segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Olá 2008!!!!!!!!!!!

O Ano de 2007 está a chegar ao fim e 2008 já espreita.

Nesta altura é blá blá blá... bom, blá blá blá... feliz, blá blá blá...

Desejo que todos, um a um, dia-a-dia, possamos festejar cada dia do novo ano que aí vem!!

Está nas nossas mão fazer um bom 2008!!!

E por falar em mãos, deixo-vos com este filme enviado por um amigo!!!!!!!

domingo, 30 de dezembro de 2007

Liga "Profissional" !


Na liga Profissional, ao fim de 9 jornadas confirmam-se as piores expectativas. Ovarense e Porto dominam a competição com apenas uma derrota.
A provar o desequilíbrio existente, as equipas imediatamente a seguir já têm 5 derrotas averbadas em 9 jornadas, ou seja um aproveitamento abaixo dos 50%, e existe ainda uma equipa só com uma vitória conseguída.

Será esta a desmotivação de que falava Luís Magalhães?

Carlos Barroca dizia em entrevista ao jornal A Bola: " actualmente só há duas equipas altamente profissionais: Ovarense e FCPorto" , e aparentemente parece ter razão, mas só aparentemente, pois se Porto e Ovarense fossem mesmo profissionais já não deveriam ter percebido que estão a esbanjar dinheiro numa competição sem sentido?
O profissionalismo existente permite olhar para as imagens televisivas e ver uma jornada concentrada (mais uma) sem público no pavilhão.

Jogos sem qualidade.

Um David Vik completamente fora do prazo.

Um entra e sai constante de jogadores, como que a dizer que o recrutamento foi pouco profissional, com o Vagos e o Lusitânia a serem os recordistas.

Coincidências!

Enfim, esperemos que 2008 traga bom senso às gentes do Basquetebol, para de uma vez por todas pormos fim a este triste estado em que se encontra a nossa modalidade.

13ª Jornada da Proliga!!!


E na última jornada de 2007, o grande destaque vai para a vitória da Académica no Barreiro frente ao Galitos F.C.,o que permite à equipa de Coimbra aproximar-se dos lugares do play-off, depois de ter começado a época muito mal. Quanto aos galos vão ter de melhorar bastante em 2008.

Outra vitória importante foi a obtida pelo Angra em Sangalhos. A equipa Açoriana continua a ser bem mais forte fora da Ilha. Quanto à equipa Bairradina parece que o problema não está só nos estrangeiros.

Em Queluz, a equipa local continua em grande. Mais uma vitória frente a um adversário directo, o Sampaense.

Em São Paio de Gramaços como era de prever ninguém está satisfeito e o ano de 2008 vai trazer ainda mais novidades.

Na Maia, a Física voltou às vitórias, deixando os Maiatos numa má posição.

No primeiro jogo da jornada o Atlético levou de vencida a aguerrida equipa do Seixal.

Em Vila-Pouca o Illiabum voltou ás vitórias deixando para trás 2 derrotas consecutivas. A equipa de Ílhavo passa por um momento delicado, com as lesões de Daniel Félix e Pedro Coelho, o abandono da competição de Angelo Baptista e ontem a ausência de Pedro Valente por motivos de saúde.

Na equipa do Vila Pouca a situação é bem mais complicada, pois as soluções ao dispor de Alfredo Brigas são demasiado escassas.

Esta jornada vai acabar em Janeiro com a realização do Guimarães - Benfica.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Luís Magalhães abandona!


Luís Magalhães decidiu de forma unilateral abandonar a Ovarense.

Depois de no início de época ter manifestado alguma relutância em continuar, o treinador da Ovarense tomou definitivamente a decisão.

Quem parece não ter gostado nada da decisão foram os dirigentes Vareiros que já anunciaram reagir de forma firme a esta falta de "PROFISSIONALISMO".
Mário Leite fica agora como treinador interino.

Com esta saída fica também resolvido o problema da Federação, que assim poderá seduzir Mário Palma a trabalhar em Ovar e a fazer uma perninha na Selecção.

Com o abandono do Basquetebol Português, Luís Magalhães deixa também em grandes dificuldades a Liga e o seu Presidente, uma vez que o ex-treinador da Ovarense era um dos mais acérrimos defensores deste "PROFISSIONALISMO".

Última jornada de 2007!


Começa já esta noite a última jornada de 2007 da Proliga, com todas as equipas a tentar sair do ano velho com uma vitória.

Esta jornada 13 tem como jogo de cartaz o Guimarães - Benfica, mas vamos ter de esperar por 2008 para assistirmos a um dos jogos mais interessantes da época.

Em Sangalhos, a equipa da casa - agora com nova dupla de Americanos - recebe o Angra, uma das equipas mais irregulares da prova. Adivinhar o resultado é tarefa difícil.

Em Queluz teremos com toda a certeza um bom embate entre Queluz e Sampaense.

No Barreiro, o Galitos F.C. tem uma excelente oportunidade para fechar bem um ano que nesta parte final não lhe está a correr bem, mas a Académica tem capacidade para estragar a festa aos Galos.

Na Maia, a Física terá certamente de lutar bastante para derrotar uma das equipas mais fortes a jogar em casa.

Outro duelo equilibrado acontecerá na tapadinha, onde o Atlético recebe a sempre lutadora equipa do Seixal.

Em Vila Pouca de Aguiar, o Illiabum tem oportunidade única para sair da "mini-crise" das duas últimas jornadas.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007



Há quem diga que o Pai natal

não existe!!!
E existem os que não acreditam nele!!!!!






Acreditando ou não, mais importante de tudo é que possamos passar com felicidade esta quadra!!!!!!!




O BASQUETEBOL PENSADO DESEJA A TODOS UM FELIZ NATAL!!!!!!!!!!!




domingo, 23 de dezembro de 2007

All-Star!!!!!!!


E o Sul voltou a vencer mais uma edição do All-Star.

Num jogo que acabou por ser bem disputado, o Sul saiu vencedor após dois prolongamentos (117 -112).

Durante a partida, a estrela maior acabou por ser Lance Soderberg, mas o título de MVP saiu a Darrell Harris.

No Concurso de afundanços, Augusto Sobrinho voou mais alto; nos lançamentos de três pontos o mais certeiro foi Raheem Moss.

Agora Norte e Sul estão empatados em vitórias, 8 para cada lado.

Será que vão ter oportunidade para desempatar????????????

Como nota negativa ficam as ausências de alguns atletas que continuam a achar um frete este tipo de eventos, mas os treinadores fomentam, e quando assim é...

Resultados 12ª Jornada!!!

Está concluída a jornada 12 da Proliga, jogada em época Natalícia e que deixou 7 prendas.

O Pai Natal do Basquetebol deixou a prenda maior para o Esgueira, que mesmo depois de estar a perder por 20 pontos, conseguiu dar a volta ao resultado. A equipa de Esgueira continua a surpreender tudo e todos fazendo do empenhamento em campo a sua grande arma.

Outra prenda grande foi ganha pela equipa do Queluz, que foi a Ílhavo vencer o desfalcado Illiabum. Num jogo intenso de emoção os Ilhavenses cedo se mostraram órfãos de Daniel Félix e sentiram enormes dificuldades para ultrapassar a forte defesa do Queluz, que é nesta altura e a par do Esgueira outra das boas surpresas da prova.

Em São Paio de Gramaços, o Sampaense não resistiu à força do campeão Guimarães e ficou sem prenda de Natal, com Jorge Dias já a pensar em prendas lá para o final de Janeiro!!!

Nas restantes partidas, vitórias esperadas de Angra, Benfica, Seixal e Académica .

Para os que não tiveram direito a prenda no Natal , nada como esperar pelos Reis!!!

sábado, 22 de dezembro de 2007

ALL STAR!!!!


Mação acolhe esta tarde mais uma edição do All-Star da Liga profissional.
Esta bonita região da beira baixa vai poder assim tomar contacto com o Basquetebol, modalidade pouco divulgada naquele concelho do País.

Luís Magalhães será o treinador da equipa Norte, que enfrenta o timoneiro do Sul, João Freitas.

O festival das estrelas fica no entanto marcado pelas habituais ausências dos Chicos Espertos. Não é novidade mas já chateia que ano após ano, clubes e jogadores inventem todos os expedientes e mais alguns para justificar a ausência. Ou será que com o argumento da participação nas competições Europeias alguém iria obrigar os Norte-Americanos da Ovarense a participarem no evento??????

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Jornada de Natal!!!!!!!



É em quadra natalícia que se joga a 12ª jornada do campeonato da Proliga, e as prenda de Natal são apetecíveis.
Para começar temos como centro das atenções o Illiabum - Queluz, que terá honras de transmissão televisiva (SPORTV).
Mas nesta jornada há mais jogos de grande interesse como o Sampaense - Guimarães, no reencontro dos dois finalistas do campeonato passado, ou o Benfica - Atlético, num duelo Lisboeta para seguir com grande atenção.
Mas para além dos encontros entre equipas mais mediáticas, não deixar de seguir com atenção os jogos Física - Esgueira, Seixal - Maia, e Angra - Galitos F.C.
E em Coimbra será na época de Natal que o Vila-Pouca vai ter a primeira prenda?




domingo, 16 de dezembro de 2007

Novo Líder!!!!!!


O Benfica é agora o líder isolado do campeonato da Proliga, aproveitando a escorregadela do Illiabum em Guimarães.

Foi uma jornada com apenas uma surpresa de maior, a vitória da Académica em Queluz. Os homens de Coimbra continuam a ser surpreendentes nas derrotas e nas vitórias.

Quem continua a surpreender pela negativa é o Sampaense: mais uma derrota, agora frente ao Atlético.

Em Guimarães, o campeão foi um justo vencedor da partida frente ao Illiabum, que acusou as ausências de Angelo Baptista (fez uma pausa na carreira) e Pedro Coelho (doente).

Num jogo que tinha tudo para ser um grande espétaculo, as expectativas cedo ficaram goradas perante a péssima arbitragem de Nuno Monteiro e Jorge Cabral, que mais do que prejudicarem uma ou outra equipa, prejudicaram acima de tudo o Basquetebol: 48 faltas e 59 lances livres são o registo estatístico de uma péssima prestação.


sábado, 15 de dezembro de 2007

11ª Jornada!


Jornada 11 marcada pela visita do líder da prova (Illiabum) a casa do campeão Nacional (Guimarães). Este é sem dúvida o jogo da jornada, entre duas equipas com claras aspirações na competição.

Nas restantes partidas, surpresas só se SLB e Angra escorregarem na Maia e em Vila-Pouca, respectivamente. Nos restantes jogos o equilíbrio vai prevalecer.

domingo, 9 de dezembro de 2007

10ª Jornada !!!!!!!!

Está concluída a jornada dupla da Proliga e as surpresas aconteceram, reduzindo o lote de equipas que agora comandam a prova.

Em Queluz, o Angra surpreendeu (70-73), mostrando que vai sendo mais forte a jogar no Continente do que na Ilha, e que o descanso de ontem foi ajuda importante.

Na Luz, a juventude do Esgueira não resistiu ao todo poderoso Benfica e caiu com estrondo (96-52).

Sampaense e Maia disputaram um jogo equilibrado (88-86), com os Maiatos, apesar de terem equilibrado a partida, a não conseguirem vencer.

A Física voltou às vitórias e a vítima foi o Seixal (68-80).

Em Coimbra, o Guimarães que descansou na jornada anterior venceu a Académica por 60-68.

Com ou sem descanso, quem não vence é o Vila Pouca. Esta tarde nova derrota perante o Sangalhos (70- 77).

Em Ílhavo, o Illiabum venceu o Atlético (96-70) e mantêm-se assim na liderança.

Foi uma justa vitória da equipa de Ílhavo que comandou todo o jogo, com Daniel Félix e Malcon Thomas a voltarem a fazer estragos.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Illiabum assume liderança!!!!!!!!

Está parcialmente concluída a jornada nove da Proliga. A partida entre Guimarães e Angra foi adiada para dia 16/12/2007.

Foi uma jornada sem surpresas, mas com uma nota de relevo para o Esgueira, que continua a fazer um excelente início de época. A vítima desta vez foi o decepcionante Sampaense, com a equipa de Esgueira a vencer por 75 - 74 e a manter-se no grupo dos primeiros.

No jogo da jornada, a Física não resistiu ao Benfica e acabou por perder por 12 pontos (83 - 95). A equipa da casa até entrou bem no jogo e foi respondendo ao Benfica, acabando o primeiro período com uma igualdade a 22 pontos, mas um segundo período negro (6 - 24) deitou tudo a perder.

Em alta continua o Queluz, com nova vitória esta tarde frente ao Sangalhos (86 - 73) que tarda em se encontrar.

Em Vila Pouca de Aguiar ainda não foi desta que a vitória sorriu aos da casa, e quem aproveitou foi o Galitos FC, que assim somou a sua segunda vitória na prova (66 - 78).

Na Tapadinha, o Atlético venceu a Académica por 64 - 74 e fez a sua quarta vitória.

Por último, na Maia, o Illiabum sofreu mas venceu a equipa da casa por 74 - 87. Num jogo muito emotivo e jogado a ritmo elevado, os Maiatos foram dificultando a vida aos Ilhavenses, com uma pressão a campo inteiro após cesto e grande atitude competitiva. Foram dominando o marcador, chegando a ter 11 pontos de diferença, mas passado o factor surpresa o Illiabum respondeu da melhor forma, arregaçou as mangas e foi para a luta, dando a volta ao marcador. A partir daí passou a controlar o jogo, mas com o Maia sempre a espreitar a oportunidade.

No Maia destaque para Zé Gomes e João Moreira. No Illiabum Malcon, Félix e Pedro silva estiveram em destaque.
Com esta vitória o Illiabum assumiu a liderança da Proliga em parceria com Benfica, Queluz, Física e Esgueira.

Amanhã o Basquetebol da Proliga está de volta com a 10ª Jornada!!!!!!!!


sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Jornada Dupla!!!!!!

no
Fim-de-semana de jornada dupla na Proliga, a começar já esta noite com o Esgueira - Sampaense.
A grande novidade desta 9ª jornada vai para a primeira transmissão televisiva da época de um jogo da Proliga (SPORTV1) naquele que será o jogo da jornada, Física - Benfica.
Vai ser um fim-de-semana de muito Basquetebol, e com dois jogos seguídos pode ser que as surpresas aconteçam.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Liga !!!!!!!!!

Já vai com seis jornadas disputadas a 13ª edição da Liga Profissional (13ª???? é preciso ter galo!!!!), e aquilo que se pode dizer até agora é que se confirmam as piores expectativas.
A Ovarense passeia, numa competição que apesar de ter apenas 8 equipas, demonstra desde já um enorme desequilíbrio.

Entretanto a Direcção da Liga continua a sua cruzada pela sobrevivência e continua a ver coisas positivas em tudo o que mexe (o maior cego é o que não quer ver!!!!).
Depois de um espectáculo triste transmitido pela RTP2, a Liga vem agora anunciar que:

""Audiências da LCB voltam a subir

O encontro entre o Barreirense e o Belenenses Hyundai Lusifor, a contar para a 6ª jornada da Liga, em Oliveira do Bairro, registou um índice de 5.9% de share de audiência e conseguiu 1.5% de rating (taxa média de audiência), o que evidencia um aumento das audiências televisivas em relação à última jornada.""

Enfim para verem um mau jogo de Basquetebol e com um pavilhão vazio, melhor seria que as audiências fossem fracas, porque sinceramente foi uma péssima propaganda da modalidade.

Posso até concordar com estas jornadas descentralizadas, mas como sempre acontece não basta ter boas ideias, depois é preciso trabalhar para que na prática as coisas funcionem.

Como é possível realizar um evento destes sem conseguir colocar 500 adeptos nas bancadas?

Sabem quantos clubes de Basquetebol existem em redor de Oliveira do Bairro?

domingo, 2 de dezembro de 2007

8ª Jornada!!!


Jornada 8 sem surpresas a assinalar. Os favoritos venceram e a competição segue equilibrada.

Nesta altura a Física é líder à condição, pois leva já duas derrotas, e atrás de si leva quatro equipas com apenas uma: Queluz, Illiabum, Guimarães e Benfica.