domingo, 29 de junho de 2008

Trocar o C pelo P!!!!!!!!

Está feito! Agora já é definitivo, está encontrado o novo modelo competitivo da F.P.B.!
O modelo escolhido foi o há muito anunciado 12+12 com jornadas cruzadas, pese embora a Associação de Basquetebol de Coimbra tenha apresentado alternativas.

Independentemente do modelo escolhido, a Federação decidiu dar aos meninos da extinta Liga, mais quatro colegas para brincar, coisa que os "pais" anteriores não conseguiram.
A única coisa chata no meio disto tudo é que de vez em quando vão ter de vir brincar com os meninos pobres que é para saberem o que custa a vida.

A apoteose final vai para o nome da nova prova. A Federação, talvez para reduzir custos ou para não causar distúrbios emocionais aos meninos, vai apenas trocar uma letra da sigla L.C.B, passando agora a L.P.B.

O modelo está encontrado, as regras estão (in)definidas, agora só falta encontrar parceiros. O presidente da Federação já vai alertando para as dificuldades de controle dos pagamentos ao fisco e segurança social, abrindo assim uma janela de oportunidade aos clubes.

Ainda assim teremos doze?

Contratações!!!

O mercado continua a mexer e depois de Fernando Neves ter trocado a Ovarense pelo Guimarães, agora ficam também a saber que José Costa e Pedro Pinho trocaram o C.A.B pelo Vagos!!!

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Novidades !!!!!!!!!!


E depois de algum tempo ausente por motivo de "obras" neste espaço, cá estou de volta para mais uma deambulação pelos meandros do Basquetebol Português.
Com a contagem decrescente para o anúncio do novo modelo competitivo a chegar ao fim, o modelo "12 mais 12" com jornadas cruzadas está em vantagem, mas a indefinição de alguns emblemas pode obrigar a Federação a encetar o plano B, com uma prova a 16.

Para já, nos clubes da extinta Liga Belenenses e Lusitânia, parecem haver problemas insolúveis que os afastam do projecto. Dos 4 da Proliga convidados a participar na futura competição, as dúvidas mantêm-se em relação à participação da Académica.
Quem também quer ter uma palavra a dizer são os árbitros, que já fizeram saber que face às dívidas de 90000 dos clubes da extinta LCB têm para com eles, se preparam para impedir a inscrição dos mesmos na nova competição.
O dia D será Sábado, até lá só nos resta observar e esperar por uma decisão que engrandeça a modalidade.

Com todo este impasse as novidades nos clubes vão chegando a conta-gotas.
Em Ovar parece que afinal não é só o Póvea que vai para Vigo. Atrás de si vão Nuno Cortez, Stempin e talvez Elvis Évora. Em sentido inverso pode estar Shawn Jackson que se junta aos até agora confirmados Manarte, André Pinto, Miguel Miranda e João Soares.
No Campeão da Proliga são conhecidas duas baixas, Miguel Barroca e Eky Viana, dificultando assim a tarefa de José Tavares na próxima época.
Em Guimarães tambem já se trabalha e Fernando Sá mantem a sua estrutura. Pedro Tavares, Carlos Fechas, Pedro Azevedo, Ricardo Pinto, Pedro Silva, Pedro Rodrigues, Ricardo Correia e Nuno Faria já renovaram e a primeira cara nova para a proxima época é Sergio Correia que abandona o Ginásio.
Na Luz, Henrique Vieira já conta com Miguel Barroca e Feliciano Camacho e não consta que hajam saídas.
Em Ílhavo as coisas também começam a ficar definidas, com o Illiabum a resistir às investidas do vizinho "rico" e a garantir as continuidades de Pedro Silva, Pedro Coelho e Daniel Félix, que se juntam a N. Sousa, Alex Martins, P. Valente e P. Morgado. O adjunto de Carlos Cabral também está encontrado e será Alexandre Pires.

É só o que tenho para vos contar e espero que gostem da nova imagem!!!!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

É tudo Velho!!!!!



Bom, e enquanto o País rejubila com as vitórias da selecção de futebol, as restantes modalidades vão vivendo o seu recobro.

Continua a indefinição quanto ao novo modelo competitivo para a nova época, continua a dúvida em saber quais e quantos se vão juntar aos novos meninos lindos da Federação e com tantas dúvidas os clubes vão aguardando para saber com que linhas se vão coser na próxima época.

Mas há sempre uma ou outra novidade para contar.

A primeira é que para os lados de Belém o Carlos Moutinho se vai desdobrando em contactos para manter o Basquetebol vivo no Belenenses, mas a tarefa não está fácil e a próxima época pode estar comprometida.

Em Vagos, depois de quase tudo acertado surgem agora dúvidas quanto à continuidade de Costa Dias. Os próximos dias prometem novidades com reuniões entre o patrocinador Costa Dias, o treinador Costa Dias e o dirigente Costa Dias. Renato Soares pode ser o senhor que se segue.

Em Coimbra, e apesar da vontade da Associação de Basquetebol de Coimbra em ter as suas equipas ao mais alto nível, os problemas vão surgindo, com os actuais dirigentes preparados para sair.

Em Torres vedras boas e más notícias. Depois da conquista do título começa a preparação da próxima época. José Tavares tem continuidade assegurada no comando da equipa que contará também com o excelente Norte Americano Kendal Craig. De saída parecem estar Miguel Barroca, a caminho do Benfica e Eki Viana, este último de candeias às avessas com dirigentes e colegas. O destino mais provavél será Queluz.

Na Selecção Nacional, Moncho Lopez foi a Espanha perceber a verdadeira dimensão do Basquetebol Português. Num torneio regional e com uma selecção demasiado jovem, Portugal saíu vergado a duas derrotas naturais.

Enquanto aguardamos por mais novidades vamo-nos contentando com a final da NBA, nesta altura com vantagem para os Celtics de Boston (2-1) frente aos LA Lakers.

E não nos podemos esquecer do ópio do povo, o futebol. Reparem, os combustíveis aumentam, o País quase pára mas a cada vitória da Selecção as ruas são invadidas por automóveis de um lado para o outro... a queimar o quê??? COMBUSTÍVEL!!!

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Novidades, Novidades!!!!!!!!


Após o final dos campeonatos é hora de preparar a nova época. Tempo também para a selecção nacional dar os primeiros passos pela mão de Moncho Lopez.

No que à selecção diz respeito, Moncho Lopez escolheu um grupo jovem para participar no torneio de Girona, altura para tirar as primeiras conclusões, sendo certo que lá mais para a frente o seleccionador não dispensará o contributo de alguns atletas que agora ficaram de fora mas que são peças fundamentais na selecção nacional.
Contando com as selecções de Portugal, Galiza, Catalunha e País Basco, o denominado Torneio das Nações joga-se entre Sexta e Sábado.

Entretanto, e apesar das indecisões da Federação quanto ao modelo competitivo para a proxima época, o mercado começa a fervilhar. Com a aparente desculpa da contenção de custos, Porto e Ovarense despediram os respectivos treinadores (Alberto Babo e Manuel Póvoa), e preparam-se para apostarem em treinadores da casa, Mário Leite e Júlio Matos. Este último a aproveitar a nega de Fernando Sá.

Na Madeira, João Freitas vai continuar à frente do C.A.B., e em Vagos a dupla mantém-se com Costa Dias e Renato Soares.

Curioso é perceber também que a maioria dos clubes da extinta Liga estão mais preocupados em segurar os atletas que até aqui eram segundas linhas, estando a deixar desesperados alguns dos figurões do panorama basquetebolístico nacional. Adivinha-se mais uma debandada rumo aos campeonatos secundários espanhóis.

Em Guimarães, o agora Vice-Campeão conseguiu segurar Fernando Sá e já prepara a nova época rumo ao desconhecido.

No novo campeão, depois da bonança vem a tempestade, com a digestão do sucesso a deixar asia a alguns umbigos mais largos.

Aqui e ali vão surgindo histórias de possíveis entradas e saídas quase certas mas acima de tudo muita expectativa sobre o futuro modelo competitivo.

domingo, 1 de junho de 2008

Física Campeão!!!!!!!!!!!!

E foi!

O Física é o novo campeão!

Foi um fim-de-semana intenso em Torres Vedras, primeiro no Sábado, com Barroca, Craig, Viana e Marcel a serem as grandes figuras da Física, enquanto que do lado do Guimarães apenas Pedro Silva ía mostrando algum descernimento, numa equipa completamente desunida e perturbada de fora para dentro.
A Física controlou e venceu de forma justa, num jogo com péssima arbitragem.

No jogo desta tarde as coisas foram diferentes, embora com o mesmo resultado. O Guimarães apareceu mais tranquilo, em termos defensivos aplicou enorme pressão sobre o portador da bola e parecia que tudo podia resultar, até porque do outro lado Marcel e Barroca não conseguiam jogar.

O jogo seguiu equilibrado, com várias alternâncias no marcador, até que no quarto período apareceu o herói improvável, Romero Junior.
Com os atletas da Física algo nervosos, José Tavares volta a apostar em Romero, que em dois ataques e do mesmo sítio arranca dois triplos que fazem disparar o marcador e dão a machadada final na equipa do Vitória.
Na Física destaque para Craig, que foi durante as partes mais difíceis do jogo o garante da qualidade dos homens de Torres Vedras, e para Viana que apesar de ter estado trapalhão foi sempre a voz de comando.
O Guimarães lutou muito mas há muito tempo que a equipa está partida.

Nota final para Fernando Sá. Depois de algumas figuras pouco edificantes e que critiquei, hoje teve à altura dos acontecimentos alertando os seus guerreiros para que também era preciso saber perder.

Agora só falta a Federação fazer a leitura dos acontecimentos e matar definitivamente a Proliga, e estender a passadeira vermelha para uma competição que pode voltar a fazer definhar alguns clubes.