domingo, 28 de outubro de 2007


A grande surpresa da 4ª jornada aconteceu no Barreiro onde a equipa da casa acabou derrotada pelo Esgueira, que assim fez o pleno nesta jornada dupla.
Física e Benfica são agora as duas únicas equipas invictas da prova, após as vitórias desta tarde em Sangalhos e Coimbra.
Nesta jornada o Maia venceu finalmente e Académica e Vila Pouca continuam a acumular derrotas.
Lembrar ainda que esta jornada já tinha começado na sexta - feira com a vitória do Illiabum frente ao Sampaense.

sábado, 27 de outubro de 2007

Proliga: 3ª Jornada


Está terminada a 3ª jornada da Proliga e sem surpresas de maior.
Olhando para os resultados salta à vista a dificuldade sentida pelo Benfica ante o Angra. Mesmo jogando em casa o Benfica só conseguiu garantir a vitória da linha de lance livre através de Miguel Minhava.
Quem continua a vencer e convencer é a Física. Esta tarde conseguiu mais uma vitória e frente a um adversário difícil como é o Galitos FC. No Seixal destaque também para a vitória do Sangalhos. O Maia é que continua sem vencer: esta tarde mais uma derrota.
Por fim destacar a boa reacção do Sampaense após a derrota de ontem em Ílhavo, vencendo hoje a Académica de Coimbra.
Amanhã há mais!

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Illiabum - Sampaense

O Illiabum venceu o Sampaense em jogo antecipado da quarta jornada do campeonato da Proliga.
Num jogo intenso e cheio de emoção, entrou melhor a equipa de São Paio de Gramaços, que com uma boa defesa e rápidas saídas para o contra-ataque, aproveitou da melhor forma a péssima entrada do Illiabum na partida para chegar ao final do primeiro período com o resultado em 14 - 33.
No segundo período o Illiabum melhorou, não sem antes o Sampaense fazer a maior diferença na partida entre as duas equipas (22 pontos). Nesta altura brilhavam no Sampaense Kareem Collins e João Rosado, enquanto no Illiabum a entrada de Daniel Félix e Pedro Valente começava a dar frutos. O Illiabum chegaria ao intervalo a perder por apenas 10 pontos (43 - 53).
Na segunda parte o Sampaense tudo tentou para se manter no comando, mas a maior frescura dos jogadores Ilhavenses foi fundamental, com a dupla de norte-Americanos do Illiabum a aparecer no quarto período a ditar leis.
Num período em que o Illiabum marcou 25 pontos e ganhou 11 ressaltos, Robert Cheeks contribuíu com 8 pontos e 6 ressaltos e Malcon Thomas com 12 pontos e 4 ressaltos, ajudando assim a equipa Ilhavense a conquistar uma importante vitória num jogo em que esteve à beira do KO.
O MVP da partida acabou por ser Daniel Félix, com 19 pontos e 10 assistências, mas é justo destacar ainda o contributo decisivo de Pedro Valente.
No Sampaense, destaque para o Norte Americano Kareem Collins, com 28 pontos, e João Rosado, que fez 12 pontos e 14 ressaltos.
Vitória Justa do Illiabum que acabou por se mostrar mais colectivo na parte decisiva do jogo: 22 - 8 em assistências.

3ª e 4ª Jornadas


Começa hoje um fim-de-semana cheio de Basquetebol na Proliga, com jornada dupla a terminar no Domingo.
Para hoje temos, em jogo antecipado da 4ª jornada o Illiabum - Sampaense, duas equipas com aspirações na competição e que reeditam a meia-final dos playoff's da época transacta. O Illiabum neste seu primeiro jogo entre portas parte como favorito, perante um Sampaense ainda em fase de construção. De referir que esta partida jogada em Ílhavo terá as suas receitas a reverter na sua totalidade para a Obra da Criança.



quarta-feira, 24 de outubro de 2007

JÁ??????????????

Pois é, e ainda agora começou!
Os jogadores do Belenenses já têm o primeiro mês de ordenado em atraso, para além de um mês da época anterior que está em falta a pelo menos dois atletas do actual plantel.
Mas está tudo controlado, o comité de auditoria até já disse que todas as candidaturas reuniam condições.
Está tudo legal, a malta é que gosta de implicar!!!!!!

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Tema para reflectir durante a semana !!!


E Finalmente estão em acção as duas mais importantes competições de Basquetebol em Portugal.
Depois de muitas indefinições, de umas quantas ameaças, lá resolveram ambas, Federação e Liga, fechar os olhos a mais um punhado de ilegalidades e dar início a mais um ano de adiamento do Basquetebol Nacional.
Como é possível a Liga ter começado com apenas 8 clubes e com o Lusitânia a poder inscrever atletas apesar das dívidas?
Como é possível a Federação aceitar a inscrição do Queluz conhecendo as dívidas deste clube para com ex. atletas e fisco?
O Basquetebol bateu no fundo e o meu receio é que o pior ainda estará para chegar, apesar do meu desejo de que tudo acabe em bem.
Já vale tudo para camuflar a incompetência de uns quantos. Para quem viu a reportagem feita pela RTP2 aquando da transmissão do jogo Ovarense - Ginásio, terá ficado a perceber a entrevista encomendada que a repórter teve de fazer a Paulo Mamede (Presidente da Liga) e Rui Santos (ex-Jogador). Enfim, foi triste, ainda para mais depois de ver que o Rui Santos estava precisamente do lado contrário, pensando pela sua cabeça e deixando Paulo Mamede e a entrevistadora completamente baralhados.

E por fala em baralhado, não resisto em deixar-vos esta pérola, que é a resposta de Paulo Mamede ao repórter da RTP Açores. Diz ele:

"Põe um ponto final em todas as polémicas e põe também ponto final em algumas questões que são aventadas na comunicação social e que nem sempre correspondem à verdade exacta dos factos sobre as circunstâncias e as questões que dizem respeito nomeadamente a este do Lusitânia."

Perceberam?
Não?
Então o melhor é ouvirem!!!

domingo, 21 de outubro de 2007

A segunda jornada da Proliga não trouxe novidades de maior em termos de resultados.
Nos encontros onde incidiam maiores expectativas, destaque para a vitória do Sampaense em Angra do Heroísmo.
Em Guimarães, o campeão Nacional não teve dificuldades em vencer o Maia, equipa que foi a surpresa da época passada, com Fernando Sá a jogar o último período com o banco.
Em Coimbra, o Illiabum sentiu mais dificuldades do que expressa o resultado final, pois a Académica resistiu até aos dois minutos finais do terceiro período, altura em que a equipa de Ílhavo atingiu a dezena de pontos de vantagem. Na equipa da Académica, que estreou o Americano Cori Spencer, o destaque vai para Fernando Sousa e Odair Conceição. No Illiabum destaque para Daniel Félix e Nélson Sousa.
Em Sangalhos foi dia de festa com a visita do Benfica. Pavilhão cheio, grande emoção e a equipa da casa durante a primeira parte a responder com grande atitude. No início do terceiro período o Benfica entrou decidido e acabou de vez com as aspirações do Sangalhos. De facto a equipa do Benfica é nesta altura da prova uma equipa mais rodada, com quatro jogadores do cinco inicial a jogarem juntos há já três anos, muito experiente e que traz o jogo para níveis físicos a que a maioria das equipas da Proliga não estão habituadas.
Nas restantes partidas, destaque para a réplica dada pelo Seixal ao Galitos FC, para a vitória da Física em Vila Pouca e para a vitória do Queluz ante o Esgueira, que marcou uns preocupantes 47 pontos.

Nota final para lembrar que no próximo fim-de-semana temos jornada dupla, e que o jogo Illiabum - Sampaense será jogado na sexta-feira à noite.




sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Proliga 2ª Jornada

Este sábado joga-se a segunda jornada da Proliga. E para esta jornada são três os jogos a gerar maiores expectativas.
O primeiro realiza-se em Sangalhos, com os Bairradinos a receber o Benfica, que a jogar num pavilhão pequeno e perante um público fervoroso, terá de puxar dos galões para não ser surpreendido.
Nos Açores, o Angra vai receber o Sampaense e tentará manter o sentido das vitórias, enquanto que para o Sampaense deve ter servido de exemplo a derrota do Illiabum na jornada passada.
Em Coimbra, a Académica vai receber o Illiabum, que tentará a todo o custo encontrar o caminho das vitórias em jogos oficias, mas a equipa da casa tem uma palavra a dizer.
Nas restantes partidas não são esperadas surpresas, já que o Guimarães em casa é favorito perante o Maia, o Galitos FC perante o Seixal também não terá dificuldades, e em Vila Pouca de Aguiar, a equipa da casa tentará redimir-se da derrota da primeira jornada, mas ainda assim a Física é favorita. Queluz e Esgueira têm condições para protagonizar um duelo equilibrado, com ligeira vantagem para os da casa.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

LIGA PROFISSIONAL

Está marcado para este fim-de-semana o arranque da competição profissional de Basquetebol em Portugal.
Depois de um Verão de grandes polémicas com guerras e ameaças, com indefinições constantes, tudo parece estar finalmente preparado para o início da competição.
Ou seja, está tudo na mesma: os clubes continuam com dívidas a tudo e todos, a comissão que deveria fiscalizar as candidaturas, ninguém sabe se reuniu, e até à hora do primeiro jogo do Lusitânia vamos ficar à espera que o clube açoriano consiga chegar a acordo com ex-atletas para assim puder inscrever os novos jogadores para esta época.
Tudo vai com certeza correr bem, e o "profissionalismo" vai continuar a enganar-se a si próprio durante mais uma época.
Quanto á competição propriamente dita, a Ovarense parte como grande favorita, deixando para o FCPorto o papel de outsider da prova.
As restantes seis equipas competirão apenas para cumprir calendário, numa fase regular que apenas vai servir para encontrar o emparelhamento para os play-off.

Para a primeira jornada o calendário é o seguinte:

1ª Jornada

Jogo

Data - Hora

Local

Belenenses - CAB, -

20-10-2007 – 18:00

Pav. Acácio Rosa

Ovarense - Ginásio, -

21-10-2007 – 17:00

Arena Dolce Vita

FC Porto - Vagos, -

21-10-2007 – 16:00

Pav. Mun. de Santo Tirso

Lusitânia - Barreirense, -

20-10-2007 – 17:30

Pav. Mun. Angra do Heroísmo





domingo, 14 de outubro de 2007

Resultados da 1ª Jornada

Está terminada a 1ª jornada do quinto campeonato da Proliga.
E a maior surpresa acabou por vir do Seixal, não tanto pela vitória mas pelos números com que ultrapassou a turma do Vila Pouca.
Os restantes destaques passam pela vitória fora de casa do Atlético, que foi ao difícil campo do Maia arrancar uma vitória importante, tendo em conta a excelente réplica do Galitos do Barreiro ante o Benfica e a vitória do Angra ante o Illiabum.
No jogo realizado nos Açores, a equipa da casa demonstrou estar esta época determinada a não passar pelos sobressaltos dos últimos anos, ficando desde já a ideia que a viagem aos Açores não será fácil para ninguém.
No Illiabum, Carlos Gouveia dispõe de muitas soluções, mas com um cinco completamente novo. Só o tempo dirá até onde pode ir esta equipa.



Supertaça!!!! Super-decepção!!!!!!

A Ovarense venceu ontem mais uma Supertaça.
Aproveitando o facto de ter uma estrutura mais rodada que o FC Porto, a Ovarense venceu ontem o seu actual maior rival por 66 - 56.
Num mau jogo de basquetebol, onde cada vez mais vale tudo (agarrar, puxar, bater, empurrar), a Ovarense fez a festa, deixando do outro lado uma equipa decepcionada e revoltada com o que lhe acabava de acontecer.
A decepção ou vergonha foi tanta que os Portistas abandonaram a meio a cerimónia de entrega de prémios, obrigando a organização a ir buscar ao balneário o MVP da partida, Toree Morris, para receber o respectivo troféu!!!!

NOTA: Já não é a primeira vez que esta decepção e revolta assola as hostes Portistas. É o que dá andar a reboque de quem quer manter o actual estado das coisas a todo o custo.
A coluna é para manter direita !!!!!!!!

Resultados da 1ª Jornada da Proliga



1ª Jornada da Proliga

Começa hoje o quinto campeonato da Proliga, prova organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol.

E é grande a expectativa em torno da prova, que conta esta época com mais três fundadores da Liga Profissional: Benfica, Queluz e Seixal.

Fazendo uma curta análise da pré-época, fica a convicção de que a competição pode esta época subir mais um degrau ao nível da qualidade. Os bons jogadores nacionais mantêm-se, a qualidade dos estrangeiros parece ter subido e os Clubes e a Federação parecem estar empenhados para que ao nível da organização tudo decorra com normalidade.

Nesta altura, o lote de equipas favoritas não é claro, mas Guimarães, Benfica e Illiabum parecem estar numa primeira linha de candidatos, e logo atrás com aspirações a um lugar nos Play-off, Sampaense, Angra, Académica, Física, Atlético, Galitos FC, Maia e Sangalhos. As grandes incógnitas e candidatos a surpresa na prova são Esgueira, Seixal, Vila Pouca e Queluz.

Estas são as minhas apostas para esta época, mas com o avançar das jornadas tudo pode mudar, e os plantéis ainda não estão totalmente definidos, com alguns clubes a fazerem trocas de última hora, como são exemplo Sampaense e Guimarães.


Boa sorte para todas as equipas!

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

SUPERTAÇA!!!



Ovarense e Porto disputam este fim de semana mais uma Supertaça.
O palco será o Municipal da Póvoa de Varzim e o jogo realiza-se no próximo Sábado, dia 13, pelas 17:15 horas.
Esta será a sétima vez que estas duas equipas se encontram para esta competição, tendo agora a possibilidade de desempatarem o numero de vitorias, 3 para cada lado.



Nota final para alertar: no mesmo dia e com inicio marcado para as 17 horas, joga a selecção nacional de futebol, com transmissão no canal 1 da RTP, ora como a Supertaça de Basquetebol, vai ter transmissão na SPORTV, não me admira nada que a Federação Portuguesa de Futebol acuse, a sua congénere do Basquetebol de concorrência desleal!!!!!!!!

TAÇA de PORTUGAL

Já é conhecido o sorteio da primeira eliminatória da Taça de Portugal em Basquetebol.

Todos as partidas estão agendadas para o dia 1 de Novembro. Quanto ao favoritismo nesta eliminatória, recai como parece óbvio nas equipa da Proliga.

No jogo Estrela Basket Ovar – Atómicos Sport Club, favoritismo para os da casa.

A.A.U.Aveiro – Illiabum

Sampaense – Sanjoanense

Estrela Basket Ovar – Atómicos Sport Club

Club Lisnave – C R Feijó

Vila Poça – UTAD

F C Gaia – B.C. Valença

Guimarães - Leça

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Entrevista a Mário Saldanha

Mário Saldanha concedeu na passada Sexta-feira uma entrevista à Rádio Terra Nova onde aborda algumas questões da actualidade do Basquetebol Nacional, desde o Troféu António Pratas, passando pelo torneio dos campeões, até às mais recentes polémicas entre Liga e Federação.

Para efectuar o download do ficheiro com a entrevista, clique aqui, e em seguida clique em "Download file".

domingo, 7 de outubro de 2007

Mais do mesmo!!!!

Em Ovar reuniram-se algumas cabeças pensantes do Basquetebol Nacional, para tentarem encontrar soluções para a fase negra que vive o Profissionalismo em Portugal.
Esta é a versão oficial, porque no fundo a notícia devia ter saído assim:

Em Ovar reuniram-se algumas personalidades ligadas ao Basquetebol Profissional que actualmente estão em vias de verem o seu tacho acabar.

Começa a ser deplorável a imagem que dirigentes e treinadores estão a dar.
As conclusões desta reunião magna foram zero e sobraram ataques mais uma vez para a Proliga.
A história da concorrência desleal já é a única bandeira que estes senhores conseguem erguer.
A grande verdade é que actualmente as duas entidades máximas da modalidade têm culpa da situação a que chegámos mas, mais grave do que isso, têm telhados de vidro.
Na Liga todos sabemos que foram anos a fio a subverter os regulamentos, a esconder as irregularidades dos clubes com o único intuito de se manterem no poleiro.
A Federação, até que o caso Queluz fique esclarecido, também não fica bem na foto, mas o erro maior é ter deixado que os dirigentes da Liga continuassem ano após ano a fazer tudo o que queriam, inclusivamente acumular dívidas à própria Federação.
Insinuar que a Federação não esteve presente por se recusar ao diálogo é a prova do estado de guerrilha em que se encontra o Basquetebol.
Mas as verdadeira razões para a ausência da Federação foram dados a conhecer numa carta enviada à ADO:

No entanto, conforme é público, a Federação Portuguesa de Basquetebol irá promover, nos próximos dias 5, 6 e 7 de Outubro a organização da Fase Final do “I Troféu António Pratas”,

Em primeiro lugar, embora a FPB não se tenha pronunciado, relativamente à organização do “Torneio dos Campeões”, por não querer prejudicar a imagem do sector profissional do Basquetebol, a Federação, por uma questão de princípio e de respeito para com as responsabilidades que lhe estão cometidas, não deve participar num evento associado à realização de uma competição de natureza profissional, num momento em que o processo regulamentar de apresentação e análise das candidaturas não se encontra ainda encerrado.

Em segundo lugar, devemos recordar as recentes declarações proferidas pelo Presidente da LCB, representante máximo do Basquetebol profissional e também, por esse facto, de todos os clubes que a integram, incluindo a ADO, onde foi feito publicamente um diagnóstico do mau (?) estado actual do Basquetebol, identificando como principal responsável pela actual situação da modalidade o signatário e o seu trabalho negativo nos últimos dezasseis anos no cargo de Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol. Parece-nos, por isso que a LCB, os seus clubes e os seus dirigentes, terão já feito um debate sobre o estado actual da modalidade, o qual, pela certeza e ciência das suas conclusões urge conhecer com maior detalhe.

Em terceiro lugar, convém sublinhar que, em Junho deste ano, a Federação, em reunião com a Liga de Clubes e na presença de toda a sua direcção executiva, propôs a realização de uma reunião/debate sem qualquer condição prévia, com todos os clubes que integravam a Liga (e obviamente a sua direcção executiva), tendo como objectivo a análise da situação e a procura de soluções que ultrapassassem as dificuldades com que a competição profissional se confrontava. Tal proposta, não só não foi aceite, como a partir daí o diálogo e a relação com a Liga se deteriorou, baseado na premissa de defesa intransigente do modelo e dos pressupostos do profissionalismo actual.

No que se refere especificamente às relações entre a FPB e a Ovarense, convirá não ignorar que se encontra pendente uma acção judicial contra a Federação, intentada pela Ovarense SAD, pelo que, no espírito daquilo que é o relacionamento normal e cordial entre duas instituições, deveria existir um debate prévio entre as duas entidades com vista à normalização das suas relações.

Estes são os verdadeiros motivos para a ausência da Federação.

Enfim, resta aguardar pelo dia 9 de Outubro, altura em que se reúne pela última vez o comité de análise das candidaturas, para ver se este filme tem um fim.

Nota final para uma frase assassina que ouvi na RTP 2 durante a transmissão do Porto - Belenenses: "A Liga arranca com qualquer número de clubes!"

Eu traduzo: A presença do Lusitânia na competição profissional é nesta altura uma enorme incerteza.

Benfica e Ovarense!!!!!!

Benfica e Ovarense foram os vencedores dos torneios que abrem o início de época.
No torneio dos campeões a Ovarense levou a melhor sobre o Belenenses, que chegou a esta final após surpreender o F.C. Porto.
Na Proliga, o Benfica em ano de estreia venceu a primeira edição da taça da Proliga, mostrando desde já que se prepara para dominar a prova da Federação.

sábado, 6 de outubro de 2007

Taça da Proliga

Prossegue esta tarde a primeira edição da Taça da Proliga, com a realização das meias-finais da prova.
Para a tarde de hoje é este o calendário:

Física - Atlético, 16 H

Guimarães - Benfica, 18 H

Do dia de ontem destaque para a excelente partida entre Guimarães e Illiabum, com os campeões Nacionais a levarem a melhor sobre o Illiabum, que se quer cumprir a promessa de lutar pelo título vai ter de ser bem mais consistente.

O Sampaense - Benfica teve uma primeira parte equilibrada, com os comandados de Jorge Dias a lutarem bastante contra o maior poderio benfiquista, mas a caírem por terra na segunda parte.
A grande verdade é que nesta altura o Benfica é de facto muito forte, tem outra experiência, maior ritmo de jogo, e um nível físico de jogo demasiado forte para as equipas da Proliga.
Atlético e Esgueira disputaram uma partida equilibrada, mas mostraram algumas fragilidades, principalmente o Esgueira que tem uma equipa demasiado jovem, no Atlético vai valendo o facto de estes jogadores actuarem junto vai para três épocas.

Física e Académica, ainda em busca da melhor forma, acabaram por protagonizar o duelo mais equilibrado do dia com a Física a fazer valer o físico para vencer.
Destaques do primeiro dia e por ordem de valor:
Tommie Eddie - Guimarães
Justin Marchall - Sampaense
António Tavares - Benfica
Malcon Thomas - Illiabum

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Troféu António Pratas!!

Está marcada para este fim-de-semana longo, a fase final da Taça da Proliga (Troféu António Pratas)
São grandes as expectativas para esta primeira edição da prova, que tem como grande aliciante medir até que ponto as melhores equipas da Proliga pode ombrear com o cabeça de cartaz Benfica.
Guimarães, Sampaense e Illiabum são a par do já citado Benfica, os grandes favoritos da prova.

Calendário:

Sexta-feira dia 5

Académica - Física às horas 11 Horas

Atlético - Esgueira às 15 Horas

Guimarães - Illiabum às 17 Horas

Benfica - Sampaense às 19 Horas

Amanha pode acompanhar todas as incidências desta aqui mesmo e acompanhar a transmissão do Guimarães - Illiabum clicando aqui:http://www.terranova.pt

Parabéns!!!

Agora é a vez de dizer: esta é uma decisão acertada!!!!!!
A direcção do Lusitânia decidiu, não participar na fase final do torneio dos campeões, por entender não estarem reunidas as condições desportivas para o efeito.
Parabéns pelo bom senso!!!!
Em situação de emergência a direcção da Liga decidiu chamar o Barreirense, finalista vencido da fase de apuramento, para colmatar a vaga.
Assim o calendário para a prova é agora este:

Sábado, 6 de Outubro
Ovarense - Barreirense - 14h45
FC Porto - Belenenses - 17h00

Domingo, 7 de Outubro
Jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares - -14h45
Final - 17h00

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

INSÓLITO!!!!!!!!!!!!!

Isto é incrível, é mesmo do outro mundo!!!!!!!! (já ouvi isto em qualquer lado)
Um presidente de um clube diz:

"Vamos participar em todas as provas da Liga"
“A equipa técnica será a mesma e nesta altura estamos a negociar com jogadores”

Estas frases até parecem fazer algum sentido, não fosse o facto de as mesmas serem proferidas a escassos 3 dias do clube presidido por este senhor participar na primeira competição oficial da época.
Convém lembrar que a competição em causa é um dos troféus do quadro competitivo da Liga Profissional, e que o clube é o Lusitânia.

Mas será que esta malta não tem vergonha?

Será que os dirigentes da Liga, permitiriam este quadro caso tivessem clubes suficientes, para viabilizar a competição?

Parece ironia!!!!!!!!
Em tempos obrigavam tudo e todos a andar de pescoço apertado com a GRAVATA, agora é vê-los a eles com o pescoço apertado, mas pelos nós da CORDA!!!!!