quarta-feira, 30 de maio de 2007

TEMA DA SEMANA

CONTRA INFORMAÇÃO, JUÍZO E TINO.

Mas será que alguém os entende?
Abro o jornal A Bola e leio mais uma vez as ameaças do Benfica: "equacionamos a possibilidade de jogar na Proliga na próxima época". Mais, o autor da peça refere que "já existem alguns clubes na disposição de seguir as pisadas do Benfica, a saber, Belenenses e Barreirense", e para dar mais credibilidade à notícia, acrescenta que "já existiram contactos com o Presidente da Federação". Mas as parvoíces não ficam por aqui, porque se diz que alguém veria com bons olhos uma Proliga constituída com os clubes da liga e os melhores da Proliga.
Abro o Record e leio as declarações do Presidente da Liga: “Esta edição, não tendo o número ideal, que para nós será de 10 a 12 equipas, foi excelente. Pelo facto de haver, apenas, nove clubes, a prova revelou-se mais equilibrada e competitiva. Ainda não existem dados concretos, até porque o prazo para inscrição dos clubes que não participaram no campeonato ainda não abriu, mas há boas perspectivas para alargar a Liga na próxima temporada. Há clubes interessados em inscrever-se para primeira vez e outros em regressar”.
Ora, como o dia das mentiras já passou, só me resta dizer:
Acho vergonhosa a forma como os dirigentes do Benfica estão a utilizar a Proliga para pressionar os dirigentes da Liga a resolver o caso António Tavares.
Como também acho vergonhosa a demora da Liga na resolução do processo.

Depois não querem que a malta se ria, ou será que alguém acredita que certos dirigentes e treinadores do Benfica estariam na disposição de perder o estatuto?
Ou será que depois de uma época a satisfazer caprichos, os cofres do Benfica estão vazios?
Então e agora seria justo despromover alguns clubes da Proliga só porque os que teimosamente pugnaram pelo profissionalismo estão a ver o seu castelo ruir?
E o Sr. Presidente da Liga acredita mesmo que vão existir clubes interessados em avançar para o abismo?

Se me é permitido deixo aqui um alerta: A Proliga está a crescer, está a dar espaço para o aparecimento de atletas com alguma qualidade, começa a ter pavilhões com cada vez com mais público, por isso aprendam com os erros da Liga e não dêem passos maiores que a perna.

domingo, 27 de maio de 2007

JOGO DOIS

Esgueira e Illiabum surpreenderam os seus adversários no primeiro jogo das meias-finais do play-off, com vitórias claras, e ainda por cima fora de casa, deixando agora ainda mais pressão do lado de Guimarães e Sampaense.
E para hoje a emoção vai crescer ainda mais, com Guimarães e Sampaense à procura de emendar a mão e Illiabum e Esgueira a acreditar que podem repetir o feito.
Jogos marcados para as 17 horas de hoje, dividindo assim as emoções com a Final da Taça de Portugal em futebol.

sábado, 26 de maio de 2007

Meias finais - Play-off da Proliga

Illiabum entra com o pé direito nas meias-finais do play-off da Proliga ao vencer fora o campeão em título: Sampaense 81 - 90 Illiabum.

Ovarense campeã: Ben Reed, o homem do título

Num jogo extremamente equilibrado e com grande emoção, Ben Reed carregou a sua equipa às costas. Porto perde com dignidade, depois de uma grande exibição de Julian Blanks e TJ Sorrentine. No adeus ao barracão, Magalhães volta a ser campeão!

Hoje há campeão



O título de campeão da Liga Profissional decide-se hoje. Ovarense e Porto já não possuem margem de erro, nem hipótese de recuperar de uma eventual derrota.
Em Ovar, a partir das 17h, jogar-se-á um jogo de grandes emoções, onde ambas as equipas são favoritas. O jogo irá certamente decidir-se nos pormenores.

Play-off da Proliga: Meias-finais

Começam hoje a jogar-se as meias finais da Proliga.
Em S. Paio de Gramaços o campeão recebe o Illiabum e não terá vida fácil perante um dos melhores plantéis da Proliga.
Em Guimarães, o vencedor da fase regular recebe o Esgueira, que tentará repetir o feito da época passada ao chegar à final.
Tudo indica que vão ser umas meias-finais discutidas até ao limitem, e com muita emoção.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

NEGRA, NEGRA ,NEGRA !!!!!!!!!!!!!!!!!


E vamos ter sétimo jogo.

A Ovarense venceu esta noite o Porto (86- 75),

e forçou assim ao sétimo jogo, na decisão do título da Liga Uzo.

Foi uma Ovarense com nervos de aço e com grande sentido colectivo, que hoje não deu qualquer hipótese de vitória a um Porto que não aguentou a pressão e teve uma péssima entrada no jogo, sofrendo um parcial de (15 – 0) ao qual nunca mais conseguiu reagir.

Triunfo justíssimo da Ovarense que hoje foi uma verdadeira equipa e que teve como maestro Ben Reed.

Nota positiva para a grande moldura humana presente.

Nota negativa para mais uma intromissão dos "futeboleiros", que vieram estragar aquilo que estava a ser um grande espectáculo, com mais uma demonstração de estupidez.

Será que o líder dos super dragões só aparece nas finais das modalidades amadoras?

Por falar nisso, este "senhor" já não devia estar atrás das grades? Ou será que ainda têm dúvidas sobre a sua conduta?

Se para termos muita gente nos pavilhões, temos de "gramar" com gente desta, então prefiro poucos mas educados.

Lamentável a agressão de que foi vítima o arbitro Tozé Coelho, atingido com um objecto vindo da bancada.

terça-feira, 22 de maio de 2007

QUASE ENTREGUE


O Porto está a uma vitória do título de campeão da Liga Uzo, após vencer a Ovarense no quinto jogo do play-off.
Com TJ Sorrentine a dominar completamente os bases da Ovarense, durante a primeira parte o Porto manteve-se dentro da partida para na segunda parte, mais propriamente durante o quarto período, controlar o marcador e vencer de forma justa.
O Porto foi uma verdadeira equipa, muito colectiva, com grande capacidade de sofrimento individual e colectivo, atributos que após a copiosa derrota do primeiro jogo estão a ser fundamentais para este sucesso parcial.
A Ovarense foi um conjunto de supostas estrelas, cada um a remar para o seu lado, cada um a tentar ser melhor que o colega de equipa e sem estofo de campeão.
Por fim dizer que a arbitragem esteve impecável.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Meias Finais do Play-off

E agora já só são quatro as equipas que podem sonhar com o título.
Os três primeiros da fase regular conseguiram sem surpresa o apuramento. O Illiabum foi a equipa que passou de forma mais categórica os quartos de final, perante um Maia que acabou por desiludir nos play-off.
Guimarães e Sampaense, embora com resultados mais apertados, também mostraram que vão lutar até ao fim pela final.
Já a equipa do Esgueira acabou por ser a meia surpresa destes quartos de final, ao bater o Galitos FC duas vezes consecutivas no Barreiro.
Estas serão de certeza as meias finais mais equilibradas desde a existência da Proliga, com Guimarães, Sampaense e Illiabum como favoritos e o Esgueira a correr por fora.
Para abrilhantar estas meias finais a partir de agora joga-se à melhor de cinco.
Sábado tudo se começa a decidir!!!!!!!!!!!!!

domingo, 20 de maio de 2007

Meias finais - Play-off da Proliga

O Esgueira é a grande surpresa desta eliminatória ao qualificar-se para as meias finais após derrotar o Galitos FC por 84 - 89.

sábado, 19 de maio de 2007

SÓ FALTA UM

É verdade, falta apenas apurar uma equipa para o quadro das meias-finais do play-off da Proliga ficar completo.
Guimarães, Sampaense e Illiabum necessitaram apenas de 2 jogos para carimbar o passaporte para a fase seguinte.
Em Guimarães, a Académica lutou até ao final mas acabou por ficar pelo caminho num jogo com poucos pontos (65-61).
Em São Paio de Gramaços o Sampaense teve de fazer horas extra para levar de vencida a equipa do Sangalhos que esteve perto de fazer uma gracinha (80-76).
Em Ílhavo, o Illiabum acabou por ter uma tarefa demasiado simples (69-52), tal foi a ineficácia dos Maiatos, que estiveram longe do nível a que nos habituaram na fase regular. Num jogo de fraco nível os Ílhavenses cumpriram a obrigação e terão agora pela frente o Sampaense.
No Barreiro aconteceu o esperado, com o Esgueira a reagir à derrota do primeiro jogo e a forçar a mais uma partida já amanhã.
Esta era de facto a eliminatória mais equilibrada e agora tudo pode acontecer.
Apostas? Não arrisco.
Prognósticos? Só no final do jogo
Pistas? Ok, o Esgueira é mais experiente, mais maduro, o Galitos tem muita raça, querer e emoção, e uma força demolidora num dia sim.

TUDO EMPATADO

No jogo 4 do play-off da Liga, a Ovarense foi mais forte e empatou a final.
Nesta quarta partida o equilíbrio manteve-se, mas desta vez os Vareiros foram mais serenos e colectivos, vencendo com justiça.
Na equipa do Porto alguns umbigos cresceram e o individualismo foi a nota dominante.
Agora as emoções passam para Ovar já na terça feira.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

QUEM VAI DE FÉRIAS???


Mais um fim-de-semana de emoções na Proliga, com o segundo jogo dos quartos de final do play-off.
Guimarães, Sampaense, Illiabum e Galitos FC podem garantir o acesso às meias-finais já este fim-de-semana, mas será que Académica, Sangalhos, Maia e Esgueira querem ir de férias?
Guimarães, Sampaense, Illiabum parecem ter o controle da situação e com maior ou menor dificuldade vão carimbar o passaporte para as meias-finais já este sábado.
E o Esgueira, vice-campeão nacional, estará disponível para entregar tão facilmente a eliminatória? Este parece ser o jogo mais equilibrado, até porque o Galitos não quererá perder a oportunidade de abrilhantar ainda mais a excelente época que está a fazer em ano de estreia.

TOMOU-LHE O GOSTO


Após passar uma época inteira a ser derrotado pela Ovarense, o FCP guardou para a fase decisiva da época o antídoto para ultrapassar a equipa vareira. Nada fazia prever que após a copiosa derrota do primeiro jogo da final, a equipa nortenha tivesse uma reacção tão forte, deixando a equipa de Ovar em grandes dificuldades nesta final.
Na partida de ontem, o FCP manteve os grandes atributos do primeiro jogo: grande atitude defensiva, domínio da tabela defensiva e ofensiva, e um grande espírito de equipa. A juntar a tudo isto, mais uma grande exibição de Julian Blanks (se o FCP for campeão deviam erguer-lhe uma estátua primeiro por tudo o que fez nas meias finais e nestes dois jogos da final, e em segundo lugar por tudo o que fizeram passar o atleta após a lesão no início da época).
O Porto tomou-lhe o gosto e agora esta final está completamente em aberto.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

JOGO 3 DA FINAL

Já está no activo o jogo 3 da final do play-off da Liga Uzo.
Por esta altura a festa é imensa e o sucesso deste jogo está garantido com o pavilhão repleto.
Lá dentro no rectângulo, entrou melhor o Porto, bem a defender deixando a equipa de Ovar baralhada no ataque. A juntar a tudo isto a equipa Portista ainda domina as tabelas e já leva 9 pontos de vantagem.
Mas isto está só no início e a Ovarense ainda não entrou na partida.
Acompanhe a marcha do marcador aqui ao lado.

domingo, 13 de maio de 2007

PLAY-OFF EMPATADO

E ao nono jogo foi de vez e o Porto venceu a Ovarense.
Se no primeiro jogo desta final faltou tudo ao Porto, nesta segunda partida os portistas tiveram coragem, foram concentrados e venceram.
Quanto à Ovarense foi uma equipa vaidosa a viver à sombra do resultado do primeiro jogo e quando acordou já no quarto período era tarde demais.
Esta vitória pode dar aos portistas a confiança que lhes estava a faltar para atacar o título e a ovarense terá de pensar que afinal não é invencível.

E a surpresa veio de Esgueira. Quando se esperava que os finalistas vencidos da época passada fizessem valer a sua experiência, a verdade é que o Galitos do Barreiro saiu vencedor.
Num jogo com demasiado contacto físico e com uma arbitragem fraquinha, venceu a equipa que se apresentou com mais força.
Na Maia, o Illiabum apresentou-se demasiado forte e não deu hipótese à equipa do Maia que lutou, mudou esquemas defensivos, tentou tudo, mas não chegou, apenas deu para ajudar a abrilhantar aquele que foi um dos melhores jogos a que assisti esta época.
O Illiabum que se apresentou na Maia não teve nada a ver com o Illiabum das últimas jornadas da fase regular. Muito melhor defensivamente, finalmente com boa relação entre jogo interior e jogo exterior, com todos os jogadores a conhecerem bem o papel a desempenhar e sem amuos.
Destaque final para a vitória clara do Guimarães diante da Académica e para a vitória do Sampaense diante do Sangalhos, com resultado apertado é certo, mas uma vitória.
Agora é só esperar pelo próximo fim-de-semana para ver as possíveis reacções.

sábado, 12 de maio de 2007

PLAY-OFF DA PROLIGA

Começa hoje a disputar-se o Play-off da Proliga. Depois de uma fase regular de grande equilíbrio espera-se que os play-offs mantenham esses mesmos atributos. As partidas mais equilibradas destes quartos de final serão os Esgueira - Galitos e Maia - Illiabum.

Em Esgueira, defrontam-se duas equipas muito equilibradas. O Esgueira com o basquetebol mais cerebral, assente na elevada capacidade técnica de Daniel Félix, e também mais experiente pois foi finalista na época passada, enfrenta o Galitos que faz a sua primeira época na Proliga, mas que tem atributos suficientes para seguir em frente. A minha aposta para esta eliminatória é 60% de hipóteses para o Esgueira.

Outra eliminatória que promete equilíbrio, é a que põem frente-a-frente Maia e Illiabum. A equipa de Ílhavo é claramente a mais forte e a que apresenta maiores soluções, mas terá pela frente uma equipa do Maia que apesar de alinhar apenas com jogadores nacionais foi aquela que melhor basquete apresentou em determinados períodos desta época. O Illiabum é favorito mas terá de se apresentar melhor do que se apresentou nas últimas quatro jornadas da fase regular. O Illiabum tem 70% de hipótese de seguir em frente.

As duas restantes partidas destes quartos de final apresentam como grandes favoritos Guimarães e Sampaense. Resta saber se Sangalhos e Académica não estarão dispostos a fazer uma gracinha. 80% de hipóteses dos favoritos seguirem em frente.

O ESPECTÁCULO VAI COMEÇAR !!!!!!!!

sexta-feira, 11 de maio de 2007

AINDA NÃO FOI DESTA

A Ovarense atropelou o Porto, no primeiro jogo da final do play-off da Liga Uzo.
São já oito os jogos efectuados entre estas duas equipas durante esta época (dois amigáveis e seis oficiais) sem que o F.C. Porto consiga vencer, isto depois de ao segundo jogo Alberto Babo dizer "ainda esta época vamos vencer a Ovarense".
Pelo que se viu esta noite, a tarefa não se afigura fácil. Foi um Dragão sem chama, sem coragem (terão deixado as BOLAS em casa?), perante uma Ovarense com a corda toda, grande atitude defensiva, grande eficácia no lançamento e um público vibrante que carrega a equipa durante toda a partida.
Os números esses são impressionantes: 83- 46 como resultado final, com a equipa do Porto a ser constantemente dobrada na marcha do marcador.
Mas a diferença no marcador apenas vale a primeira vitória de um total de quatro que serão necessárias. DOMINGO HÁ MAIS!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Força amigo



A Rádio, o Beira Mar, os Amigos, a Família e o Desporto estão a torcer pelo teu rápido regresso.
Força estamos contigo.

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Aceitam-se apostas


É isso mesmo, aceitam-se apostas para os vencedores desta primeira ronda dos play-off da Proliga.
Com o primeiro jogo a disputar-se em casa da equipa pior classificada, a incerteza aumenta e a história desta Proliga diz-nos que alguns favoritos caem logo na primeira ronda.
O Guimarães fez uma fase regular notável mas já o ano passado foi primeiro e depois caiu aos pés do Angra. Este ano o adversário é a Académica que fez uma boa ponta final de segunda volta e vai ser um adversário incómodo.
Sampaense e Sangalhos reeditam mais um grande duelo e é normal encontrarem-se em fases mais adiantadas, mas o campeão é favorito.
O Illiabum defronta aquela que é a revelação da época e a julgar pelos resultados da fase regular esta eliminatória pode ir até ao terceiro jogo, e em Ílhavo já se acreditou mais.
Galitos FC e Esgueira jogarão a eliminatória mais equilibrada desta ronda e teremos com toda a certeza basquetebol de qualidade e emoção: aqui será 50/50.


domingo, 6 de maio de 2007

PLAY-OFF LIGA UZO


E as meias finais do play-off da Liga Profissional vão ser discutidas na negra.
Têm sido duas eliminatórias muito equilibradas, e quando após o terceiro jogo se pensava que Lusitânia e Benfica não teriam forças para mais, a reacção aconteceu.
Agora no quinto jogo tudo pode acontecer, e o factor casa pode ser determinante em Ovar. O público Vareiro não deixará de carregar a sua equipa até à final. Quanto ao Lusitânia, terá de fazer um jogo de grande inteligência para conseguir chegar à final.
Na luz, o Benfica terá mais uma oportunidade de relançar a modalidade no clube, mas este FC Porto está muito forte e a incógnita irá até aos últimos segundos.

DIA DA MÃE DO ILLIABUM

O Illiabum celebrou esta manhã o Dia da Mãe com uma festa onde estiveram presentes mães e filhos. Houve grande animação e as mães quiseram demonstrar que também têm jeito para a modalidade.
Aqui ao lado pode ver as fotos da festa.

sábado, 5 de maio de 2007

ÚLTIMA JORNADA

Está concluída a fase regular do campeonato da Proliga.
As grandes atenções desta última jornada, estavam centradas na luta pelos lugares que estavam em falta no acesso ao play-off, com Maia, Académica e Sangalhos a cumprirem a sua missão e a vencerem, deixando assim de fora a Física, que também aspirava a um lugar entre os oito primeiros.
Em Sangalhos, a equipa da casa, aproveitou a descompressão do campeão da fase regular, para numa partida de muita raça e determinação, garantir um lugar entre os melhores.
Quem também merece destaque é a equipa do Maia, que foi a Angra garantir um surpreendente sexto lugar, para um clube que nas últimas épocas tem andado em constante sob e desce.
Em Coimbra, a Académica não sentiu dificuldades perante o Vila Pouca, e também segue entre os melhores.
Em Torres Vedras os interesses eram distintos, a Física necessitava vencer e o Galitos FC não podia perder, para garantir o quarto lugar, levaram a melhor os homens do Barreiro, para a Física, ficou o amargo de saber que mesmo com uma vitoria ficaria de fora.
Nas restantes partidas o Esgueira cilindrou, o Illiabum tremeu e o Atlético e o Galitos cumpriram a última jornada com honra e emoção.



Playoff da Proliga

Já se conhecem os jogos dos Playoff da Proliga.

GUMARÃES

ACADÉMICA

SAMPAENSE

SANGALHOS

ILLIABUM

MAIA

ESGUEIRA

GALITOS F.C



sexta-feira, 4 de maio de 2007

JORNADA DE EMOÇÕES


Jornada de grandes emoções, a última da fase regular na Proliga.
À entrada para a derradeira jornada só os três primeiros lugares estão definidos e até ao nono tudo pode acontecer.
O Esgueira recebe o último classificado - a UTAD - e vai tentar aproveitar o jogo de elevado grau de dificuldade do Galitos FC para tentar o assalto ao quarto lugar.
Depois é a luta por um lugar nos play-off com quatro equipas todas com o mesmo número de pontos a tentar o milagre final.
Maia e Académica parecem levar vantagem para a última jornada uma vez que terão jogos mais acessíveis, Angra e UTAD.
Física e Sangalhos farão apelo a todas as forças para levar a melhor frente a Galitos FC e Guimarães. Depois é a matemática, com os cenários a serem os mais variados, por isso resta aguardar e desfrutar de toda esta adrenalina.

Play-off jogo nº 3


A Ovarense volta a estar em vantagem nos play-off ao vencer ontem nos Açores a equipa do Lusitânia por claros 71 - 88.
Num jogo que começou com uma hora de atraso, a equipa de Ovar cedo tomou conta da partida, com grande exibição de Ben Reed.
Depois do susto do primeiro jogo, a Ovarense pode garantir já amanhã a presença na final.
A esta hora começa tambem a disputar-se o clássico Porto - Benfica.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

MEIAS FINAIS DO PLAY - OFF



Aí está o jogo três das meias finais dos Play-off entre Lusitânia e Ovarense.
Depois da surpresa do primeiro jogo por parte dos Açorianos, e da demonstração de força e querer do jogo dois por parte dos Vareiros, o jogo três promete incógnita,