jogo Esgueira 94 - Sampaense 101. O jogo não defraudou as expectativas, pois estavam em campo duas das mais fortes equipas da prova e a contenda só ficou decidida no prolongamento.


Ainda nesta jornada destaque para a vitória clara do Queluz (70) diante do Galitos (54), que continua a não dar o passo definitivo para fazer justiça ao seu excelente plantel.


No Seixal 81 - Illiabum 89, destaque para mais uma grande exibição de Daniel Félix (34 pontos), num jogo em que o Seixal começou por dominar no primeiro período, mas que a equipa de Ílhavo com uma zona adaptada conseguiu contrariar e dominar os restantes períodos do jogo. Mesmo assim os Ilhavenses não se livraram de um valente susto a 1.30 minutos do fim.


Na tapadinha, o Atlético (71) caiu perante o Maia (78) e assim continua mais último.


Com motivos para sorrir continua o Sangalhos que venceu fora o Eléctrico por 69 - 79.


Nos Açores, o Angra vingou-se da derrota da segunda volta frente ao Barcelos e desta vez venceu por 83 - 78.

Na jornada desta tarde o destaque vai inteirinho para equipa do Maia que recebeu e venceu o Queluz, fazendo assim mais vitórias este fim-de-semana do que no resto da prova.

Quem também fez o pleno neste fim-de-semana prolongado foi o Sangalhos, que venceu em casa o Atlético.

Nos Açores, o Esgueira foi arrancar um precioso triunfo, continuando assim a ser uma das equipas com menos derrotas na prova, a par do Queluz.

Quem se saiu bem desta dupla jornada foi o Sampaense, pois tinha as duas tarefas mais complicadas e passou com distinção. O adversário desta tarde foi o Galitos, que também não resistiu aos homens da serra.

No Seixal, destaque para a equipa do Eléctrico que foi buscar a sua quarta vitória.

Em Barcelos a equipa da casa não conseguiu travar a marcha do líder Illiabum. Num jogo mal jogado pelas três equipas, esteve melhor o Illiabum acabando por ser um justo vencedor de uma partida dominada nos dois primeiros períodos pelos homens da casa. No recomeço, o Illiabum com uma entrada muito forte garantiu uma vantagem acima das dezenas, que só foi ameaçada nos minutos finais do quarto período com duas técnicas e uma anti-desportiva aos Ilhavenses.
Árbitros e treinadores têm objectivos e visões diferentes do que se passa no campo, mas nada pode justificar alguns comportamentos como os que infelizmente assisti este fim-de-semana.


Nas contas da Liga, o Sábado foi consagrado às surpresas com o Porto a cair em Torres Vedras por 73 - 71. Mas como todos sabem a solidariedade é coisa que não falta aos profissionais da Liga e vai daí a Ovarense decidiu retribuir e escorregou na Figueira diante do Ginásio por 74 - 66. O Vagos apesar de novato nestas andanças não deixou de ser solidário. Mais uma vez avalizou as derrotas dos outros perdendo em Guimarães por 83 - 78. Quem parece não querer entrar para já nestas contas é o Benfica e o CAB que venceram respectivamente Académica e Barreirense.

Académica 76 - Benfica 85 e Barreirense 80 - CAB 90.

Na tarde de hoje não existiram novidades e o Benfica cimentou a liderança, sendo agora a única equipa invicta na prova.

Quem continua a fazer uma prova abaixo das expectativas são o Belenenses e o Lusitânia que continuam nos dois últimos lugares da classificação dada pela Federação!!!!