sábado, 31 de maio de 2008

Será?!!!!!

Foi slogan que fez furor, "Será?".


E então Será que temos campeão este fim de semana?

Física e Guimarães partem em igualdade de circunstâncias, com uma vitória para cada um, mas os de Torres Vedras jogam em casa e esse pode ser factor fundamental.

Os campeões estão obrigados a vencer pelo menos um jogo em Torres Vedras, para voltarem a ter a vantagem casa no Play-Off, mas também podem vencer os dois jogos e serem campeões fora de casa.

Daqui a pouco tudo se começará a definir!!!

Será??

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Novidades novidades só.....

Com a época Basquetebolística a chegar ao fim, e com a nova competição ainda em águas de bacalhau, eis que as novidades vão caíndo.

Em Sangalhos, está consumado o regresso de Francisco Gradeço. Depois de ter dado os primeiros passos como treinador no clube bairradino saíu por um périplo que o levou, entre outros, até Ílhavo, Oliveira de Azeméis e São Paio de Gramaços. Regressa a uma casa que bem conhece e que nos últimos tempos esteve longe do sucesso.

Quando um sai, alguém tem de entrar. Se saíu Gradeço do Sampaense para o seu lugar entrou Emanuel Seco que tinha abandonado o Sangalhos (parece a dança das cadeiras na Federação). A história é parecida com a de cima, com o clube de São Paio de Gramaços a cair um pouco esta época, depois de quatro anos fulgurantes.

Quem também já tem novo treinador é o Iliabum. Carlos Cabral é o substituto de Carlos Gouveia, numa medida há muito prevista e com o aval do técnico que agora sai.
Em Ílhavo, a temporada também parece começar cedo pese embora as indefinições quanto ao novo modelo competitivo. Com apenas um atleta com contrato para a próxima época (Pedro Silva) é esperado muito trabalho em Ílhavo.

Novo treinador terá também a Ovarense na próxima época. Após ganhar mais um título para o clube vareiro, Manuel Povea sai, numa medida que visa o emagrecimento do orçamento da Ovarense para a próxima época, perdido que está o chorudo patrocínio da Aerosoles.
Mário Leite é ao que tudo indica o homem que se segue.

Por falar em patrocínios, quem também tem divórcio à vista é a Ferpinta e o F.C.Porto.

De regresso a São Paio de Gramaços, a direcção do clube fez saber em comunicado que:

COMUNICADO
A Direcção do Sampaense Basket, torna público a sua tomada de decisão no que concerne ao Novo Figurino de Campeonato Nacional de Basquetebol para a época 2008/2009.
No seguimento de várias reuniões entre clubes da Proliga e FPB, este clube mostrou total abertura ao diálogo, de forma a colaborar nas decisões respeitantes ao futuro das Competições Seniores Nacionais.
Sabendo-se de antemão da situação de falência da chamada Liga Profissional, fazia todo o sentido que o Sampaense Basket tomasse a iniciativa de provocar uma reunião de Clubes com a FPB uma vez que as preocupações eram mais que evidentes, pois no nosso entender a FPB não deveria ficar à espera que os Campeonatos chegassem ao fim para só depois serem tomadas posições relativamente ao que fazer com os clubes oriundos da Liga UZO e os clubes a militar na Proliga.
Não concordando com a forma de apresentação por parte da FPB das diversas hipóteses de um novo figurino de Campeonato e basicamente com alguns dos seus requisitos aliados à proposta que no entender da FPB seria a melhor para o basquetebol nacional.
Sabendo-se que a referida proposta da FPB será em breve alvo de apreciação, discussão e aprovação em Assembleia Geral, a qual passará por dois níveis de competição (Liga 1 e Liga 2), com 8 clubes vindos da Liga UZO mais 4 clubes oriundos da Proliga, o Sampaense com este tipo de campeonato poderá ser relegado para o Nível 2, o que no nosso entender seria um dos clubes mais prejudicados atendendo ao seu historial e essencialmente pelo que fez em prol do basquetebol nestes últimos anos.
Em face ao mencionado e como nada está decidido, na eventualidade de poder haver dois níveis de competição, o SAMPAENSE BASKET QUER VIR A PARTICIPAR NO PRIMEIRO NIVEL DO BASQUETEBOL NACIONAL, sob a égide da FPB, onde anteriormente estava inserido (Proliga), “prova rainha da Federação”.
S. Paio de Gramaços, 23 de Maio de 2008
O Presidente do S.B.
Vítor Duarte


Pois pois! E a federação agradece! É que não está fácil encontrar um modelo e um regulamento que agrade a todos, S.A.D.'s, clubes que desistiram das provas federativas e agora vão regressar pela porta grande, clubes sem formação, clubes com dívidas, etc...
É que entre os que querem ir, os que podem ir, os que têm de ir e os que não querem ir, convém um leque alargado de escolhas, para não termos novamente uma competição a 8.

Para já é só o que sei mas em breve vai haver mais novidades! Olá se vai!!!

domingo, 25 de maio de 2008

1ª do Guimarães!!!!!!



Tudo empatado. Após a jornada do fim-de-semana da final da Proliga temos uma vitória para cada lado.

No jogo desta tarde esperava-se um Guimarães ancioso e a acusar ainda mais o desgaste físico dos últimos jogos, mas o campeão reagiu com classe e deu a volta por cima.

Foi feliz, é verdade, mas procurou a sorte durante 40 minutos e ela acompanhou-o nos momentos finais em que a Física podia ter chegado à vitória.

Para esta vitória muito contribuiram os Pedros de Guimarães, autores de uma exibição espectacular. Pedro Azevedo e Pedro Tavares ambos anotaram 20 pontos e mais uma vez Tommie Eddie, que apesar de parecer apagado, lá foi novamente o MVP.

Na Física hoje faltou Marcel, porque Barroca e Craig mais uma vez disseram presente.

A gora é só esperar pelo próximo fim-de-semana onde a Física pode fazer história.

sábado, 24 de maio de 2008

1ª da Física!!!!!!


Está consumada a primeira vitória da equipa da Física na final da Proliga. E digo primeira porque de há muito tempo a esta parte me parece que a equipa de Torres Vedras é a mais valiosa.

O jogo de hoje não fugiu à regra, grande equilíbrio com os de Guimarães a entrarem melhor e a controlarem as operações até ao intervalo. Nessa altura brilhavam Tommie Eddie e Pedro Azevedo, perante uma Física demasiado nervosa.
A segunda parte trouxe a reviravolta da Física, mais compacta a defender, rápidas saídas para o contra ataque e um controle emocional tremendo, perante um Guimarães a acusar em demasia o quinto jogo que teve de fazer na quinta-feira perante a Académica.
Num jogo perante duas equipas que se conhecem bem e que tentaram anular os pontos fortes de uma e de outra, a chave acabou por estar na condição física.
Mesmo assim existem sempre os atletas que mais se destacam. É assim o duo Miguel Barroca e Craigão. São novidade entre os de Torres Vedras mas desta vez tiveram uma fundamental ajuda de Marcel que apareceu sempre nas alturas precisas quer a defender quer a atacar. No Guimarães Pedro Azevedo acreditou até ao fim mas os seus companheiros não tiveram pernas para o acompanharem.

Amanhã há mais e novamente na SportTV a partir das 15 horas.

Tri Campeão!!!!!!!!!


A Ovarense é tri-campeã!
Foi uma finalíssima sem história, tal a superioridade patenteada esta tarde pela equipa vareira, que dominou desde o primeiro minuto de jogo.
Quanto à equipa do Porto, foi um dragão sem chama, apático e demasiado confuso.
Uma bela tarde para o Basquetebol com um pavilhão cheio, a demonstrar que a modalidade tem espaço junto do público, pena é que ao longo da fase regular se tenha feito tão pouco para levar gente aos pavilhões.

Este é tambem o último título de era profissional, pelo menos como a conhecemos até hoje. Tempo agora para os clubes da extinta competição reflectirem sobre como chegaram a este ponto.

Quem será campeão?



Arranca hoje a decisão do título de campeão da Proliga, duas equipas Guimarães e Física são as protagonistas.

Depois da fase regular mais equilibrada de sempre e com uns Play-off onde houve surpresas em todas as eliminatórias, esta final promete.

Falar em favoritismo quando se chega a esta fase é pura brincadeira. Quem está numa final só pensa em vencer, e Física e Guimarães não fogem à regra.
Depois é verdade que existem factores desiquilibrantes que fazem de umas equipas mais fortes que outras, como a experiência, a frescura física, o ambiente que a envolve, a felicidade nos momentos chave...
A verdade é só uma, são duas grandes equipas e ambas têm argumentos suficientes para vencer.

Nos confrontos individuais está um factor desiquilibrante. Será Fechas capaz de parar a máquina de fazer pontos chamada Miguel Barroca? E quem será o escolhido para defender Craig, um dos mais valiosos estrangeiros da liga? E Viana será capaz de defensivamente se voltar a transcender para parar Winchester? E na Física haverá alguem capaz de parar Tommie Eddie?

Muitas perguntas para serem respondidas a partir das 17 horas em directo na SportTV.

Na Liga profissional e após seis jogos está tudo empatado.
Agora não existe nova oportunidade, tudo será decidido esta tarde em Ovar.
A grande pergunta é se será o Porto capaz de esquecer a forma como perdeu o campeonato passado, também no sétimo jogo, também em Ovar e há um ano atrás (26 de Maio de 2007)?

Respostas também a partir das 17 horas mas na RTP 2.

Não há fome que não dê em fartura, esta malta das TV's até brinca.

Curioso será perceber a guerra de audiências, vamos ver é se o Site da Liga aguenta até à divulgação dos resultados do Share.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Guimarães na Final!!!!!!


Tarde de emoções no basquetebol concluída com o Guimarães a ganhar viagem para a final, e com a Ovarense a deixar fugir o Tri, adiando para sábado a decisão do último campeonato da Liga
Em Guimarães o campeão desde cedo dominou o jogo com Tommie Eddie a ser mais uma vez a chave da equipa Vitoriana, a Académica apesar de já contar com Rivers, apenas no terceiro período deu um ar da sua graça.
O Guimarães vai agora defrontar a Física numa final inédita na Proliga, mas que se prevê muito equilibrada. Uma palavra para a Académica que apesar de ter começado mal fez uma grande época.

Na Liga Profissional tudo adiado para sábado, esta tarde o Porto dominou, apesar do susto sofrido no final da partida, onde a Ovarense até podia ter sido campeã sem merecer.

Emoção!!!

17:00h ... Está na hora das grandes decisões!

Na Proliga teremos esta tarde mais um finalista para juntar à Física, Guimarães ou Académica?

Na Liga pode haver já hoje campeão, se a Ovarense vencer.

Dois jogos a Norte com grande tensão a envolvê-los, espero que tudo corra bem!!!

Apostas?? Só no fim dos jogos!!

domingo, 18 de maio de 2008

A Física já lá está !!!!!!!!!!

Mais um fim-de-semana de grande emoção na Proliga, com mais um candidato a cair.
Está encontrado o primeiro finalista da 5ª edição do campeonato da Proliga, a Fisica, que esta tarde voltou a derrotar o Benfica (87- 74).
Acaba por ser uma vitória natural daquela que é neste momento a melhor equipa das quatro que se apresentaram nas meias-finais.
Na partida de hoje e após o equilíbrio da primeira parte (40-40) o terceiro período foi decisivo para a vitória da Física, fazendo neste quarto um parcial de (33-12).
Destaque mais uma vez para Craig, Barroca e agora também Marcel.
No Benfica, Tavares e Karlton não chegaram para as encomendas.

Em Coimbra aconteceu o esperado, a grande reacção do campeão e a enorme falta de pernas da Académica.
Com uma entrada muito forte, o Guimarães aniquilou qualquer esperança da equipa de Coimbra e acabou por vencer todos os parciais para chegar ao fim com uma vantagem de 27 pontos (65-92).
Agora é só esperar por quinta-feira para saber quem é o adversário da Física.

Num momento de grande indefinição na modalidade apetece dizer: feliz a organização que tem uma prova em que o 5º e 6º classificado estão em condições de disputar a final. Com que fundamentos a Federação se atreve a acabar com a prova mais competitiva dos últimos anos no Basquetebol Português?

Só falta um!!!!!!

Física e Académica estão à beira da final.


Em Torres Vedras, a Física voltou ao comando da eliminatória ao derrotar o Benfica por 80-72.
Numa partida equilibrada em que as vantagens durante o jogo para as duas equipas foram curtas, o quarto período foi fundamental para os homens de Torres Vedras vencerem de forma clara e justa.
Craig e Barroca foram os melhores na Física. No Benfica, Tavares bem tentou mas não conseguiu.
Para esta tarde e a exemplo do fim-de-semana passado, a condição física vai definir o vencedor. Da última vez o Benfica mostrou mais frescura no 2º jogo.
Já não é surpresa e esta equipa da Física é clara candidata a ganhar não só a eliminatória mas também a prova.


Em Coimbra e com o Multiusos com um ambiente espectacular a Académica voltou a vencer o campeão e deixou o Guimarães numa situação complicada.
Apesar de contar apenas com um dos seus estrangeiros pois Sherman Rivers está lesionado, a equipa de Coimbra dominou a maior parte do jogo perante um Guimarães que está longe da equipa que venceu a taça de Portugal.
Num jogo muito duro, a Académica mostrou muita coragem e mereceu inteiramente a vitória após o castigo do prolongamento, arranjado pela dupla de arbitragem. Aquilo que se passou em algumas partes do jogo, e nos dois minutos finais do tempo regulamentar é um exemplo de como não se deve apitar.
Destaque na Académica para Cori Spencer e Pedro Rebelo. No Guimarães o destaque vai para Fernando Sá mas pela negativa. Já começa a ser um mau hábito.
Para o jogo de hoje as pernas vão pesar e a Académica ontem pareceu-me mais cansada.

A grande pergunta é:

TEREMOS FINALISTAS HOJE?

sábado, 17 de maio de 2008

Breves!!!!!!!!

Esta semana foi pródiga em notícias, desde as notícias sobre a nova competição até à primeira convocatória de Moncho Lopez, vários motivos de interesse passados agora em resumo.

- A Federação continua a tentar mobilizar apoios para o novo modelo e vai-se desdobrando em contactos, enquanto clubes, jogadores e árbitros continuam na expectativa. Em Aveiro os clubes reuniram-se com a sua associação, mas decisões zero.

- Também esta semana Moncho lopes divulgou os primeiros nomes da "sua" selecção, destaque natural entre os eleitos para os nomes de atletas que militam na Proliga: Pedro Silva (Guimarães), Daniel Félix (Illiabum) e Marco Gonçalves (Benfica), embora estes nomes façam parte de uma lista de atletas que estarão apenas de reserva.
As escolhas totais de Moncho são: João Reveles (Ginásio Figueirense), Mário Fernandes (Plasencia – Espanha), Fábio Lima (Pamesa Valencia – Espanha), Jaime Silva (Vigo – Espanha), João Gomes (Breogan – Espanha), João Manuel (CAB Madeira), José Silva (Barreirense), Cláudio Fonseca (Pamesa Valência-Espanha), Elvis Évora (A.D. Ovarense), Jorge Coelho (Palencia – Espanha), Manuel Sicó (F.C. Barreirense), Nuno Cortez (AD Ovarense). Em Stand By ficam ainda os seguintes 4 atletas - Miguel Graça (Fc Barreirense), Daniel Félix (Iliabum), Pedro Silva (Vitoria), Marco Gonçalves (Benfica).

- Na liga Profissional, Porto e Ovarense continuam na luta pelo título, para já com vantagem para os Portistas - duas vitória contra uma. Esta tarde em Matosinhos joga-se a quarta partida com os Portistas a serem os favoritos.

- Na C.N.B 1 joga-se esta tarde no Municipal de Barcelos a atribuição do título da competição entre Eléctrico F.C e B.C. Barcelos, com favoritismo para os Minhotos. Estas são as duas equipas com direito desportivo para fazer parte da nova competição, tendo os minhotos já contratado para a próxima temporada os atletas Pedro Amorim e Luis Ferreira que alinhavam no Maia.

- Com o fim da Liga Profissional, começam a cair todos os que ao longo dos tempos foram vivendo às custas de uma riqueza encapotada. A Gesfunny é a primeira, pena é que por arrrasto leve a equipa feminina doVagos.

Mais Dois!!!!!


Este fim-de-semana mais duas jornadas do Play-Off da Proliga.
Com ambas as eliminatórias empatadas a matemática diz-nos que pode haver finalistas este fim-de-semana, basta para tal que quem vencer hoje, vença também amanhã.
Podíamos ser levados a pensar que quem joga em casa tem alguma vantagem, mas os adversários são só o poderoso Benfica e o campeão Guimarães.

Hoje em Torres Vedras às 17.00 horas a Física vai tentar ganhar novamente vantagem no play-off, num jogo que se espera quentinho. O meu favorito para hoje? Física!


Mais à noite (21.00 horas) em Coimbra é a vez da Académica tentar surpreender de novo o Guimarães, mas o multiusos de Coimbra pode ser adversário para a equipa da casa. Se fosse no Solum o meu favorito era a Académica, assim eu aposto no Guimarães!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Novo Modelo!!!!!

O diário desportivo A Bola brinda-nos na sua edição de hoje (15/o5/2008) com uma incursão sobre o novo modelo competitivo do Basquetebol nacional para a próxima época.
Muito ao estilo do "vamos medir o pulso", esta "encomenda" (porque é disso que se trata) deixa-nos algumas linhas possivelmente orientadoras da nova competição. A saber:

- 24 equipas distribuidas por duas divisões A1 e A2.
Na divisão A1 teremos, F.C. Porto, Ovarense, Ginásio, Vagos, Belenenses, Lusitânia, C.A.B. Madeira, Barreirense, Benfica, Guimarães, Física e Académica.
Na divisão A2 ficariam: Queluz, Illiabum, Sampaense, Esgueira, Angra, Sangalhos, Seixal, Atlético, Galitos F.C, mais as duas equipas que garantem o direito desportivo da C.N.B.1.

- Estas equipas disputariam uma fase regular a 2 voltas, em cada divisão, mais uma fase com jornadas cruzadas entre A1 e A2, num total de 34 jornadas.

- Fica também claro que as equipas da A1 poderão inscrever 3 estrangeiros e as equipas da A2 apenas 2, sendo que nas jornadas cruzadas as equipas da A1 estão autorizadas a utilizar os 3 estrangeiros contra os 2 da A2.

-Outra questão que começa a ser certeza é a da arbitragem. A divisão A1 terá 3 árbitros e a divisão A2 apenas 2, nas jornadas cruzadas A1 - A2, estarão presentes 3 árbitros.

Outras ideias:
- Punições para os clubes incumpridores, com possível exclusão da competição.
- Exigência de escalões de formação a todos os participantes, desde o mini-basquete, e ainda a possível inclusão de 2 ou 3 atletas oriundos dessa mesma formação nos plantéis principais.
- O objectivo das jornadas cruzadas é o de dar visibilidade à A2, com uma maior projecção mediática.
- Criação de uma comissão autónoma para fazer a gestão da prova.
- Apenas os estrangeiros têm obrigatoriedade de ter contratos profissionais, os Portugueses poderão ter ou não.

Após ler e reler fico ainda mais confuso, e cheio de vontade de fazer perguntas.

- Não será possível arranjar mais uma equipa para a A2? É que eu só conto 11.
- Com o país de tanga, não acham que são viagens longas a mais? Ou será que o patrocinador é uma empresa de combustíveis?
- Não era o Presidente da Federação que por altura da fase final da Taça de Portugal, achava injusto o número de estrangeiros entre Liga e Proliga?
- Já perguntaram aos cluges da Proliga que querem pôr na A1 se eles querem, ou podem?
- Porque é que em altura de vacas magras só os jogadores, treinadores e clubes estão dispostos a ficar com menos dinheiro?
- A punição dos incumpridores é só depois, ou tem efeitos retroactivos?
- Qual das competições tem hoje mais visibilidade?
- Será que os treinadores só estão preocupados com os seus contratos?


Estas são algumas das dúvidas que me assaltam, porque certezas tenho algumas, como por exemplo, a dança de cadeiras com actuais e ex-dirigentes, com árbitros e ex-árbitros vai ser vergonhosa e acabar mal, com muitos galos da Liga e da Federação para o mesmo poleiro. Também a história da formação vai fazer disparar os números de inscrições de jovens nas Associações, e que vamos ter jovens a aquecer os bancos uma época inteira.

Por fim uma palavra de clarificação. Convém não transformar conversas informais em reuniões de trabalho. Os principais protagonistas da modalidade e ao contrário do que tem sido dito, até ontem (14/05/2008) não tinham sido ouvidos.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Só mudam as moscas!!!

Nem devia ser surpresa, este país é assim, gostamos de desenrascar, trabalhar as coisas em cima do joelho, e acima de tudo manter o statu quo.

Este fim-de-semana mais uma reunião da Federação com vista ao novo modelo competitivo não deu em nada, apenas mais confusão.
Nesta altura a Federação parece inclinada para fazer uma competição que agrade aos clubes da extinta Liga, empurrando assim os clubes da Proliga para um projecto com mais custos, ou seja para o abismo.

Será que o tempo não ensinou nada a esta gente?
E por falar em tempo, não acham que estão aí há tempo demais?
E responsabilidades não acham que têm?

Jogadores, treinadores, árbitros, clubes e associações saíram das respectivas reuniões de Sábado com uma certeza: está tudo louco!

Os jogadores querem ganhar mais, os árbitros idem, os treinadores querem é equipas para estar no top, as associações tentam vingança e os clubes a ver o que isto dá.

Resumindo, a Federação não tem projeto, não pára para pensar e vai ao sabor da onda empurrada pelos clubes de um projecto falido.

Por falar em projetos, aqui fica um de alguém há muito ligado ao Basquetebol,
António Pereira para ler com atenção.

Copiar não é feio, feio é fazer borrada atrás de borrada.

Empatados!!!!!!!!


Empatados!
E depois de no Sábado os visitantes terem assaltado a casa de Guimarães e Benfica, foi agora a vez de as equipas da casa puxarem dos galões e marcar uma posição.

Em Guimarães, o campeão não tremeu perante a obrigação de ganhar e com Tommie Edie em grande, venceu e convenceu. A académica ainda tentou nova surpresa mas ontem não era dia sim.
No próximo fim-de-semana em Coimbra tudo pode ficar decidido.

Na Luz a Física desta vez só durou trinta minutos. Apresentando os mesmos argumentos do dia anterior a Física até parecia que ia voltar a surpreender mas o quarto período mostrou-nos um Benfica tremendamente eficaz, com Tavares a redimir-se do jogo da véspera e a anotar 32 pontos dos 76 do Benfica. Na Física desta vez Kenell Craig não apareceu e Barroca, pese embora a excelente exibição, não foi suficiente.

Em duas equipas curtas de banco, ontem a Física rebentou primeiro. No próximo fim-de-semana em Torres Vedras se verá quem tem mais coração para seguir em frente.

sábado, 10 de maio de 2008

Surpresa!!!!!!!!!!!!!!!

Surpreendidos? Não?!

Para quem ficou espantado com a primeira ronda e as respectivas saídas de Illiabum e Queluz, terá agora ainda mais razões para andar de queixo caído.

Na Luz, a Física continuou a demonstrar aquilo que já vos tinha dito, é só a equipa que melhor Basquete está a jogar actualmente. Entrou na Luz desinibida e dominou todo o encontro chegando mesmo a ter 15 pontos de vantagem. O Benfica apenas nos últimos 5 minutos conseguiu passar para a frente do marcador, mas foi sol de pouca dura. Vitória justa da Física, com Kendall Craig novamente a ser o melhor. No Benfica, Marco Gonçalves foi o melhor e Tavares o pior, e quando assim é pouco mais há a dizer.

Em Guimarães, a Académica levou mais uma vez a lição bem estudada, e obrigou os campeões ao primeiro chumbo. Na equipa Vimaranense, Tommie Eddie bem tentou remar contra a maré, mas o trio dos estudantes formado por Cori Spencer, Bruno Costa e Fernando Sousa esteve imparável.

Amanhã temos mais. É certo que este play-off é à melhor de cinco jogos e nada fica decidido ao segundo jogo, mas convém que as equipas da casa se acautelem!

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Meias-Finais!

Jogam-se este fim-de-semana as quatro primeiras partidas das meias-finais do play-off da Proliga.
Sábado e Domingo em Lisboa e Guimarães, as tardes vão ser bem animadas com certeza!

Já hoje na Luz, o Benfica vai tentar cumprir um dos primeiros objectivos da época: estar na final da competição. Pela frente tem uma das surpresas da primeira ronda do play-off, a Física, e o que posso dizer é que nas actuais circunstâncias não me admira nada que esta volte a surpreender. Joga sem pressão e chega a esta fase com os níveis em cima.

Hoje às 16:00 horas e amanhã às 17:45, com o favoritismo dividido, na minha opinião.


Em Guimarães e depois do susto de Esgueira, os campeões sabem que com a Académica não se podem distrair. Os Estudantes estão como os homens de Torres Vedras, não têm nada a perder e podem ser uma pedra no sapato do campeão.

Hoje às 17:30 horas e amanhã às 17:00, com o Guimarães a ter um pouco mais de favoritismo. Afinal de contas ainda é o campeão e a grande sensação do Basquetebol Português em 2008.


A partir de agora surpreender é mais difícil, e só com qualidade se chega à final, play-off à melhor de cinco jogos.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Será desta????

Agora é que vai ser!
- Os clubes terão de decidir até ao dia...
- E que tal mais dois dias?
- Não, eu sou o todo poderoso e necessito mais tempo para pensar.

Isto até parece conversa de namorados!
A grande verdade é que com mais adiamento ou menos adiamento, o tempo é de tomar decisões e os próximos dias serão decisivos para encontrar o novo modelo competitivo para o Basquetebol Português.

Bom senso precisa-se, subserviência dispensa-se!

Regras claras são primordiais. Os clubes da Liga são importantes para a competição mas não são imprescindíveis. Esta espera por um Porto cheio de dúvidas, não quanto às regras da nova competição, mas sim em relação ao fim do contrato com o seu patrocinador, começa a ser exagerado.

Quantos clubes da liga têm os ordenados em dia? Quais os que querem entrar nesta nova competição terão as suas obrigações referentes à época finda, regularizada?

Olhar para a nova competição como sendo os oito da Liga e os melhores oito da Proliga, será coerente?
Os clubes azarados desta época serem colocados de parte será um profundo erro de gestão!

É urgente olhar para o passado dos clubes, para a dinâmica actual, para o trabalho na área da formação, para a sua implantação social e obviamente para a forte vontade em participar.
Será que Sangalhos, Seixal, Atlético, Galitos do Barreiro, por exemplo, merecem ficar de fora?
E nos Açores, depois das rábulas com o Lusitânia nos últimos anos, quem fica de fora é o Angra?

Se os clubes da Proliga fizerem uma avaliação dos últimos anos vão perceber que têm um papel mais do que importante a cumprir já na próxima reunião. Se mantiverem a união demonstrada nos últimos tempos podem dar passos decisivos no futuro da modalidade.

Já agora uma última reflexão.
Estarão tambem os dirigentes da Federação à altura do desafio?
Mais importante do que saber o que vão fazer para mudar a actual situação, era perceber como foi possível deixarem as coisas chegar onde chegaram!

Pensem nisso!!!!!

domingo, 4 de maio de 2008

Os Quatro Finalistas!!!!

Confirmações, Surpresas e Desilusões!

Aí estão os quatro finalistas da Proliga, a saber: Benfica, Guimarães, Académica e Física.

Surpreendidos? Talvez não!!


O Benfica, vencedor da fase regular, venceu com alguma facilidade um Sampaense longe do brilhantismo de outras épocas. Apesar das dificuldades com as lesões aqui está uma Confirmação!


Em Guimarães, o campeão nacional viu-se e desejou-se para levar de vencida a surpresa da fase regular Esgueira. Para quem ficou surpreendido com o resultado da semana passada cá está a resposta da equipa Aveirense, sendo eliminada é certo mas batendo-se de forma brilhante em todos os jogos. Esta equipa de Esgueira foi a surpresa da fase regular e merece também o destaque de equipa sensação do campeonato. Para o Esgueira, Surpresa. Para o Guimarães, Confirmação.


Em Queluz a Surpresa Académica aproveitou da melhor maneira o momento conturbado que se vive em Queluz e venceu os dois jogos em casa do adversário.
O título Desilusão para o Queluz encaixa em todos os sentidos. No sábado um atleta recusou-se a jogar, fazendo valer, é certo, os seus direitos, mas aproveitar este momento para reivindicar aquilo que lhe faltou em grande parte da época, demonstra falta de carácter. Esta tarde dirigentes e jogadores mostraram uma total falta de orgulho ao deixarem que o atleta alinhasse. Também mas não só por isto, Desilusão!!


Em Ílhavo: Confirmação, Surpresa e Desilusão.

Confirmação porque, após o jogo de Torres Vedras, era evidente que a equipa da Física era a mais forte. Nestas duas partidas demostrou que os resultados desta parte final da época não aconteceram por acaso. Eliminou o Belenenses na Taça de Portugal, esteve perto de fazer o mesmo com o Guimarães, que acabou por conquistar o troféu, venceu o mesmo Guimarães no último jogo da fase regular e agora o Illiabum a ser cilindrado por esta máquina de jogar Basquete.

Surpresa para o Illiabum! Não deixa de ser surpreendente que num ano em que tanto prometeram, em que tiveram condições excelentes, os ilhavenses tenham demonstrado tanta falta de ambição.

Desilusão, para um público tão apaixonado como o de Ílhavo, que sempre apoiou a equipa em casa e fora, a exibição de ontem foi uma desilusão. Num grupo que contava com excelentes praticantes como Félix, Pedro Silva, Pedro Coelho, Amorim, Ângelo Baptista e dois bons estrangeiros, a EQUIPA foi uma Desilusão.
No fundo e após alguns meses a acompanhar esta equipa em trabalho para a Rádio Terra Nova, posso dizer que há umbigos maiores que cérebros.


A competição entra agora no verdadeiro Play-off com a Física e a Académica a correr por fora. Mas como já referi anteriormente, ao passar o Illiabum a Física é candidata a par de Benfica e Guimarães!!!!




sexta-feira, 2 de maio de 2008

Quem Serão os Quatro Finalistas?

Fim-de-semana de decisões e emoções na Proliga.
Numa eliminatória jogada à melhor de três jogos, hoje já se poderão conhecer os quatro finalistas da competição. Para já Benfica, Esgueira, Queluz e Física levam vantagem e se ganharem arrumam a questão, mas Play-Off é Play-Off e ninguém acredita que não hajam jogos Domingo.

As primeiras equipas a entrar em acção são Benfica, Sampaense, Queluz e Académica com os jogos a terem hora de arranque marcado para as 16 horas.



Na Luz o Benfica é o favorito a fechar a eliminatória ante o Sampaense, mas o orgulho de uma equipa habituada a estar nas decisões pode dificultar a tarefa. Se houver jogo Domingo será surpresa e será jogado ás 17 horas.




Em Queluz e também às 16 horas encontram-se Queluz e Académica, com os estudantes a tentarem redimir-se de uma derrota à justa em casa. Aqui a surpresa será a equipa de Coimbra não vender cara a derrota e o jogo de Domingo seria um bom prémio para a boa época dos estudantes. Se houver terceiro jogo será Domingo às 16:30 horas.



Em Guimarães, o campeão foi protagonista pela negativa da maior surpresa dos Play-Off e agora terá de correr atrás do prejuízo. Para os Aveirenses, esta será mais uma oportunidade para desfrutar do momento e tentar não jogar Domingo. O jogo de hoje é às 17 horas e o de Domingo a acontecer será jogado à mesma hora.



As últimas equipas a entrar em acção são Illiabum e Física às 18 horas em Ílhavo. Depois da derrota em Torrres Vedras, os Ilhavenses estão em situação difícil mas em casa o Illiabum costuma dar muito poucas chances.
Para quem tanto prometeu no início da época o jogo de Domingo é uma obrigação e será novamente às 18 horas.


Como se percebe emoção não vai faltar este fim-de-semana e alguns jogos pode acompanhar aqui!!!!!!!!