quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Novidades, Novidades!!!!!!!!!!!



Agora é que é...

Com o início dos trabalhos a arrancarem esta semana começam a chegar as novidades dos vários clubes da A.1 e A.2.

Não sei se repararam mas eu escrevi A.1 e A.2, porque com o andar da carruagem ninguém sabe muito bem como isto vai acabar. Na A1, com a desistência do Belenenses após o sorteio, os regulamentos não permitem a entrada de mais ninguém. No entanto a Federação continua a esforçar-se para arranjar um substituto. Para além disto ainda se espera a desistência do Lusitânia e a incógnita do Ginásio. É o basquetebol em Portugal....

Quanto a novidades:

ILLIABUM- Em Ílhavo os trabalhos tiveram início esta semana, ainda que com muitas baixas. Daniel Félix, Pedro Silva e Dinis Amorim apenas entram ao serviço dia 1 de Setembro. Já os Americanos escolhidos para esta temporada chegam ainda esta semana. Os nomes escolhidos são James St. Roberts e Russel Brown ( ver aqui).
Ainda em Ílhavo e ao contrário do que se esperava, Ângelo Baptista e Pedro Coelho não vão continuar.

PORTO- No Porto a novidade é a contratação de Christian Burnes, ficando agora faltar saber se Julian Terrell regressa ou não.

C.A.B. Madeira- Na Madeira o plantel à disposição de João Freitas começa a ganhar forma, com a contratação de mais dois atletas, David Gomes ex. Barreirense e Bobby Madison. Os trabalhos na adMadeira arrancam dia 1 de Setembro.

GINÁSIO- No Ginásio já se conhecem os nomes de três atletas para a próxima época. O primeiro foi José Costa e agora também Joaquim Soares, isto para além da continuidade de Bento Cardoso.

SANGALHOS- Em Sangalhos, Francisco Gradeço vai tentando reunir armas para trazer novamente os Bairradinos para a ribalta. Agora entram Hélder Afonso e Joseph Brown.

FISÍCA- Em Torres Vedras e depois da razia de atletas nacionais, José Tavares tenta reequilibrar o plantel com as contratações de Raúl Porto, Ba Mustafá, Nuno Monteiro, Miguel Salvador e Benedito Suca.

SAMPAENSE- Em São Paio e apesar de atempadamente ter o plantel definido, Emanuel Seco não vê entradas, mas sim saídas. Feliciano Camacho olhou para o bolso e descobriu que era melhor rumar a Angola, e assim rechear a carteira.

GALITOS F.C.- Para os lados do Barreiro os Galos avançam para a nova época com renovada esperança e depois de assegurar a manutenção da maioria do plantel da época passada, chegou agora a vez de assegurarem o concurso de Joseph Jack (ver aqui).

OVARENSE- Em Ovar as novidades passam pela saída de João Soares para o Partizan de Belgrado. Poucas oportunidades em Portugal e agora o salto para um histórico do basquetebol da Europa, que tenha sorte porque merece!

Das restantes equipas para já nem sinal, mas já não falta tudo...

A pergunta, “haverá 12” já não faz muito sentido, por isso agora vamos tentar perceber se:

Irá a Federação arranjar 24?

Se não, como irão ficar as jornadas cruzadas?

E o Angra substituirá o Lusitânia?

Responda quem souber....


domingo, 24 de agosto de 2008

Do Outro Mundo!!!!!!!!



Foi um jogo do outro Mundo, só ao alcance de super atletas.
Os Estados unidos levam a medalha de ouro mas os Espanhóis provaram que o jogo da fase de grupos foi um acidente.
O resultado final diz tudo: 118 - 107, com 69 - 61 ao intervalo e nem se pense que as equipas não defenderam.
Foi simplesmente FANTÁSTICO!!!!!!!!




Dwayne Wade foi para mim o M.V.P deste jogo e do torneio. Grande atleta!





Um concelho final: A Sport Tv 2 repete o jogo da final às 17.50 de hoje, se puderem não percam. Caso contrário peçam a quem tenha gravado!

Para a medalha de Bronze, os Argentinos mesmo sem Ginobili não deram quaisquer chances aos Lituanos, que nesta partida apareceram mais individualistas que nunca.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Fim de Férias!!!!!!!!


E como o que é bom acaba depressa, para vosso desespero estou de volta!

O que vos posso dizer é que já não se pode confiar em ninguém. A malta vai de férias e esta gente desata a tomar decisões. Entre contratações, desistências, continuidades, lesões e selecções, temos muito sobre que nos debruçar.


Começando pelas contratações, já se vão conhecendo o nome de alguns dos estrangeiros que irão actuar na próxima época em Portugal. Depois de uma primeira aposta nos atletas estrangeiros já conhecidos surgem agora os nomes de Kevin Martin, para o F.C.Porto, de Anthonio Oha para o Esgueira e de Robert Kennedy para o estreante Eléctrico. Nas trocas nacionais Carlos Seixas está a caminho do C.A.B Madeira, o base António Pires está de regresso a casa para representar o Barreirense, para Coimbra viaja o ex-Ginásio Nuno Sousa, o Rui Monteiro (ex-Angra) reforça o Maia, com os Açoreanos a receberem de volta Pedro Magalhães. Os próximos dias serão de grande azáfama uma vez que a maioria das equipas começa a trabalhar já segunda-feira dia 25 e ainda existem muitos atletas livres.

Nas desistências, surpresa ou talvez não, o Belenenses anunciou que não participará no próximo campeonato uma vez que por falta de apoios irá suspender a secção.
Por um lado louve-se a tomada de posição, mas descobriram que não tinham verbas antes ou depois de contratarem ou apalavrarem alguns atletas (Arnnet Halman, Tiago Freixo, Anastácio Sami, Diogo Carreira, Paulo Simão, entre outros) ?
Outra pergunta ainda. Quando a Federação fez o sorteio o Belenenses tinha tudo regularizado ou não?E haverá mais clubes na mesma situação? Não estranham o silêncio do Ginásio? E do Lusitânia?
Enfim como se previa as complicações continuam, a Federação pelos vistos não adoptou só os clubes da Liga, também lhes adoptou os maus vícios!


E por falar em Liga e em maus vícios, numa das últimas reuniões da ex-Liga o previsível aconteceu: "decidiu não extinguir o organismo e, consequentemente, não nomear uma comissão liquidatária." . Surpreendidos? Afinal ainda estamos em Portugal! Não saímos, não pagamos, e ainda nos preparamos para vos assaltar o poder nas próximas eleições, é este o lema. Espantados? Então vejam as listas para as próximas eleições na Federação.
Já agora, ainda ninguém questionou a existência de duas Ligas, em termos regulamentares é possível? E o Secretário de Estado assobia para o lado? Enfim, não há pachorra!!

Entretanto e no jogo jogado, a Selecção Nacional lá continua a sua preparação para a fase de apuramento para o Eurobasket 2009, depois de vencer o triangular de Spisska Nova Ves na Eslováquia ante a formação da casa e da Holanda. Já hoje tem início o torneio do Fundão com mais uma oportunidade para Moncho Lopez afinar a máquina com a Tunísia e Domingo com a Holanda (Sportv, 16h05). A tarefa de Moncho não era fácil, mas mais difícil se vai tornando com as lesões de jogadores talentosos como são os casos de Minhava e Figueiredo, por isso não elevemos demais a fasquia.
Nos escalões mais jovens destaque parao 10º lugar obtido pelas Sub-18 Femininas nacionais e para o 6º lugar dos Sub-20 Masculinos nos Europeus da Modalidade.






Em Pequim, Espanha e E.U.A vão disputar a final sem surpresa, após umas meias-finais disputadíssimas com a Lituânia a vender cara a derrota perante a Espanha e com a Argentina, apesar do resultado final (101-81), a dar uma enorme luta aos Americanos, que são de facto de outra galáxia em termos ofensivos e agora até já defendem. Não necessitam é de tantas ajudas da arbitragem. Na final será preciso uma super Espanha para bater os EUA . O resultado da fase de grupos pode pesar e ainda por cima Gasol está esgotado.

Por agora é tudo e prometo voltar assim que houver novidades!!!!

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Tudo a Banhos !!!!



É verdade, está tudo a banhos!

A época é de Verão, a praia é o atractivo maior e nesta altura só as selecções vão tendo alguma actividade. Os Sub-16 voltam a estagiar para preparar a fase final do grupo B no Europeu, os Sub-20 continuam a lutar pelo melhor lugar entre os oito primeiros podendo ainda chegar até ao oitavo posto, e nos Seniores trabalha-se afincadamente para a fase de qualificação do Eurobasket 2009. A tarefa de Moncho Lopez não está fácil, lesões e faltas vão obrigando o treinador a constantes reajustes. João Figueiredo voltou a lesionar-se numa fase importante da Selecção, Filipe de Silva vive um momento difícil e está e bem em apoio à familia e quanto a Jordão parece que está a banhos!

Nos clubes, a actividade do momento é o visionamento de DVD's na busca do novo Jordan para as suas equipas, apesar de começarem a surgir notícias que deixam transparecer alguma prudência na escolha dos estrangeiros, notando-se a preferência nos atletas que já jogaram no país. Porto, Ovarense, Angra e Sampaense são exemplo disso.

Para tirar a barriga de misérias temos agora os Jogos Olímpicos que com toda a certeza nos vão trazer bons jogos de basquetebol.

Agora é altura de também eu vos dar algum descanso. Vou parar durante algum tempo para "banhos" mas vocês merecem!!!!

Até.......