quarta-feira, 25 de julho de 2007

Novas!!

Apesar de estarmos em tempo de férias, as novidades sobre basquetebol lá vão surgindo.
A Federação e a Liga continuam a trocar piropos. Agora é a apresentação da Selecção Nacional, que estará em Espanha no Europeu da modalidade, a deixar as duas entidades cada vez mais separadas.

Paulo Mamede revela que a Liga de Clubes não estará representada na cerimónia de apresentação da selecção portuguesa que disputará o EuroBasket, porque não recebeu qualquer convite da Federação.

"Até hoje não recebi nenhum convite, mas, se tal vier a acontecer, irei com todo o gosto", disse Mamede, que sublinha que não toma como "desconsideração ou afronta" esta questão protocolar.

Já o presidente da FPB, Mário Saldanha, lembra que "a Liga não tem de estar presente em todas as iniciativas da Federação, nem a Federação está representada em todos os eventos da Liga".

A apresentação da "equipa das quinas" está marcada para sexta-feira dia 27, numa cerimónia que terá lugar em Lisboa, e decorrerá entre a Torre de Belém e a residência de Mário Saldanha.

Entretanto, e para apimentar mais esta guerra que promete durar, a Liga já anunciou que o próximo campeonato será transmitido em canal aberto, cabendo ao Canal 2 a transmissão de mais de 30 jogos, deixando assim a Federação com poucas opções para promover as transmissões da Proliga.

Para amanhã está também marcado o anúncio do modelo competitivo para a época 2007/2008, estando em cima da mesa nesta altura três propostas.

Na dança das transferências, continua a debandada dos jogadores nacionais, que nesta fase negra da modalidade preferem jogar nas competições secundárias em Espanha a permanecerem no meio desta confusão. Os últimos “desertores” são Jaime Silva e Jorge Coelho, a caminho podem estar também, o base Miguel Salvador, Paulo Simão e Miguel Minhava.

Na Liga, o CAB acaba de se reforçar com Pedro Pinho que na época passada representava o Illiabum.

Em Vagos a mais recente contratação é a do jovem internacional João Balseiro, ex. Galitos, Vagos que continua a ter enormes dificuldades em definir o seu plantel.

Na Proliga, o campeão Guimarães aproveitou a desistência do Galitos e contratou para a próxima temporada o jovem Pedro Azevedo. Quem também parece apostar forte na próxima temporada é o Sangalhos que se prepara para contratar Mário Gonçalves ex. Galitos, Nuno Soares ex. Sampaense e Nuno Bizarro ex Esgueira.

Estas são para já as novas da modalidade, agora é tempo para umas curtas férias, no regresso prometo que a selecção nacional terá o destaque merecido em ano de estreia no Europeu.

Até já!!!!!!

quinta-feira, 19 de julho de 2007

DE VOLTA!

Depois de alguns dias de ausência forçada por falha no meu servidor, estou de regresso para alegria de muitos e desgosto de uns quantos.
As novidades no basquetebol nacional continuam a surgir a cada dia que passa. Ora é a Liga que desliga com medo da concorrência (por eles considerada desleal) da Proliga, ora são os jogadores Portugueses que aos poucos vão emigrando, ora é o Vagos que aos poucos se vai tornando na equipa B de Porto e Ovarense. Comunicado para cá, comunicado para lá, a Liga vai mendigando clubes e implorando à Federação para pressionar alguns dos seus filiados para seguírem no caminho do suicídio e a Federação, e bem, a fazer ouvidos moucos.
Mas a mais recente novidade, sobre a qual eu gostava de dizer duas palavras, é a saída do Clube Galitos de Aveiro da Proliga.
Segundo o comunicado, a decisão prende-se com a falta de subsídios respeitantes à época transacta, inviabilizando assim presença deste histórico clube de Aveiro na actual época.
Primeiro lamentar a decisão: um clube com o passado do Galitos, com os jovens que movimenta, com a qualidade com que trabalhou na ultima década, merece ter visibilidade ao mais alto nível.
Segundo, sou dos que acham que os acordos são para cumprir e numa câmara Municipal que desbaratou dinheiro com projectos fantasma como o Aveiro Basket, é inaceitável a posição que tomou em relação ao centenário Galitos.
De enaltecer nesta fase a sobriedade dos dirigentes do clube: quem não tem dinheiro não tem vícios.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

O VENTO VAI MUDAR!!!!!!!

O basquetebol português está transformado numa guerra de comunicados.
Esta é a última novidade em estratégias de guerrilha adoptadas por Liga e Federação.
No meio de todo este lamaçal já ninguém diz coisa com coisa, ninguém tem vergonha na cara, e os clubes e respectivos dirigentes assistem impavidamente ao afundar do navio.

Até aqui falaram os que vivem dos interesses instalados, agarrados que estão aos tachos e sentindo o chão a fugir-lhes debaixo dos pés. Mas parece-me que já a partir de amanhã outras vozes se levantarão e alguns podem corar de vergonha.

A reunião de amanhã na sede da federação portuguesa de Basquetebol com os clubes da Proliga pode fazer levantar os ventos da mudança.

Aguardem para ver!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 10 de julho de 2007

LIQUIDAÇÃO TOTAL!!!!!!!!!!!!!

A Liga já deixou a fase dos saldos e entrou em liquidação total.
O anuncio foi feito hoje por Paulo Mamede que de cabeça perdida já não diz coisa com coisa, senão vejamos o comunicada:

«Reunidos em 9 de Julho de 2007, os Sócios da Liga dos Clube de Basquetebol decidiram:

1 – Organizar o campeonato profissional de basquetebol da época desportiva 2007/2008.

2 – Solicitar à Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), como entidade máxima e principal responsável pelo normal funcionamento e pelo sucesso do basquetebol em Portugal, que interceda junto:
a) Do Sport Lisboa e Benfica e do Núcleo de Basquetebol Queluz Sintra Património Mundial para, cumpridos os requisitos necessários, reconsiderarem a possibilidade de participar no campeonato profissional da época desportiva 2007/2008;
b) Do Vitoria Sport Clube (Guimarães) e do Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense para que exerçam o direito desportivo de participação no referido campeonato;
c) À luz da nova LBAFD, que aceite que a LCB seja responsável pela organização e gestão da prova e os órgãos de arbitragem e de disciplina sejam, em regime transitório, integrados na FPB.

3 – A LCB aguarda uma resposta formal da FPB até 14 de Julho.»


Cruz Quebrada, em 10 de Julho de 2007
A Comissão Directiva

Mas a lata deste Mamede não se fica por aqui, pois em conferencia de imprensa acrescentou:
Confrontado com a hipótese do Benfica recusar o pedido de participação no campeonato.

"Não podemos responder, nem prever, aquilo que vamos fazer em função de decisões que não conhecemos. Cada coisa será feita a seu tempo".

Para Paulo Mamede é fundamental ter um campeonato composto pelos:
"10 ou 12 melhores clubes de basquetebol em Portugal".
Contudo até ao momento apenas oito equipas estão inscritas para a próxima época, não se sabendo quais serão os moldes da competição.

"Estamos numa fase de negociações. Neste momento não podemos responder à questão do formato do campeonato para esta temporada. O produto que a Liga construiu merecia estar a ser, neste momento, comercializado. Temo que o tempo que temos estado a envolver neste processo venha a ser prejudicial ao basquetebol", asseverou.

Neste processo, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, admitiu poder ser intermediário para sanar conflitos a bem da modalidade, e Paulo Mamede agradeceu o apoio e admitiu a reformulação do campeonato para a próxima temporada.

"Os clubes e os jogadores admitem que este foi provavelmente o melhor campeonato da história da LCB. Por isso é natural que Laurentino Dias e o presidente da FPB queiram encontrar uma fórmula que permita uma melhor competição na próxima época", frisou.

O responsável, adiantou ainda que pediu à FPB, à luz da Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto (LBAFD), que aceite que:
"a LCB seja responsável pela organização e gestão da prova e os órgãos de arbitragem e de disciplinam sejam, em regime transitório, integrados na Federação".

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Fumo Branco (sujo)


Aí está a decisão.
A liga vai organizar o próximo campeonato.

O presidente da Liga de Clubes de Basquetebol, Paulo Mamede, garantiu hoje à Lusa Noticias que o organismo vai organizar o campeonato profissional de 2007/08, após uma reunião dos clubes, em Leiria.

"A Liga de clubes organizará o campeonato da próxima época. Amanhã (terça-feira) apresentaremos as condições da prova", afirmou o dirigente, remetendo esclarecimentos para uma conferência de imprensa na sede da Liga, em Lisboa, às 15:00.

Paulo Mamede manifestou-se pessoalmente satisfeito com o resultado do encontro em que estiveram representados os oito clubes da Liga, descartando ainda a possibilidade de organização de um campeonato conjunto com a federação.

Agora só fica a faltar a decisão do Comité de Auditoria, constituído por Joaquim Camilo, José Castel-Branco e liderado por Dias Ferreira, quanto ao cumprimento de todas as condições das respectivas candidaturas.
Deste Comité só podemos esperar rigor.

sábado, 7 de julho de 2007

FUI ENGANADO!!!!!!!!!!!!

Deixei-me levar pela emoção e pronto entornou-se o caldo.
Eu sei, também sou um pouco ingénuo, mas que raio parecia que desta vez era a sério e que os dirigentes máximos da modalidade se preparavam para actuar.
Fui enganado, de uma proposta que poderia ter pernas para andar, os dirigentes da Liga e da Federação prepararam uma salgalhada que já nem eles percebem muito bem.

Acabar com o profissionalismo nesta fase difícil parece-me boa ideia, tendo até em linha de conta que após a aprovação da nova lei de bases do desporto, a Liga tal como hoje existe não tem legalidade.
Os iluminados entendem que não é assim e agora querem empurrar quem lhes disse que não, para um (profissionalismo) forçado, propondo que aos actuais oito resistentes se voltem a juntar, Benfica e Queluz mais Guimarães, Sampaense e Illiabum para assim servirem de saco de pancada de quem está agarrado ao poder.

A mim sempre me ensinaram " Quem está mal muda-se " e quem está mal nesta altura são os clubes da Liga, portanto!

Segunda-feira em mais uma reunião, parece que haverá decisões definitivas com os clubes da Liga a terem o (poder) de decidir pelos clubes da Proliga, fantástico.
Cheira-me, que o basquetebol em ano de presença no Mundial vai passar um ano muito difícil.
Veja-mos o que está nesta altura em cima da mesa:
* Número mínimo de equipas na liga, ou seja todas com o coração nas mãos para ver qual é a próxima a desistir.
* A Liga a tentar esconder o Sol com uma peneira propondo uma nova liga profissional mas com outro nome, (igual a garantida do seu tacho).
* O Presidente da Federação sem saber para que lado vai cair, pois tem tacho nos dois lados.
* Os sensatos clubes da Proliga a pensarem que deve estar tudo doido, (mas então não nos perguntam nada?).
* Entretanto o Queluz que não tinha dinheiro, agora até já vai ás competições europeias, (Cuidado aqui anda gato escondido com o rabo de fora!)
* Entretanto ainda ninguém se deu conta que os clubes da Proliga são os únicos que podem por travão a tudo isto, (daqui não saio daqui ninguém me tira!)

E pronto segunda-feira teremos então o veredicto dos que vivem de explorar a modalidade.

A sensatez manda que se juntem aos clubes da Proliga e que se sujeitem às actuais regras da competição, agora se quiserem adiar por mais um ano o problema e arrastar mais um ou dois clubes para a falência bom proveito.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Tema da semana

Luz!!!

Após semanas a bater com as cabeças nas paredes na busca de uma solução que viabilizasse o campeonato profissional de basquetebol, finalmente fez-se luz nas cabeças pensantes do basquetebol Português!!!
Segundo as últimas informações, está finalmente em cima da mesa uma proposta concreta para a criação de uma nova competição com os clubes da Liga e os clubes da Proliga. Esta será uma competição de carácter não profissional, com todas as vantagens que daí advêm. Não terá limite orçamental e permitirá três estrangeiros por equipa, estas são para já as linhas mestras da nova proposta.

Esta proposta é mais um passo para a tão desejada mudança no basquetebol em Portugal, atrasada mas bem vinda. Tem lacunas e defeitos: o tempo de discussão é curto porque os clubes necessitam de se estruturar atempadamente. Mas não a deixemos morrer à nascença, aproveitemos para dar o nosso contributo.

Apenas duas notas para já:
Dois estrangeiros com carimbo de qualidade, parecem-me a decisão mais acertada.
Quanto à não existência de limite orçamental, parece-me claramente um tiro no pé.

terça-feira, 3 de julho de 2007

Illiabum reforça-se!

Depois das preocupações com a equipa técnica para a próxima época, o Illiabum volta-se agora para a contratação de jogadores.
O clube assinou contrato ontem com Daniel Félix (ex-Esgueira), Dinis Amorim (ex-Galitos), e Pedro Silva (ex-Sampaense), assumindo-se como forte candidato ao título de campeão da Proliga.