domingo, 30 de setembro de 2007

Troféu António pratas

Estão encontrados os 8 finalistas da Primeira Taça da Proliga (Troféu António Pratas).
Assim, seguem para os quartos de final Sampaense, Benfica, Illiabum, Guimarães, Atlético, Esgueira, Académica e Física.

Desta eliminatória destaque para a derrota do Queluz em casa (60 - 62) perante o Atlético.
Em Guimarães, o campeão Nacional, a jogar com apenas um Norte Americano, não teve dificuldade em vencer um frágil Vila Pouca por claros 95 - 59.
Em Esgueira foi necessário recorrer a 5 minutos de tempo extra para encontrar o vencedor, num jogo em que o Galitos do Barreiro chegou a dispor de 20 pontos de vantagem. Resultado final: Esgueira 72 - 64 Galitos FC.
Em Coimbra, a Académica bateu o Sangalhos por 70 - 58, e em Torres Vedras a Física bateu o Maia por 72 - 66.
Em Ílhavo, encontraram-se Illiabum e Angra, com a equipa da casa a vencer por 70 - 57.
O resultado final não traduz o equilíbrio existente ao longo da partida, com a equipa do Angra a responder sempre a preceito à superioridade do Illiabum.
No Illiabum, o destaque vai para Malcolm Thomas, a atacar e a defender: 27 pontos marcados e na defesa a parar Wayne Nelson.
Na Equipa do Angra, destaque para o possante Akin Victor, com 14 pontos, 11 ressaltos, 3 roubos de bola e 2 desarmes de lançamento.
Esta competição segue já no próximo dia 5 de Outubro com os seguintes jogos.

Académica - Física

Guimarães - Illiabum

Esgueira - Atlético

Benfica - Sampaense

sábado, 29 de setembro de 2007

Torneio dos Campeões

Começa esta tarde mais uma fase do torneio dos campeões. O apuramento será jogado este fim-de-semana entre Vagos, Barreirense, Ginásio e Belenenses, e o vencedor qualifica-se para a fase final, onde já estão Ovarense, FC Porto e Lusitânia, a disputar entre 6 e 7 de Outubro, em Ovar.

Sábado - Pavilhão Galamba Marques

Ginásio - Barreirense (1), 15h30
Vagos - Belenenses (2), 18h

Domingo - Pavilhão Acácio Rosa

Vencido jogo 1 - Vencido jogo 2, 14h30
Vencedor jogo 1 - Vencedor jogo 2, 16h30

Troféu António Pratas

Prossegue esta tarde o troféu António Pratas, com a realização dos seguintes jogos:

Guimarães - Vila Pouca Aguiar - 17.00

Illiabum - Angra - 18.00

Queluz Sintra - Atlético - 17.00

Esgueira - Galitos FC - 18:00

Académica Coimbra - Sangalhos - 15.00

Física T. Vedras - Maia Basket - 16:00

A competição teve o seu início na passada quinta-feira com a realização do jogo entre Seixal e Benfica, com a vitória dos encarnados por claros 46 - 77 .
De referir que o Sampaense ficou isento desta eliminatória.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Puxão de orelhas!!!!!!!!

Ao estilo, portem-se bem ou tiro-vos o brinquedo, secretário de Estado da Juventude e Desporto reuniu-se esta tarde com a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e a Liga de Clubes da modalidade (LCB), para tomar contacto com as mais recentes divergências vindas a público entre os dois organismos.

Após duas horas de reunião, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, veio a público informar:"O Governo vai promover no Conselho Nacional de Desporto um debate sério sobre as ligas profissionais em Portugal e as suas condições de existência. No final desse debate, ficaremos a perceber se em Portugal deve ou não haver ligas profissionais, quais e quantas".

Sobre as divergências existentes afirmou:"Estivemos a tomar consciência dessas divergências, que não podem impedir o início normal dos campeonatos, quer da Liga, quer da Proliga, cumprindo com aquilo que esperam o clubes", lembrando ainda que o basquetebol luso passa pelo momento "mais alto da sua história", com o nono lugar alcançado no Europeu.

"Vamos pegar nestas divergências e transportá-las para um discussão séria no Conselho Nacional do Desporto para que ao longo desta época encontremos para o basquetebol boas soluções, que nos permitam, na época 2008/2009, iniciar os campeonatos com modelos ajustados à nossa realidade".

No final da reunião, também falou o Presidente da Federação:"Estamos inteiramente com o secretário de Estado, porque ele está dentro da razão em relação a estes problemas que têm surgido. Estamos de acordo com aquilo que é a vontade do secretário de Estado".

Já o Presidente da Liga optou por um ensurdecedor silêncio!!!!!!

Espero que o puxão de orelhas resulte!!!

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Resposta!!!!!!!!

Quem não se sente não é filho de boa gente!!!!!!

O calado vence sempre!!!!!!!!

O que vem de baixo não me atinge!!!!!!


Este são três dos adágios populares que, poderiam justificar a opção da Federação em emitir ou não este comunicado.

A Federação entendeu que é melhor assim, por isso aqui fica o dito:

COMUNICADO:
A Federação Portuguesa de Basquetebol tomou conhecimento das declarações proferidas pelo Presidente da Liga dos Clubes de Basquetebol à LUSA e reproduzidas por vários órgãos da Comunicação Social, as quais incluem um conjunto de afirmações sobre a estrutura orgânica e competitiva da Federação e a situação dos clubes que participam nas competições não profissionais.
No momento mais alto de afirmação nacional e internacional do Basquetebol Português, é com profunda mágoa que a Federação se vê obrigada a repor a verdade dos factos e a esclarecer os seguintes pontos:·
1. Os estatutos da FPB e a distribuição de votos pelos membros da Assembleia Geral respeitam integralmente o disposto no Regime Jurídico das Federações Desportivas. A afirmação de que a Liga legalmente deveria ter 25% dos votos da assembleia-geral é falsa, uma vez que o Regime Jurídico apenas fixa o número de votos dos clubes profissionais nas federações desportivas que integram uma competição profissional com os clubes distribuídos por duas divisões, o que não é o caso do Basquetebol.·
2. No que se refere à Proliga, importa lembrar, em primeiro lugar, que se trata de uma prova cuja criação nasceu de um acordo entre a Federação e a Liga, como forma de dotar o quadro competitivo da Federação de uma prova que servisse de preparação dos clubes para a sua entrada na Liga profissional. Neste contexto, a criação da Proliga foi aprovada em Assembleia Geral da FPB, com os votos favoráveis da Liga e o enquadramento desta prova, encontra-se vertido no texto do Protocolo celebrado entre a FPB e a Liga.·
3. O regime de acesso à Proliga encontra-se definido no Regulamento de Provas da Federação e tendo sido integralmente respeitado no que se refere à edição da prova na época 2007/2008, tal como está claramente expresso na alínea d) do n.º 1 do art.º 23 referente à participação de clubes na Proliga que a seguir se transcreve:
- “Alínea d) – Os clubes participantes na Liga Profissional da época anterior, que não participem na competição profissional e que apresentem a sua candidatura à Proliga dentro do período regulamentar.”

4. O incumprimento de obrigações legais, fiscais ou contratuais, a existir, não é exclusivo dos clubes de Basquetebol, conforme é do conhecimento de todos aqueles que acompanham, com um mínimo de atenção, o fenómeno desportivo nacional e internacional.
No que se refere às anunciadas acções de delação que o Presidente da Liga se propôs promover, juntando-se às vozes que pretendem denegrir toda a actividade desportiva da modalidade, em geral, e dos seus clubes e dirigentes, em particular, a FPB apenas reafirma a sua confiança nestes e nos organismos públicos fiscalizadores das actividades referenciadas.·
5. No que se refere à alegada redução do número de atletas, também aqui a Liga divulga informações erradas à opinião pública. Como é do conhecimento geral, o rigor com que a FPB aprecia e aceita as inscrições de atletas, em termos administrativos e competitivos, designadamente no que se refere à participação dos atletas em provas desportivas regulares e ao seguro desportivo, provocou, nos últimos anos, uma diminuição do número de atletas federados. Contudo, ultrapassadas as dificuldades provocadas por um conjunto de regras impostas pelo Governo e escrupulosamente respeitadas pela Federação, a capacidade de resposta das Associações Distritais de Basquetebol e dos Clubes, revelou-se extraordinária, de tal forma que hoje se verifica um número recorde de atletas federados inscritos na FPB.·
Esclarecidos estes pontos, com os quais pretende repor a verdade dos factos, não pode a Federação Portuguesa de Basquetebol deixar de lamentar o desespero reflectido pelas afirmações do Presidente da Liga, as quais só podem encontrar, infelizmente, justificação na situação actual de debilidade em que a Liga Profissional de Basquetebol se encontra, como reflexo de algumas gestões desastrosas anteriores e da sua gestão, em particular.
Resta-nos
fazer votos para que a Liga organize as suas provas com o maior sucesso e no estrito cumprimento da regulamentação em vigor.·

A DIRECÇÃO
– reunida em 25/Set./2007.

Depois de lido e relido não diz nada que todo o Portugal já não saiba, por isso aqui a frase que melhor se aplica é:

FALAM FALAM FALAM FALAM, MAS NÃO OS VEJO A FAZER NADA!!!!!!!!!!!!!!!

Todos têm culpa da actual situação em que está o Basquetebol Português, por isso é preciso que percebam uma coisa.
As Ligas e as Federações são exactamente aquilo que os clubes querem.
Na federação parece que existem muitos a querer.
Na liga já nem sei se existem oito com certezas daquilo que querem.



domingo, 23 de setembro de 2007

Mais jogos de preparação

Afinal havia mais jogos de preparação agendados do que eram conhecidos.
Alguns decidiram começar a preparar a sua equipa para os confrontos que se avizinham às escondidas. Obviamente, estou a falar de jogos de bastidores, com o Presidente da Liga a preparar-se para acabar de vez com o Basquetebol.
Mas será que esta gente não apanha vergonha na cara!!!!!!!!!!

Paulo Mamede vem novamente questionar a legitimidade da Proliga, competição que no ponto de vista da LCB «é ilegal».

«Queria que alguém me explicasse o que é mais legítimo, se o acesso por direito desportivo ou por convite. Essa aceitação de clubes está a ser feita mediante critérios que não estão escritos em lado nenhum e que não foram submetidos a parecer de ninguém»

Pois, mas a A.D.Vagos foi da C.N.B.1 directamente para a Liga.

«O Queluz, por exemplo, saiu da Liga para a Proliga sem cumprir os compromissos assumidos com jogadores, treinadores e restantes clubes profissionais, que aceitaram a participação do Queluz no campeonato da época passada mediante um compromisso escrito»

Pois e o que é que o senhor fez para que tal não acontecesse? Ou está a tentar dizer-nos que o campeonato da Liga da época passada foi ILEGAL?
E já agora o Lusitânia já pagou, por exemplo, ao João Figueiredo?

«Em directo entendimento com os clubes filiados, a LCB vai pedir, junto do presidente da Assembleia Geral da FPB (Armando Rocha), a verificação da legitimidade de uma competição que, do nosso ponto de vista é ilegal»
«é uma competição onde não existe democraticidade na participação»

Boa, e aproveite e peça também para a comissão que avalia as candidaturas das equipas da Liga para reunir na mesma altura.

«A Proliga tem outro tipo de condicionalismos que não são certificados por ninguém. Isso contraria as regras, no que respeita ao exercício de competências delegadas pelo Estado. Porque é que os terceiro e quarto classificados da CNB1 (terceiro escalão) não sobem e esses lugares são ocupados por clubes que não foram despromovidos no campeonato da Liga»

Porque se calhar preferem fazer como o Vagos, e como o Terceira que esteve com um pé na Liga.

«é preciso saber se é legítimo que existam em Portugal uma competição profissional que se obriga a um conjunto de obrigações e uma outra dita não profissional, ou amadora, com tiques de profissionalismo».
«Organizamos uma prova que assume as obrigações perante o Estado, ao passo que a federação organiza uma competição onde não é necessário fazer prova de boa relação com o Estado para participar. Essas questões (cumprimento dos clubes com a segurança social e finanças) não estão a ser verificadas»

Meu Caro, não queremos saber como é que se processavam as coisas no seu tempo de dirigente em Almada. Lembra-se?

«apurar se os estrangeiros que participam na Proliga estão legalmente em Portugal, se têm visto de trabalho, número de segurança social e se estão inscritos nas finanças para efectuarem descontos».
«A LCB obriga-se perante o Estado, apesar de não receber apoios públicos, a cumprir um conjunto de regras que são para todos os portugueses. A Federação organiza uma prova onde isso não é condição para participar»

Mas quais regras?????

«um dos problemas mais graves é o facto de o basquetebol ter passado de segunda para quinta ou sexta modalidade praticada em Portugal, uma queda que é da responsabilidade da federação».
«Esse é que é um problema muito grave e que condiciona tudo o que acontece actualmente. A responsabilidade, nesta matéria, é da federação, sem dúvida nenhuma»
Paulo Mamede recorda que, entre os 12 jogadores que representaram «de forma brilhante Portugal no recente Europeu, apenas dois (Paulo Cunha e Miguel Miranda) passaram, durante um período reduzido, por centros de alto rendimento».
«Temos cada vez menos clubes e praticantes capazes de alimentar competições de melhor nível. Face a este cenário, o basquetebol português tem de levar uma grande volta e não me parece que seja uma pessoa que está lá (na federação) há 16 anos, e que assistiu a esta regressão, que tenha condições para liderar este processo», considerou o presidente da LCB.

Ora cá está o verdadeiro PROBLEMA!!!!!
MAS NÃO FOI SOB A SUA DIRECÇÃO QUE A LIGA PERDEU 8 DOS 16 CLUBES INSCRITOS?

E os senhores parecem-me um pouco confusos. Ora dizem que o mérito da selecção se deve aos clubes da Liga porque trabalham melhor, ora culpam a Federação e os centros de alto rendimento mas esquecem-se de contabilizar os estrangeiros que ao longo deste tempo de Liga Profissional passaram pelo basquetebol Português.

Umas vezes é: A Selecção progrediu porque os atletas são profissionais.
Outras já é : Para nós é um problema de profissionalismo, tanto trabalhamos com Espanhóis, Italianos, Gregos ou quem vier.

Esta parte final passou a estar no plural porque infelizmente este senhor ainda não está sozinho.
Enfim já não há pachorra e não há quem demita este senhor.

Os próximos dias prometem.

sábado, 22 de setembro de 2007

Apresentação do Esgueira!!!

A equipa do Esgueira perdeu esta tarde o jogo de apresentação frente ao Illiabum por 72 - 80.
Foi um jogo morno, que o Illiabum com maior ou menor dificuldade foi controlando, face às fragilidades da equipa da casa que acabou a primeira parte a perder por 28 - 45.
Na segunda parte o Esgueira reagiu, o Illiabum abrandou e viu a equipa da casa pressionar mais e melhor defensivamente, chegando a empatar a partida a 5 minutos do fim, mas o Illiabum com mais e melhores soluções acabou por vencer com justiça.
Pedro Costa tem uma tarefa bem difícil entre mãos, o Esgueira perdeu jogadores importantes da época passada e a integração dos estrangeiros ainda não é a melhor, Ben Frederick está demasiado preso, Gatson apenas jogou 23 minutos.
No Illiabum que apenas fez alinhar 8 jogadores (Pedro Silva e A. Baptista ressentiram-se do jogo de ontem) destaque para a exibição de Cheeks 23 pontos, 8 ressaltos.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Illiabum-Guimarães

O Illiabum venceu esta noite o seu jogo de apresentação frente ao campeão Guimarães. Num jogo à americana, com quatro períodos de doze minutos, o Illiabum voltou a demonstrar desejo e capacidade para fazer melhor do que a época passada.

A equipa de Ílhavo dominou toda a partida, pese embora a excelente réplica do Vitória de Guimarães, que já se apresentou com dois norte-americanos. Destaque no Illiabum para o excelente jogo feito por Daniel Félix (34 pontos) e Malcon Thomas (33 pontos). Destaque ainda para o poste do Guimarães Tommie Eddie, que apontou 29 pontos.

O jogo valeu pela primeira parte, pois jogar quatro períodos de doze minutos quando os jogadores ainda nem quarenta minutos têm nas pernas, pareceu-me exagerado.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Basquetebol no Fim-de-Semana!!!!

Vem aí mais um fim-de-semana para matar saudades do Basquetebol.

Numa fase em que todas as equipas acertam as últimas contratações, o tempo é de tentar ganhar entrosamento e nada melhor do que treinar jogando.

Desde jogos de treino, torneios, a apresentações de equipas aos associados, haverá de tudo um pouco já a partir de sexta-feira e até domingo.

Sexta-feira:
Em Ílhavo a equipa do Illiabum fará a sua apresentação aos sócios. O adversário é o campeão nacional Guimarães, que para esta partida já deverá contar com uma dupla de norte-americanos.

Em Ovar, a Ovarense fará a sua apresentação, organizando para o efeito um torneio internacional que decorrerá nos dias 21, 22 e 23 de Setembro na sua nova Arena. Gorningen da Holanda e BC Leon de Espanha são os parceiros da equipa vareira para este triangular.

Sábado:

Neste dia arranca mais uma edição do Torneio de Sintra em Basquetebol, com a participação das equipas do NB Queluz Sintra Património Mundial, Atlético, Barreirense e Belenenses.

Calendário:

Dia 22 de Setembro:
16:00 Barreirense - Atlético
18:00 Queluz - Belenenses

Dia 23 de Setembro:
16:00 3º/4º Lugares
18:00 Final

Também no sábado é a vez de o Esgueira fazer a sua apresentação: o convidado é o Illiabum, e a partida tem início marcado para as 18:00.

Ainda no Sábado a realização do Torneio 120 Anos Académica.
Este evento visa a Comemoração dos 120 anos da Associação Académica de Coimbra e dos 50 anos da Secção de Basquetebol da AAC.

22 de Setembro:
19h00 A.A.C. x Ginásio Figueirense
21h00 Benfica x Sangalhos

23 de Setembro:
15:00 3º/4º Lugares
17:00 Final

Domingo:

Para além das finais dos torneios, fica marcada a apresentação do Sampaense, que decidiu medir o pulso a uma equipa da Liga, o FC Porto.

E porque infelizmente não podemos estar em todo o lado ao mesmo tempo agradeço desde já a todos quantos possam enviar os resultados, usando para o efeito o espaço das mensagens rápidas.

Obrigado!

domingo, 16 de setembro de 2007

Lusitânia !!!!!!!!!

Depois de alguma indefinição, o Lusitânia parece ter finalmente condições para avançar para o próximo campeonato da Liga e o primeiro reforço dá pelo nome de Francisco Rodrigues.
É assim o regresso à competição "da máquina" após a grave lesão ao serviço do Benfica.
Ora cá está uma notícia que me deixa contente.
Força "Xico"!!!

RÚSSIA!!!!!!!!

A Rússia conquistou esta noite o campeonato da Europa, ao bater a Espanha por 60 - 59.
Foi uma final dramática, com os Espanhóis a provarem do seu próprio veneno. A equipa Russa foi sempre um conjunto frio, que resistiu a tudo: encenações, contacto físico excessivo, num jogo de Basquetebol que teve um pouco de rugby à mistura.
Kirilenko foi uma vez mais o homem do jogo e merece inteiramente este título.

Jogos de Preparação!!!!

Foi um fim-de-semana com muito Basquetebol, entre amigáveis e torneios, com o Illiabum a fazer o pleno de 4 vitórias em outros tantos jogos.

Esgueira: 1 vitória em dois jogos.
Guimarães: 1 vitória em 2 jogos.
Sampaense: 2 derrotas em dois jogos.
Académica: 1vitoria em 2 jogos.
Sangalhos: 1 derrota em 1 jogo.

Esta pequena maratona começou na sexta-feira, com o Esgueira a receber o Illiabum e a mostrar pela primeira vez alguns reforços. O Illiabum venceu, num jogo em que os treinadores estavam mais interessados em observar do que no resultado.
Ainda por Esgueira, no Sábado foi a vez da visita do Sangalhos. O Esgueira venceu um Sangalhos ainda desfalcado.

Em Viseu realizou-se o torneio de S. Mateus, com o Illiabum a mostrar-se mais forte que as restantes equipas.
No primeiro jogo de Sábado, o Guimarães venceu a Académica num jogo em que as equipas alinharam apenas com jogadores nacionais.
No segundo jogo defrontaram-se Sampaense e Illiabum, duas equipas já com 2 Americanos cada e que durante 3 períodos deram boa imagem. Compreensivelmente, o quarto período mostrou duas equipas fisicamente cansadas. Vitória justa do Illiabum que mostrou mais e melhores soluções.
Hoje aconteceu a final do torneio e mais uma vez a equipa de Ílhavo mostrou estar nesta fase um pouco acima das restantes. O Guimarães, sem jogadores estrangeiros, acabou por não resistir ao maior poderio dos Ilhavenses.

Propositadamente, não coloquei o resultado das partidas, pois considero que nesta fase não é o mais importante.
No próximo fim-de-semana há mais!!!!!!!!!!

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Jogos de preparação!!!

Começa a contagem decrescente para o início das competições do Basquetebol Português. Numa altura em que já todos os clubes abriram as oficinas, começam a surgir notícias dos jogos de preparação.

Para este fim-de-semana está marcado um torneio que promete as primeiras emoções para os amantes do Basquetebol. Será em Viseu, e é denominado torneio de S. Mateus. Em confronto estarão os três primeiros classificados da Proliga na época passada - Guimarães, Sampaense, Illiabum - e ainda a Académica de Coimbra. Já no Sábado teremos no primeiro jogo, Guimarães Vs Académica e Illiabum Vs Sampaense. No Domingo, os vencedores destes jogos disputarão a final do torneio, enquanto que as equipas derrotadas lutarão pelo terceiro e quarto lugares. Sem dúvida um belo cartaz!

Para quem tem mesmo muitas saudades, já esta sexta-feira em Esgueira, o clube local recebe o Illiabum para um primeiro medir de forças destes dois conjuntos.

Para já são as informações de que disponho. Agradeço a todos os que possam informar sobre outras partidas que me informem, para que eu possa publicar.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

BALANÇO!!!

Na ressaca da primeira participação da Selecção Nacional de Basquetebol na fase final de um Europeu, é justo desde já enaltecer a prestação da equipa Portuguesa. Mais do que as vitórias, Portugal soube cativar o público, com boa atitude, com empenhamento e com humildade. No fundo, chegámos a Espanha destinados a ser o bombo da festa e saímos do país vizinho debaixo de enorme ovação. Por isso PARABÉNS!

Numa altura em que o basquetebol em Portugal vive mergulhado numa crise desportiva, financeira e de valores, esta Selecção, desde os jogadores ao roupeiro, fizeram-nos acreditar que o basquetebol em Portugal continua vivo. Por isso PARABÉNS!

Em termos individuais houve de tudo: confirmações, surpresas, desilusões e promessas.

Confirmações:
- João Santos confirmou tudo o que dele pensava: grande espírito de equipa, sóbrio nas acções ofensivas e defensivas, não força nada e tudo lhe sai naturalmente. Foi o melhor da selecção neste Europeu e será daqui para a frente o grande líder desta, fazendo valer o estatuto de atleta com maior experiência internacional da equipa das quinas.

Surpresas:
- Mário Fernandes e Jorge Coelho foram as surpresas da nossa selecção. Mário Fernandes, pese a sua baixa estatura, foi o único base capaz de pôr a selecção a jogar a uma velocidade próxima dos nossos adversários. Apesar de a nossa Selecção não estar preparada para jogar com um base tão baixo Mário Fernandes surpreendeu tudo e todos.
- De Jorge Coelho já se conhecia o potencial, a atitude, o carácter, mas poucos estariam à espera de o ver em determinados momentos dos jogos ser um dos esteios da Selecção. Aproveitou todos os minutos que jogou.

Desilusões:
- Depois da campanha de apuramento e após o Europeu pode parecer injusto afirmar que alguém desiludiu, mas esta desilusão só acontece pela admiração que tenho por eles. Sérgio Ramos e Paulo Simão não podiam sair do Europeu desta forma. Podem ter visto o filme todo desde o início, podem estar contra todos os lobbies que se foram formando, podem não perceber bem quem mande no banco, mas pela experiência que têm, pela carreira que fizeram, não podem ter as atitudes que tiveram.

Promessas:
- O futuro da Selecção, apesar da crise actual da modalidade no nosso país, PROMETE.
Pode parecer um contra-censo o que estou a dizer, mas só o facto de saber que grande parte destes atletas vão trabalhar no estrangeiro deixa-me tranquilo. O João Gomes, não sendo o "fora de série" que muitos querem fazer crer, será dentro de um ou dois anos muito melhor, bem como o Francisco Jordão, o Jorge Coelho, o Filipe, etc... . E depois pode ser que com a Liga em crise, alguém olhe para uma dúzia de atletas com qualidade que evoluem na Proliga.
Não posso terminar este balanço sem uma MENÇÃO HONROSA:
Só um grande atleta podia ter feito o que fez o Paulo Cunha, por isso esta menção honrosa e um abraço de admiração... GRANDE!!!

Pela alegria que nos deram obrigado e espero que se tenham divertido!!!!!!!!

PARABÉNS!!!!!!!

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Acabou o Sonho!!!!!!!!

Portugal despediu-se hoje do Europeu de Basquetebol após derrota com a campeã da Europa Grécia por 67 - 85.
Terminou assim um tempo em que jogadores, treinadores e os restantes elementos desta equipa puderam desfrutar de momentos únicos.

Durante esta última partida Portugal conseguiu bater-se bem durante o primeiro quarto, muito à custa da excelente eficácia do jogo exterior. Depois tudo se foi precipitando com os Gregos a tirarem partido da grande fragilidade da nossa selecção nas áreas próximas do cesto. Portugal tentou reagir mas o discernimento foi faltando na justa medida em que o tempo se escova.
Nesta partida, uma palavra para o treinador da Selecção pela disponibilidade para voltar a contar com Sérgio Ramos e Paulo Simão.

A forma como Portugal saiu de Madrid é bem elucidativa do respeito e carinho que esta selecção soube granjear. PARABÉNS!!!

É tempo de os nossos dirigentes aproveitarem os caminhos abertos por jogadores e treinadores para agora asfaltarem as vias do desenvolvimento do nosso Basquetebol, pois estamos todos fartos de caminhos de lama e cheios de buracos.

domingo, 9 de setembro de 2007

E vão duas!!!!!!!!

Portugal conseguiu hoje a sua segunda vitória no Europeu de Basquetebol ao derrotar Israel por 94 - 85.

A Selecção Nacional fez hoje a sua melhor exibição neste Europeu, concentrada no ataque, procurando sempre as melhores soluções de tiro e bastante solidária nas acção defensivas, provando assim que quando todos remam para o mesmo lado tudo fica mais fácil.
Na parte final a equipa acabou por pagar um pouco a sua inexperiência e Israel chegou a assustar: a este nível os jogos têm quarenta minutos.
Em termos individuais João Gomes demonstrou finalmente consistência, acabando com um duplo duplo, mas toda a equipa merece nota alta.
Uma palavra final para João Santos que não merecia ter abandonado o jogo por causa de uma regra sem regra (duas faltas anti-desportivas). O critério das faltas anti-desportivas continua muito discutível e penalizar um atleta com expulsão após duas faltas deste tipo parece-me castigo demasiado. Há faltas e faltas. Espero que o João posa alinhar na próxima partida.

Agora Portugal pode estar à beira de novo milagre: os quartos de final estão à distância de uma vitória; o adversário é a Grécia, campeã da Europa, mas ...
Continuem a desfrutar do momento e a divertir-se, não deixem que os muitos que vão viajar para Madrid à pressa para aparecer na foto vos perturbem.
Aproveitem, porque infelizmente para alguns de vós o basquetebol Português está à vossa espera!!!!!

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Abertura das oficinas!!!

Enquanto as atenções estão viradas para as proezas da nossa selecção, a vida continua, as oficinas vão abrindo e os últimos dias têm sido pródigos em notícias.

Na Liga profissional o Vagos já está a trabalhar e as entradas e saídas vão surgindo na mesma percentagem, PG Wendell White é o primeiro de quatro estrangeiros a contratar pela equipa Vaguense, enquanto João Santos vai abandonar a equipa por motivos profissionais.

Na Proliga as movimentações estão ao rubro.
Em Sangalhos, o ex-Vagos João Silva é o mais novo reforço de um clube que aposta claramente no regresso à ribalta, ficando ainda em aberto um lugar para Alexandre Pires, que pode fazer marcha-atrás na decisão de pôr termo à carreira de jogador.
O Vila Pouca, apesar das dificuldades financeiras das últimas épocas, lá vai resistindo e acaba de assinar contrato com o extremo poste Americano Clifford Franks.
O Maia continua a apostar nos jogadores nacionais e vai apresentar esta época Jorge Ramos ex-Galitos FC, Diogo Mesquita ex-Académico do Porto e Pedro Magalhães ex-Angra.
O Galitos FC contratou Ângelo Brito ex-Ginásio, Pedro Freire ex-Seixal, Rui Biscaia ex-B.A.C e ainda Sérgio Veiguinha ex-Barreirense.
Em Torres Vedras, Miguel Barroca ex-Sampaense é o reforço mais sonante, a que se juntam António Joaquim ex-Belenenses, Amadeu Cordeiro ex-Galitos de Aveiro e Mohamed Camara ex-Vila Pouca.
Na Tapadinha, Jorge Afonso e Tiago Westenfeld ex-Física são reforços de peso.
O Queluz apresenta André Pedroso e Ricardo Rodrigues ex-Física.
Nos Açores, Libano Massinga, Brian Woodward e Wayne Nelson são as mais recentes novidades.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Vitória... Vitória!!!!!!!!!!!


E o milagre aconteceu!!!!!!!!!
Depois de terem assumido que o objectivo era ganhar à Letónia, durante a primeira fase a equipa Portuguesa cumpriu e deu um empurrão para o milagre. Portugal ganhou à Letónia e viu a Croácia lançar um triplo a três segundos do fim que lhe garantiu a vitória sobre a Espanha
(85-84) e deu o apuramento a Portugal.

A equipa Portuguesa apresentou-se perante a equipa surpresa da primeira jornada com a lição bem estudada, comprovando que este foi o único jogo que a selecção preparou a sério para esta primeira fase do Europeu.
Os jogadores interiores da Letónia não conseguíram jogar perante as constantes ajudas da equipa lusa e depois uma boa ocupação do perímetro ajudou a contestar quase sempre os lançamentos exteriores dos Letões.
No ataque, Portugal foi uma equipa sóbria na divisão da bola e, finalmente, com coragem para assumir o lançamento exterior.
Portugal venceu com toda a justiça uma Letónia cansada e com um pouco mais de cabeça nem tínhamos necessitado da ajuda da Croácia, pois a nossa selecção chegou a ter 17 pontos de diferença. Resultado final: Portugal 77 - 67 Letónia

Foi uma grande noite para a Selecção e todos os elementos que a compõem e para os amantes da modalidade (NÃO TENTEM DIZER QUE ESTE É UM GRANDE DIA PARA O BASQUETEBOL PORTUGUÊS!).
Espero agora que os jogadores Nacionais aproveitem mais esta oportunidade e que se continuem a divertir fazendo aquilo que mais gostam. O tempo é de desfrutar, unam-se cada vez mais e deixem-se de truques, perceberam Sérgio e Paulo?

Em Madrid teremos como adversários a nossa conhecida Rússia dos torneios particulares, Israel (a última equipa a ser apurada para o Europeu) e a Grécia, campeã da Europa em título.

Sexta-feira, dia 7: Portugal Vs Rússia , 16H30*
Domingo, dia 9: Portugal Vs Israel , 19H00*
Terça-Feira, dia 11: Portugal Vs Grécia , 19H00*
(*hora espanhola)

Será mais uma aventura, DIVIRTAM-SE!

terça-feira, 4 de setembro de 2007

E vão duas!!!!!!!!!

Por motivos óbvios, ontem resisti ao máximo a comentar o jogo Espanha - Portugal, a contar para o Europeu da modalidade. Estávamos a jogar com o campeão do Mundo, em Espanha, contra 5 jogadores que actuam actualmente na NBA, etc... etc...
Portugal estava nervoso: não é todos os dias que os nossos atletas jogam perante 10.000 pessoas e fundamentalmente existe uma grande diferença de qualidade, de capacidade física, de intensidade... enfim, foram 26 pontos com a Espanha a não forçar na segunda parte.
No final do jogo os semblantes dos jogadores portugueses deixavam transparecer alguma felicidade por estar ali, apesar da derrota.

Como nota final dizer para o trio de arbitragem que a Espanha também defende!!!!

Hoje as coisas já foram algo diferentes para pior e não falo do resultado ou da exibição. Equilibrámos enquanto foi possível (ao intervalo, Croácia - 42/36 - Portugal), mas o terceiro período foi fatal e os números finais não espantam (90 - 68).

Pior é perceber que o basquetebol português parou no tempo:

-Jogar a maior parte do jogo com um base que tem menos 30 cm que o base contrário parece do outro Mundo;

-Élvis Évora com o potencial atlético que tem não trabalha o suficiente para jogar a este nível;

-Os restantes jogadores portugueses estão longe de estar preparados para jogar a este ritmo;

-João Gomes percebeu finalmente porque é que está ainda longe da NBA;

-Que por esta altura alguns jogadores da selecção começam a ter umbigos muito grandes.

Razão tem o seleccionador nacional Melnychuk quando afirma: "não temos pernas, experiência e qualidade para nos batermos com equipas como a Espanha e a Croácia, que nos são claramente superiores em termos ofensivos e defensivos" Eu acrescento: e HUMILDADE!

Pronto foi só um dasabafo e um alerta.
Continuem a desfrutar do momento, divirtam-se e tenham juízo.
Por último, depois de ver o Espanha - Letónia, com mais certezas fiquei de que estamos pelo menos dez anos atrasados.
Depois do jogo de amanhã prometo destacar também os aspectos positivos da participação Lusa, que os há.
Ah!, e para os árbitros, convém lembrar que a Espanha também defende!


segunda-feira, 3 de setembro de 2007

SELECÇÃO!!!!!!!!!!!


É hoje o grande dia!!!!!!!!
Arranca hoje o Europeu de basquetebol, o primeiro com participação Portuguesa na fase final.
A estreia será apadrinhada pela nossa vizinha e eterna rival Espanha. Se isto não bastasse para motivar os nossos jogadores, dizer que vamos defrontar o campeão Mundial é mais um motivo de orgulho para uma estreia onde os jogadores nacionais só têm de desfrutar.
Volto a afirmar, o trabalho mais importante está feito. Chegar a esta fase já foi um marco histórico para a modalidade. Agora divirtam-se, desfrutem do momento e ganhando ou perdendo façam com que nos orgulhemos da nossa modalidade que como sabem o que tem de melhor é o público e os jogadores.
A grande motivação dos Espanhóis passa pela celebração do primeiro aniversario após a conquista do titulo Mundial que se cumpre hoje.
Pelas 20.30 horas de Portugal arranca o Europeu e o jogo de Portugal será transmitido pela RTP2.
Por esta altura a TVE anuncia a ausência de La Bomba Navarro para a partida de hoje, devido a lesão, boa noticia!!!!